- Publicidade -
- Publicidade -
21.1 C
Balneário Camboriú

Denúncia aponta condições ruins na cozinha do Hospital Ruth Cardoso de Balneário Camboriú

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Fabrício nunca foi bom administrador

Neste vídeo, o jornalista do Página 3, Waldemar Cezar Neto, o Marzinho, opina sobre o ex-prefeito de Balneário Camboriú,...

Novo espaço gastronômico inspirado em Nova York chega em breve a Balneário Camboriú

O New York Food Lounge, novo espaço gastronômico de Balneário Camboriú, será inaugurado em breve na esquina da Avenida...

Nota Oficial do CRECI-SC sobre a prisão preventiva de corretor de imóveis em Navegantes

A prisão preventiva do corretor de imóveis D.N. em Navegantes, na última sexta-feira (14), é mais uma demonstração do...
- Publicidade -
- Publicidade -

O Página 3 recebeu denúncia anônima, de uma pessoa que trabalha no Hospital Municipal Ruth Cardoso, sobre as péssimas condições da cozinha do hospital. O jornal também consultou a Secretaria de Saúde, que enviou nota via assessoria do governo municipal sobre o assunto. Confira abaixo.

O que diz a denúncia

O denunciante informou que a nova diretoria está caçando os direitos trabalhistas dos funcionários porque receberam informação de que férias neste momento serão somente de 15 dias (com exceção da radiologia que são 20 dias, pela questão legal que os rege). 

A equipe do Ruth Cardoso também recebeu informativo sobre uso rotativo de armários, pois o hospital não tem quantidade suficiente para cada colaborador – em nota foi informado aos colaboradores que como os armários eram fixos ‘os mesmos (funcionários) utilizam para deixarem pertencentes por hoje em dia serem armários fixos, gerando inúmeros transtornos e lista de espera para liberação de armários’.

Já sobre a questão da cozinha – a denúncia informa que a equipe trabalha em ‘condições horríveis, na cozinha sem ar condicionado, cheio de baratas’. 

“Utensílios velhos e sujos, fogão que vaza gás o dia todo, fornos quebrados e no último edital estamos sendo obrigados a pagar o exame admissional e a carteira de saúde”, disse o denunciante.

O jornal também recebeu muitas fotos que mostram equipamentos enferrujados, torneira quebrada, carrinho de entregar alimentação para os pacientes em condição bastante ruim, um vídeo com tomates estragados (em uma estrutura enferrujada), além de pisos e paredes com rachaduras.

Secretaria de Saúde se pronunciou

Através de nota enviada pela prefeitura, a Secretaria de Saúde enviou nota, reproduzida abaixo, na íntegra:

“Referente à questão das férias, a diretoria do Hospital Municipal Ruth Cardoso esclarece que foi orientado aos diretores e coordenadores que falassem com suas equipes para ver da possibilidade de, ao invés de 30 dias corridos, dar as férias de 15 dias mais 15 dias. Isso porque, autorizando um mês de férias, não teriam profissionais suficientes para substituir, tendo que pagar então horas extras para os colaboradores ou chamar novos profissionais por meio de processo seletivo. 

Porém, essas medidas aumentariam ainda mais os custos, o que busca-se evitar. 

Neste sentido, sendo as férias de 15 em 15 dias a direção do hospital consegue organizar o cronograma e substituir essas pessoas com os colaboradores que já atuam na casa de saúde.

Sobre o ar condicionado: tem um aparelho de 48 mil BTUs, onde há uma solicitação pelo Cincatarina para compra de mais aparelhos. 

O ambiente permanece com alta temperatura devido manipulação e preparo dos alimentos, onde o ar condicionado não suporta o calor, bem como a coifa necessita ser adequada, onde já providenciamos a aquisição de mais uma coifa, está tramitando no comitê gestor. 

- Continue lendo após o anúncio -

Também serão acrescentados mais dois exaustores, as adequações citadas já foram encaminhadas na primeira semana de fevereiro e aguardamos a entrega do material para as melhorias, lembrando que a liberação da dotação ocorreu após o dia 20 de janeiro. 

Saliento que as necessidades de melhoria já foram notificadas pela vigilância sanitária em 2021 que constam no auto de intimação 073/2021. 

Os utensílios de cozinha são antigos, porém em condição de uso, onde há um PP geral da prefeitura que o hospital fará parte. O fogão foi avaliado por empresa específica, em 17/02/2025, para fazer o laudo de estanqueidade, na avaliação foi verificado que não há vazamento, o laudo será entregue, também sofrerá manutenção preventiva. 

Sobre as baratas desconhecemos o fato, informo que o certificado de dedetização e desratização está vigente até 02/03/2025.

Em relação aos fornos quebrados, a informação não procede, está funcionando.

- Continue lendo após o anúncio -

Já relacionado ao edital do exame admissional e carteira de saúde, o mesmo é seguido devido definição no edital vigente realizado no ano de 2024. Os exames de laboratório de admissão que são feitos pelos colaboradores contém no edital que isso é por conta do colaborador, sendo que não diz que o colaborador tem que pagar, ele pode também fazer em alguma unidade básica de saúde”


Vídeo encaminhado com a denúncia:

Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- Publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas