Com a chegada da primavera, no próximo dia 22 de setembro, Balneário Camboriú já vem mostrando porque é conhecida há muitos anos como uma cidade florida. São mais de 25 mil metros quadrados de canteiros espalhados por praças, avenidas e até parquinhos infantis, que vêm chamando a atenção de moradores e turistas. O colorido, resultado de um trabalho contínuo de plantio e manutenção, faz parte de um esforço da administração municipal em parceria com a empresa Ambiental, responsável por grande parte dos serviços.
Segundo o gerente de serviços gerais da filial Balneário Camboriú da Ambiental, André Renato Kannenberg, manter a cidade florida exige planejamento, técnica e equipes em campo durante todo o ano.
“Nós fazemos duas trocas anuais de flores: a de primavera-verão, entre outubro e novembro, e a de outono-inverno. Ou seja, as atuais ainda são as do inverno. As espécies são escolhidas conforme se adaptam ao clima, para que se mantenham bonitas e resistentes por mais tempo. Entre as trocas, fazemos manutenções diárias, que incluem adubação, irrigação, substituição de plantas e limpeza dos canteiros”, explica Kannenberg.

Cuidado além do plantio
Manter os canteiros floridos não significa apenas plantar flores. Cada espécie tem um ciclo de vida próprio, exigindo preparo do solo, adubação periódica e até pausas para regeneração.
“Às vezes a população estranha quando vê um canteiro bonito sendo retirado, mas isso acontece, porque a flor já está no final do ciclo. O solo precisa descansar e ser preparado para receber novas mudas, que também passam por um processo de adaptação. É um cuidado constante, porque as flores são muito sensíveis às variações do clima”, detalha.
A irrigação também é parte essencial do processo. Equipes monitoram diariamente os canteiros para garantir que as plantas recebam a quantidade certa de água, evitando tanto a seca quanto o excesso.
Espécies que dão vida à cidade
O repertório de flores é variado e pensado para que os canteiros não fiquem uniformes. Entre as espécies mais utilizadas estão impatiens, petúnias, amor-perfeito, boca-de-leão, begônias, camarão, angelônia, lantanas e perpétuas, além de outras variedades adaptadas ao clima da região.
O cuidado na escolha busca valorizar tanto a beleza quanto a resistência.

“Hoje utilizamos variedades adaptadas que permitem prolongar o colorido da cidade. Há espécies que antes só eram usadas em determinada estação, mas que, graças a modificações, agora conseguem resistir mais tempo”, explica o gerente da Ambiental.
A diversidade também evita a monotonia.

“Não adianta encher a cidade só com flores bonitas de uma única variedade. Fazemos composições e consórcios de espécies para que cada região tenha uma identidade, mas mantendo o mesmo padrão de qualidade”, acrescenta.
Pontos que viraram cartões-postais
Alguns canteiros já se tornaram símbolos de Balneário Camboriú. A Praça das Bandeiras, e a Estrada da Rainha, considerada um dos locais mais fotografados da cidade, são exemplos de espaços em que as flores reforçam a paisagem urbana.
Outro destaque é a Avenida das Flores, agora chamada Avenida Dona Amélia Cherem Pio, mas que segue sendo lembrada pela população pela ligação ‘floral’.
“É uma via que exige cuidado especial para permanecer florida o ano todo. É uma referência afetiva para os moradores e também para quem visita a cidade, mas todo o município possui atenção e focamos em deixar todo Balneário florido”, diz Kannenberg.

Programa “BC Mais Bem Cuidada”
O secretário de Obras de Balneário Camboriú, Christiano José dos Santos, lembra que o fortalecimento da ‘identidade florida’ do município faz parte do programa BC Mais Bem Cuidada, implementado pela gestão da prefeita Juliana Pavan.
“A cidade tinha perdido esse aspecto colorido e estava muito no verde. Desde janeiro, nossa preocupação foi ampliar canteiros, melhorar a composição e devolver essa característica que sempre marcou Balneário. Hoje já recebemos ligações de visitantes de outras cidades elogiando a beleza das flores”, afirma.

O secretário destaca que o que se vê atualmente ainda não é o auge da estação.
“As flores de verão só começam a ser plantadas em outubro. Mesmo assim, o impacto já é visível. Nossa meta é manter a cidade colorida durante todo o ano, reforçando o bem-estar dos moradores e o apelo turístico.”
Expansão em obras recentes
Além da manutenção dos canteiros tradicionais, novas áreas estão sendo criadas em trechos que passaram por obras recentes. É o caso do prolongamento da Avenida Martin Luther e da futura reurbanização da Avenida Atlântica após as obras de macrodrenagem.
“Os canteiros não são apenas estéticos. Eles também têm função prática, como na proteção de ciclovias. Em alguns trechos, usamos espécies como a clúsia, que funcionam como barreira física para aumentar a segurança de quem pedala. Onde há espaço, buscamos incluir flores para trazer ainda mais charme”, explica Christiano.
Reconhecimento e impacto turístico
As flores de Balneário Camboriú não passam despercebidas. Fotos de canteiros floridos circulam diariamente nas redes sociais, reforçando a imagem da cidade como destino turístico vibrante e acolhedor.
Segundo o secretário, para a gestão municipal, investir nas flores é também investir na experiência de quem vive e visita a cidade.
“É uma ação que faz diferença na autoestima da população e na forma como Balneário é percebida”, conclui.
