Balneário Camboriú conquistou mais um prêmio na área de sustentabilidade, o Band Cidades Excelentes. A cidade figurou em destaque entre os municípios brasileiros acima dos 100 mil habitantes. Esse é o quarto prêmio que a cidade recebe por conta de sua gestão voltada ao lado sustentável, mas ainda há desafios a serem superados.
A secretária do Meio Ambiente de Balneário Camboriú, Maria Heloísa Lenzi, falou com o Página 3 sobre o assunto. Acompanhe.
Balneário é reconhecida pela gestão ambiental
Maria Heloísa salientou que o prêmio é um ‘reconhecimento’ pelo trabalho que vem sendo feito, e que a sustentabilidade é um dos pilares e uma das principais preocupações do governo do prefeito Fabrício Oliveira.
“É o quarto prêmio que Balneário recebe na área de sustentabilidade, soma-se ao Smart Cities, Lixo Fora D’água e o do Tribunal de Contas. Vencemos esse prêmio da Band tanto na categoria estadual como agora nacional. É uma alegria e um orgulho”, disse.
População precisa reconhecer o que vem sendo feito
Foram analisados critérios como saneamento e gestão de resíduos, gestão de unidades de conservação, proteção animal e gestão de praias – trabalhos que são desenvolvidos também em parceria com a Emasa.
“É de fundamental importância a população reconhecer o que vem sendo feito. Antes era dito que Balneário Camboriú só focava no turismo e construção civil, e agora voltamos a ‘fazer as pazes’ com o meio-ambiente. Porém, vale lembrar, que não muda-se tudo só em duas gestões. Nesta sexta (2) lançamos duas ações importantes, a questão do levantamento da arborização de Balneário e o licenciamento ambiental municipal”, acrescentou.
Principais desafios: Rio Camboriú e arborização
Heloísa apontou que ainda há muito a ser feito, mas que Balneário está ‘caminhando’ para chegar no ideal. “Conseguimos nos estruturar, modificamos o cenário das praias poluídas, estamos trabalhando na questão do Rio Marambaia, que é algo complexo porque está embaixo e corta toda a cidade. O Rio das Ostras era outro grande problema, aquela região estaria toda embaixo d’água desde o primeiro dia de chuva e não aconteceu mais por conta da obra que fizemos. Quando o assunto é meio-ambiente, demora para ter resultados, mas estamos caminhando e vamos chegar ‘lá’, mas precisamos seguir os passos certos”, afirmou.
Para a secretária, o maior desafio de Balneário e Camboriú é hoje o Rio Camboriú, que está poluído e recebe diariamente quase 100% do esgoto da cidade vizinha, que não possui saneamento básico.
Ela vê que é algo que precisa ser resolvido o quanto antes e que é de fato urgente.
Heloísa disse ainda que precisam ‘atacar de frente’ as árvores exóticas e invasoras, mas que muitas delas estão dentro de áreas privadas.
“Com o levantamento que está sendo feito pela empresa contratada, a cada árvore cortada, terão que ser indicados cinco novos locais de plantio. Já foi percebido que há muitas árvores com problemas, desde conflitos com a infraestrutura (de porte enorme, que a raiz estraga calçada e muros, por exemplo) como também problemas sanitários. Há muitas ruas de Balneário que tem possibilidade de receber árvores, que possuem calçadas mais largas, assim como praças que precisam de mais arborização”, completou.