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Balneário Camboriú

Estacionamento rotativo de Balneário Camboriú poderá ter mudanças depois da temporada

Vagas da Avenida Atlântica poderão ser todas de embarque e desembarque ou carga e descarga

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Após o verão, a BC Trânsito deverá apresentar ao prefeito Fabrício Oliveira um estudo sobre algumas mudanças que podem ser feitas no Estacionamento Rotativo, como por exemplo, as vagas da Avenida Atlântica se tornarem todas de embarque e desembarque ou carga e descarga. 

O diretor da BC Trânsito, Ricieri Ribas, disse que o foco está principalmente nos equipamentos turísticos que possuem demanda de rotatividade, mas qualquer pessoa que sentir necessidade pode sugerir novas vagas. 

“Infelizmente, um que não tem como fazer é o Aquário, mas lá tem uma grande área de estacionamento privado. São análises que estamos fazendo para propor ampliação ou readequação. O cidadão que sentir necessidade na via que mora ou trabalha pode fazer a formalização e pedir para incluirmos as vagas no rotativo. Isso também vale para as denúncias sobre motoristas que não respeitam o sistema, lembrando que ele possui tanto os parquímetros quanto aplicativo, inclusive com pagamento via PIX”, completa Ricieri.

O diretor informou que uma das metas é terminar a análise conforme necessidade da comunidade, principalmente do setor comercial e profissional. 

“Via Ouvidoria e pelo canal de comunicação da própria BC Trânsito recebemos demandas e também nas vistorias que fazemos, onde conversamos com comerciantes – alguns locais precisam de adequações porque a demanda é mutável, tem ruas que quando foi implantado o rotativo havia necessidade, depois os comércios migraram e não tem mais necessidade. Para metade ou final de março, pós-temporada, vamos ver se necessita atualização das vagas”, comenta.

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Quase três mil vagas

Balneário Camboriú adotou o estacionamento rotativo em 2019 e hoje tem 2.860 vagas em 87 vias. O objetivo é o de minimizar os problemas relacionados à falta de vagas nos locais mais movimentados.

Ricieri disse que a intenção é melhorar cada vez mais o serviço, e que pretendem fazer isso com o reforço no efetivo através de concurso público (devem entrar pelo menos mais 30 agentes de trânsito).

A fiscalização é contínua, segundo o diretor, e quem é flagrado em vaga do rotativo sem estar utilizando-o pode responder por infração grave (R$ 195,23).

O estacionamento rotativo funciona de segunda-feira a sábado, das 9h às 20h, incluindo feriados. 

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O valor da hora é R$ 2,00, sendo permitida a permanência de até duas horas em uma mesma vaga. 

Idosos ou deficientes podem estacionar na vaga indicada com a primeira hora gratuita, desde que apresentem a carteira.

“A adesão ao rotativo teve crescimento de uso, de aderência ao sistema, mas ainda permanecem pessoas burlando o sistema, que ficam passíveis de multa por infração. Nosso objetivo não é lucro e sim atender a necessidade de rotatividade das vagas na cidade”, diz.

O que você deve saber sobre o estacionamento rotativo

Quais ruas fazem parte do estacionamento rotativo?

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As vias pertencentes ao Sistema de Estacionamento Rotativo, são as seguintes: Rua 51, Rua 620, Rua 801, Rua 1121, Rua 1131, Rua 1141, Rua 1201, Rua 1300, Rua 1301, Rua 1400, Rua 1401, Rua 1451, Rua 1501, Rua 1601, Rua 1651, Rua 1800, Rua 1801, Rua 1901, Rua 1910, Rua 1931, Rua 2001, Rua 2100, Rua 2300, Rua 1021, Rua 1031, Rua 1041, Rua 1061, Rua 1101, Rua 1111, Rua 1001, Rua 981, Rua 971, Rua 951, Rua 959, Rua 965, Rua 901, Rua 701, Rua 601, Rua 501, Rua 511, Rua 401, Rua 403, Rua 201, Rua 101, Rua 10, Rua 100, Rua 200, Rua 300, Rua 500, Rua 600, Rua 622, Rua 700, Rua 800, Rua 900, Rua 908, Rua 902, Rua 904, Rua 906, Rua 912, Rua 910, Rua 916, Rua 1000, Rua 1300, Rua 1520, Rua 1400, Rua 1440, Rua 1500, Rua 1528, Rua 1532, Rua 1536, Rua 1542, Rua 1650, Rua 1822, Rua 1922, Rua 1926, Rua 2028, Rua 1950, Rua 2000, Avenida do Estado, Avenida da Lagoa, Rua Alvim Bauer, Avenida Central, Avenida Brasil, Terceira Avenida, Rua Dinamarca, Rua Bélgica e Ligação entre as Ruas 1301 e 1401.

Como cadastro meu veículo no parquímetro?

Apenas com a placa do veículo (letras e números). É permitida a permanência de 2h em cada vaga. Passado esse período, é necessário estacionar em uma nova vaga.

Como eu posso realizar o pagamento?

Há várias formas de fazer o pagamento do estacionamento rotativo. A primeira é no próprio parquímetro, por meio de moedas, cartão de crédito ou débito. Há também como fazer o pagamento por meio do aplicativo VAGO! ou, ainda, em pontos de venda conveniados, que estarão presentes por todo o perímetro do estacionamento. No app, também existe a opção de pagamento por PIX.

Os pontos de venda serão identificados por meio de adesivos e, em cada parquímetro, haverá um informativo sobre onde estão os mais próximos. Nos pontos de venda, será possível adquirir um cartão (TAG) por R$ 10,00, que poderá ser abastecido com créditos e também será aceito pelos parquímetros. Com o TAG, o usuário pode resgatar o tempo não utilizado, pagando por minuto. 

Cada TAG só poderá ser utilizado para somente uma placa de carro?

Um TAG pode ser utilizado por vários carros, mas não de forma simultânea.

Na hora do pagamento no parquímetro, eu receberei algum tipo de ticket para colocar no carro?

Sim, você poderá escolher entre ticket impresso ou via SMS, porém não é necessário colocar o ticket impresso no painel, já que os veículos serão identificados através do número da placa pelo sistema online. Adquira o TAG ou baixe o aplicativo, e pague somente pelo tempo de uso da vaga.

Posso fazer a compra de uma fração de hora?

Pelo aplicativo e TAG, a compra pode ser feita por minutos. No parquímetro, as frações são 30, 60, 90 e 120 minutos (somente com moedas).

Se eu paguei por uma hora e fiquei menos tempo, terei algum tipo de reembolso?

Para reembolso do tempo não utilizado é necessário utilizar o TAG ou aplicativo para finalizar o tempo de uso da vaga. No entanto, o procedimento não é viável quando o pagamento é feito em moeda. Para evitar desperdício, sugere-se pagar somente o tempo que for utilizar. Adquira o TAG ou baixe o aplicativo, e pague somente pelo tempo de uso da vaga.

Se eu ficar duas horas em uma vaga, posso estacionar meu veículo em outra vaga na mesma rua e realizar o pagamento no parquímetro novamente?

Sim. Após o período de duas horas, o sistema do parquímetro registrará o veículo como estacionado de maneira irregular na vaga. É necessário passar para uma nova vaga, e fazer o pagamento novamente.

Se eu ficar mais do que duas horas na vaga, ou não pagar pelo tempo em que estiver estacionado lá, o que pode acontecer?

Durante o período de funcionamento do estacionamento rotativo, duas equipes de Agentes de Trânsito fazem rondas pelas ruas e avenidas, conferindo a placa de cada veículo estacionado. Caso algum veículo esteja irregular, os agentes aplicarão uma multa de trânsito por infração grave no valor de R$ 195,23 e cinco pontos na carteira de habilitação. Além disso, poderá haver a remoção do veículo do local como medida administrativa.

Caçambas de entulhos poderão ficar em vagas do estacionamento rotativo?

Sim. Porém, a empresa responsável pela caçamba deverá estar previamente cadastrada no Departamento de Trânsito (Avenida Santa Catarina, nº 701 – Bairro dos Estados) e realizar o pagamento por dia, antecipadamente (R$ 33,00). Fica proibido o estacionamento de caçambas aos fins de semana.

Como é feita a manutenção dos parquímetros?

É feita pela empresa responsável pelo serviço, cujo contato está disponível no equipamento.

Como será feita a fiscalização?

O sistema do estacionamento rotativo informa a placa de cada veículo que está válida no momento aos Agentes de Trânsito, que utilizam tablets para ter acesso ao sistema. Caso aviste algum veículo cuja placa não conste no sistema, o agente imprimirá uma notificação de multa por infração no trânsito.

Quem estiver irregular recebe multa de trânsito?

Sim. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro a infração é grave (R$ 195,23) e o auto de infração deve ser lavrado no ato. Segundo um parecer do TJ-SC, o pagamento do aviso de irregularidade do estacionamento rotativo não é uma prática legal.

A empresa responsável pelo aplicativo possui um serviço de atendimento ao consumidor por meio do WhatsApp número (43) 9 9619-8010 ou de forma presencial, na Rua 910, n° 95 – Centro.

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