Um monumento de quatro metros de altura, produzido com placas antigas de sinalização de trânsito e de ruas, pelo artista plástico Jaison Bittencourt, foi inaugurado nesta quarta-feira (2), para homenagear trabalhadores que ajudaram a construir Camboriú.
A escultura está localizada na Praça do Broqueiro, em frente ao Ginásio Francisco Duarte de Souza, na rua Jesuíno Anastácio Pereira e a inauguração faz parte da programação de aniversário da cidade, que comemora 141 anos no sábado(5).
Fundada em 5 de abril de 1884, Camboriú consolidou-se como um centro de trabalho e desenvolvimento. No século XX, a cidade ganhou o título de “Capital do Mármore”, por ter a extração de mármore e granito como uma das principais atividades econômicas do município.

O prefeito Leonel Pavan disse que o monumento eterniza esse ofício que foi essencial ao desenvolvimento de Camboriú.
“Uma obra de arte que não apenas homenageia esses trabalhadores, mas também se torna um marco histórico e cultural para as futuras gerações”, acrescentou Pavan.
O escultor disse que a obra é um reconhecimento a todos os envolvidos nesta homenagem, autoridades, artistas, historiadores, organizadores e, principalmente, às famílias dos broqueiros, guardiãs dessa história tão significativa.