- Publicidade -
- Publicidade -
21.2 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Balneário Camboriú se recupera em dois dias: cidade está quase 100% limpa e pronta para a temporada

Depois de dois dias de muita chuva e mais dois de limpeza, Balneário Camboriú está praticamente recuperada para receber os turistas. Mesmo assim, imagens da Praia Central destruída continuaram circulando em alguns veículos da imprensa nacional, publicando inverdades sobre a situação, o que prejudica o município turisticamente, ainda mais às vésperas da temporada de verão.

O secretário de de Turismo, Thiago Velasques, empresárias ligadas ao segmento, da diretoria do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, e o diretor da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), Douglas Beber, destacam a real situação. Acompanhe.

Balneário Camboriú já está ‘de ótimo a excelente’

O diretor da Emasa, Douglas Beber, reafirmou que não é de hoje que o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA-SC) faz coletas para verificar a balneabilidade de Balneário Camboriú em dias de chuva, o que é injusto, já que o resultado será negativo.

“Em 30/11 e 05/12 o IMA-SC fez coletas. Foram duas semanas com muita chuva e nessas duas coletas o número de E-coli estava 2.000, 8.000, 20.000… muito acima do que determina para ter balneabilidade, que é para baixo de 800. Já na coleta deles de 12/12, quando não estava chovendo, todos os pontos de Balneário estavam muito abaixo de 800 – entre 20, 35, 50… que, segundo resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), é de ótimo a excelente. Porém, o IMA-SC fez coleta errônea na segunda-feira (19/12), justamente quando choveu 260 mm em 24h… e como saiu o relatório deles? De 8.000 a 24.000 o número de E-coli. São dados que reforçam a nossa teoria, de que quando chove muito, influencia nas amostras de balneabilidade”, explica.

Douglas salienta ainda que o Conama possui dois pontos que não são seguidos pelo IMA-SC: 1) se for feito coleta, precisa colocar em quais condições estava (por exemplo, se estava chovendo ou não); 2) a coleta deve ser feita com o maior número de usuários na praia (o que em dia de chuva também não é possível, já que a praia fica vazia).

“Aí a imprensa nacional nos detona por conta dessa barbárie que o IMA-SC faz com Balneário Camboriú. O que estamos tentando fazer as pessoas entenderem é que o Centro de Balneário Camboriú é a região mais adensada do país. Ou seja, temos uma praia urbana, com muita gente, com um volume de trânsito enorme em uma região muito pequena. Temos praticamente 400 mil pessoas, em média, circulando por aqui no verão, e ainda assim temos uma praia com balneabilidade de excelente a ótima. Quando passa a chuva, já melhora, que é o que aconteceu. Inclusive a obra do alargamento, que muitos falaram mal, ajudou, porque a areia que trouxemos é virgem e limpa a praia. Balneário vive um novo momento e isso talvez esteja causando inveja em outros destinos”, acrescenta.

“Não podemos ficar quietos diante dessa ação desesperadora”

O diretor lembra que, se houvesse esgoto na Praia Central, como veículos erroneamente noticiaram, a balneabilidade não seria de excelente a ótima.

Douglas afirma que deve haver poucos esgotos irregulares, mas que a interferência é mínima – e as fiscalizações são frequentes.

“O que queremos é que o IMA-SC faça o trabalho correto, pois nós temos o programa Balneário Camboriú de Águas Limpas e fazemos várias ações para proteger as nossas praias, despoluir nossos rios, e dá resultado! Não podemos ficar quietos diante dessa ação desesperadora de alguém querendo prejudicar Balneário, mas é óbvio que, com a condição de chuva, as águas do mar são deterioradas. É óbvio que se fizer coleta em dia de chuva, teremos prejuízo na balneabilidade. Lembrando que somos a cidade mais saneada de SC, fizemos toda a rede coletora nova, não tem esgoto extravasando nas ruas, fazemos manutenção, acompanhamos o nível do rio…”, diz, citando que a cidade é referência nacional no cuidado com o meio ambiente, inclusive recebendo prêmios.

Cidade limpa, bonita e organizada

O secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Thiago Velasques, disse que até este fim de semana tudo deve voltar a ser como era, uma cidade limpa, bonita e organizada.

Thiago também lamentou a divulgação de imagens da praia no dia da chuva (e depois também) por veículos de imprensa nacionais.

“Nós mostramos como a cidade está em ordem, que limpamos em tempo recorde, e não foi divulgado isso. Foi muito injusto, porque a falta de informação leva a algo errôneo, ainda mais às vésperas da temporada de verão. Pela quantidade de chuva, a drenagem de nenhuma cidade daria conta, foram 261mm em 24h, mas já limpamos e estamos prontos para receber os turistas”, afirma.

Câmeras ao vivo mostram realidade de Balneário

A presidente do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau e hoteleira da cidade, Andrezza Negrini, disse que é muito importante que quem queira vir para Balneário pesquise e veja as câmeras ao vivo que estão a disposição de todos (para conferir, basta clicar aqui: http://www.novapraiacentral.com.br/).

“Então verão que Balneário Camboriú já está com a praia limpa, o movimento normalizado dentro do possível, que várias famílias passaram por dificuldades, mas que Balneário tem capacidade de recuperação, que somos resilientes e fraternos. Sempre que aconteceram catástrofes conseguimos nos unir, ajudar uns aos outros… foi ainda mais delicado por ser em um momento perto do Natal, mas todos se mobilizaram para ajudar, Balneário tem essa característica de humanização, e nossa cidade está recuperada, com o turismo acontecendo. O mar tem uma capacidade de renovação rápida também”, pontua.

Andrezza lamentou que em um momento difícil da cidade, o município ainda foi atingido por notícias fakes sobre a Praia Central.

“Espalharam pelo Brasil, grandes veículos, que a nossa praia ainda estava suja, quando estávamos recuperando, com força total para limpá-la, e isso não divulgaram. Balneário é pequena e grandiosa ao mesmo tempo, estamos dando a volta por cima e provando que rapidamente nos recuperamos”, opina.

- Continue lendo após o anúncio -

A previsão de ocupação hoteleira está em 80% para o Natal e, como sempre, 100% para o Ano Novo.

“Devemos receber todo o tipo de público, entre famílias, grupos de amigos, jovens, casais… porque nossa cidade é única e com atrativos para todos”, completa.

“É um orgulho para nós fazermos parte disso”

A vice-presidente Captação de Eventos do BC Convention e também hoteleira, Margot Rosenbrock Libório, analisa que ‘é impressionante’ a capacidade de recuperação que a cidade teve, voltando ao que era em apenas dois dias.
“Entre segunda e terça-feira (19 e 20) choveram quase 300mm na cidade, e já dois dias depois a praia está toda limpa, a cidade está fluindo normalmente… é uma força que Balneário tem e isso é digno de se ressaltar! Acredito que talvez outras cidades não se recuperariam tão rápido. É um orgulho para nós fazermos parte disso, vendo o Poder Público respondendo rápido a uma situação dura e ver as pessoas voltando, trabalhando, atendendo aos moradores e turistas”, comenta.

Margot analisa que há situações que a cidade precisa resolver, citando as famílias que tiveram suas casas atingidas, mas ela salienta que, em sua visão, o que vai ajudar é manter a cidade funcionando e o trabalho voltar a um ritmo normal.

“O Natal está aí, o Réveillon… e é uma alegria que vamos poder enfim nos abraçar, com a primeira temporada oficialmente pós-Covid, em uma cidade que se reergueu em dois dias”, finaliza.


Para receber notícias do Página 3 por whatsapp, acesse este link, clique aqui




- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -