- Publicidade -
- Publicidade -
15 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Casa da Família inicia atendimento ao público a partir de segunda-feira

Ministra Damares Alves disse que idealiza morar em Balneário Camboriú

Foi inaugurado, nesta sexta-feira (25), o Centro de Inteligência Emocional – Casa da Família, localizado na Rua 3.100, nº 876, no antigo Colégio Dinâmico, no centro da cidade, com presença de comitiva do Governo Federal, liderada pela ministra de Estado da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves. 

Secretária Christina, prefeito Fabrício e ministra Damares (Divulgação/PMBC)

O novo espaço chamou a atenção dos presentes por sua amplitude – são 30 salas, com decoração doada por lojas da cidade e conquistadas através de emendas; o investimento teria chegado em quase R$ 1 milhão. 

- Publicidade -

Segundo a prefeitura, o Centro de Inteligência Emocional – Casa da Família é um espaço para promoção de interações familiares, que sediará projetos especiais para que as famílias possam receber os cuidados necessários para um lar saudável, levando em consideração as singularidades que as compõem.

Ministra elogiou e disse que ‘idealiza’ morar em Balneário Camboriú

No lançamento, a ministra Damares Alves, citou que a Casa da Família é ‘um espaço extraordinário que servirá de referência para o Brasil’. 

“Aqui nós vemos direitos humanos e respeito à dignidade humana desde a concepção, no atendimento à mulher, ao idoso, ao adolescente e à criança, com o foco central no fortalecimento de vínculos”, disse, citando que no tour pela Casa da Família, o prefeito Fabrício Oliveira lhe mostrou a atividade ‘Projeto de Vida’, em que os participantes idealizam o seu futuro e a equipe da prefeitura ‘ajuda a realizar os sonhos’. 

“Eu idealizo morar em Balneário Camboriú. Cidade que investe na família, que valoriza a vida, que incentiva a inclusão social. Balneário Camboriú, além de capital do turismo, agora também é a capital da família, com a inauguração desse espaço tão especial, que é inspiração de políticas públicas para outros municípios”, completou a ministra.

Prefeito: espaço visa fortalecer vínculos familiares

O prefeito Fabrício afirmou que a Casa da Família representa ‘um avanço das políticas públicas’ que beneficiam diretamente o cidadão em vulnerabilidade social. 

“É um espaço público inovador que integra projetos, programas e serviços em atenção às famílias ao consolidar uma política pública de atenção social e valorização da vida. A proposta é desenvolver com as famílias projetos que fortaleçam vínculos familiares e potencializem habilidades sociais ao criar lares saudáveis emocionalmente, ao mesmo tempo dar apoio multissetorial às demandas dos atendidos”, informou.

- Publicidade -

O prefeito destacou também que o local contou com a colaboração de todos os funcionários e que tem o trabalho da equipe da marcenaria da prefeitura nos móveis, da equipe da Inclusão Social na decoração e nos detalhes. 

“Que fazem este espaço ser diferenciado e, sim, a ministra Damares tem razão, um exemplo para o Brasil. Então toda equipe está de parabéns”, acrescentou.

A ocupação do espaço

Com 1.062m² em três andares, o Centro de Inteligência Emocional – Casa da Família sediará programas e projetos da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social de Balneário Camboriú. Saiba o que funcionará no local:

- Publicidade -

Térreo

  • Central de Atendimento do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) e do Sistema Municipal de Emprego (SIME); 
  • Gestão administrativa da Secretaria de Inclusão Social; -Centro de Inteligência, Gestão e Pesquisa Social; 
  • Programa Meu Novo Ciclo; 
  • Espaço para Coworking Social; 
  • Lavanderia Social; 
  • Cantina Social; 
  • Boutique Social; 
  • Studio pilates; 
  • Espaço zen.

Primeiro andar

  • Programas Abraço (À Mulher, À Vida, Ao Jovem, Ao Servidor e Ao Idoso), com oito salas de acolhimento individuais. 
  • Sala para terapia infantil, com um espaço lúdico e interativo;
  • Sala para terapias integrativas (reiki, acupuntura, massoterapia, tricologia capilar, barra de access). 

Segundo andar

  • Casa da Mulher e do Voluntário, com o atendimento ao público e as oficinas e cursos anteriormente ofertados na antiga sede, que ficava na Rua 2.850.

Projetos

O novo espaço utiliza da neuroarquitetura para fornecer experiências saudáveis às pessoas. Os ambientes exploram cores, texturas, sons, iluminação e elementos naturais para ativar regiões do cérebro que proporcionam o bem-estar, a compreensão das emoções e a melhora do foco, desempenho, criatividade e qualidade de vida.

Seis novos projetos da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social começam a funcionar efetivamente com a inauguração da Casa da Família, são eles:

  • Pensando em Família: O projeto tem o objetivo de aproximar pais e filhos por meio de atividades em grupo e de conhecimento para que estes consigam administrar melhor o tempo, diminuir seus níveis de estresse e ansiedade, ter um bem-estar e bom humor, disciplinar as crianças da família, fortalecer a relação conjugal, entre outros.
  • Cartão BC Social: Benefício eventual que oferece uma provisão suplementar e provisória, prestado aos cidadãos e as famílias em situações de vulnerabilidade temporária.
  • Cartão Maternidade: Destinado às gestantes de Balneário Camboriú e fornece suporte monetário para aquisição de bens de consumo e materiais necessários para os primeiros dias de vida do recém-nascido.
  • Pense Leve: Objetivo é fazer os participantes refletirem sobre a vida, o presente e o futuro. Para isso, exercita a autoestima e hábitos, trabalha a saúde mental e física, o medo de falar em público e dificuldades de relacionamento. Desta forma, quem participa adquire uma nova expectativa de vida, com liberdade para expor sonhos, com planejamento e ação.
  • Proteção Global: Destina-se à promoção de ações de proteção às pessoas, principalmente imigrantes, crianças e adolescentes, desaparecidos, população étnico racial e LGBTQIA+, residentes e domiciliadas em Balneário Camboriú, visando à prevenção, combate, assistência, garantia de direitos e diminuição dos índices de violação de direitos no município.
  • Masterclass 60+ BC: Curso de cuidador de idosos ministrado por uma equipe multiprofissional com enfermeira, neuropsiquiatra, nutricionista, assistente social e preparador físico.
- Publicidade -
spot_imgspot_img
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
%d blogueiros gostam disto: