A implantação da Avenida Prefeito Meirinho, chamada anteriormente de Ecoparque, no Bairro dos Municípios, em Balneário Camboriú, entrou em uma nova etapa.
Depois da conclusão da galeria de drenagem, a obra passa agora pelos serviços de preparação do solo que irão anteceder a pavimentação do novo eixo viário.
Nesta fase, estão sendo realizados a demarcação do traçado da avenida e as escavações necessárias para a estrutura da pista. Na sequência, começam os trabalhos de terraplanagem, com o nivelamento e a adequação do terreno, seguidos pela implantação e compactação da base e da sub-base que sustentarão o pavimento.
A próxima etapa será a aplicação de asfalto-borracha, tecnologia que oferece maior resistência e durabilidade em comparação ao pavimento convencional. Depois disso, a obra seguirá para os serviços de urbanização, incluindo ciclovia, calçadas acessíveis, iluminação em LED, paisagismo e sinalização viária.
De acordo com o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Carlos Humberto Silva, o avanço da obra também foi possível graças ao ritmo das desapropriações realizadas pela atual gestão.
“Enquanto entre 2019 e 2024 foram realizadas somente 16 desapropriações, já nos primeiros 15 meses da atual gestão foram feitas 28. Esse resultado reflete o esforço para garantir a agilidade no andamento de uma obra considerada estratégica para a mobilidade urbana”, afirmou.
Segundo ele, o projeto também precisou ser atualizado para contemplar estruturas essenciais que não estavam previstas inicialmente, como os sistemas de drenagem, iluminação pública e as redes de água e esgoto.
Sondagem vai avaliar condições do terreno

Nesta sexta-feira (26), está sendo realizada a sondagem do solo nos terrenos desapropriados para a abertura da avenida. O estudo, que antes estava restrito às ruas paralelas, agora poderá ser executado nas áreas onde existiam imóveis.
A análise verificará características como resistência do solo, profundidade das camadas e presença de lençol freático. As informações servirão para confirmar se as soluções previstas no projeto são compatíveis com as condições do terreno e evitar problemas futuros, como recalques, trincas e deformações no pavimento.
Nova ligação entre importantes localidades
Com cerca de 800 metros de extensão, a Avenida Prefeito Meirinho fará a ligação entre a Alameda Delfim de Pádua Peixoto e a Sexta Avenida. O trecho em execução conecta as ruas Blumenau e Concórdia e complementa o primeiro segmento da via, já concluído.
A expectativa é que a nova avenida contribua para desafogar o trânsito na região, distribuindo melhor o fluxo de veículos e reduzindo a sobrecarga em corredores importantes, como a BR-101 e suas marginais. A obra foi autorizada em janeiro deste ano e está sendo executada pela empresa A J Potter & Cia Ltda., com investimento de R$ 4,795 milhões.
