- Publicidade -
- Publicidade -
19.6 C
Balneário Camboriú

Balneário Camboriú e Camboriú preparam ação de limpeza do Rio Camboriú no Dia Mundial da Água

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Funcionário de loja do Balneário Shopping foi preso após tentar furtar diversos eletrônicos

A Guarda Municipal de Balneário Camboriú prendeu um homem pelo crime de tentativa de furto, na madrugada desta sexta-feira...
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

As prefeituras de Balneário Camboriú e Camboriú, através da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico e da Fundação do Meio Ambiente (FUCAM), estão organizando o ‘Todos pelo Rio Camboriú’, uma ação de limpeza, que acontecerá no Dia Mundial da Água (22 de março). 

Segundo o secretário do Meio Ambiente de Balneário Camboriú, nesta segunda-feira (27) acontece a terceira reunião de alinhamento com a FUCAM de Camboriú para discutir a ação de limpeza. 

“Nos planos de governos da prefeita Juliana Pavan, de Balneário, e do prefeito de Camboriú, Leonel Pavan, já previam-se ações conjuntas em prol do rio, e vimos agora a oportunidade de unir esforços, já que a bacia do rio compreende somente os dois municípios. Eu já tive a oportunidade de participar pelo IMA (Instituto do Meio Ambiente), quando lá trabalhei, de uma ação de limpeza, realizada pelo Lions, e percebi o quanto mais pessoas precisavam conhecer isso”, diz.

Nelson salienta que não é somente sobre ir um dia limpar o rio e sim que o foco do ‘Todos pelo Rio Camboriú’ é desencadear a mentalidade das pessoas em relação a poluição difusa – que engloba tudo, inclusive o descarte incorreto de lixo.

Ação irá limpar as margens do rio (Foto Renata Rutes)

“A ação será no dia 22/03, Dia Mundial da Água. A ideia é Camboriú e Balneário se encontrarem na divisa, pelo rio, com a participação de empresas, entidades, marinas e moradores no geral. Queremos mobilizar a todos. A ideia é, a princípio, que o encontro no rio seja embaixo da ponte, na altura da Rua Dom Afonso”, acrescenta.

O secretário aponta que a cidade de São Paulo tenta limpar o Tietê desde 1990, mas que o rio passa por 60 cidades, e por isso ficam ‘enxugando gelo’. 

“Enquanto as pessoas não entenderem que tem que preparar logística reversa, para usar menos matéria prima da natureza, reutilizar e reciclar, vão continuar assim. De 2020 a 2022, São Paulo tirou 105 mil toneladas de resíduos do rio. A nossa realidade é diferente, são só dois municípios e nosso rio é bem menor, então é a nossa função fazer esse chamamento e mobilizar o máximo de pessoas possível no Todos pelo Rio Camboriú. Em breve teremos link de inscrição, mas podemos antecipar que será das 8h às 12h, no Dia Mundial da Água”, completa Nelson.

(Foto Fab Diniz)
- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas