Governo Federal libera R$ 31,3 milhões para a construção de 11 unidades de saúde em SC: duas serão em Camboriú

A maior fatia veio para Camboriú que vai construir duas novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nos bairros Cedros e Conde Vila Verde

- Publicidade -
- Publicidade -

Prefeitura desapropria terreno na Estrada da Rainha, mas não informa como pagará o proprietário

A proposta do município deverá ser da construção de um prédio baixo, até o limite de 24,5 metros de altura previsto no novo Plano Diretor.

Vereador Victor pede revitalização do acesso à Praia de Laranjeiras em Balneário Camboriú

Através de indicação que começou a tramitar nesta segunda-feira (15) na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, o vereador...

Leia também

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

O Governo Federal liberou cerca de R$ 31,3 milhões para a construção de 11 unidades de saúde em Santa Catarina, com destaque para investimentos em Camboriú e Navegantes. Os recursos fazem parte do Novo PAC Saúde e já foram transferidos integralmente, permitindo o início imediato das obras.

Do total, Camboriú concentra a maior ‘fatia’ entre os municípios contemplados nesta etapa – a cidade receberá pouco mais de R$ 10 milhões para a construção de duas novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nos bairros Cedros e Conde Vila Verde. Com isso, é o único município catarinense a garantir duas estruturas nesse ‘pacote’ anunciado pelo Governo Federal.

As novas unidades devem ampliar significativamente a capacidade de atendimento. Atualmente, cada UBS nesses bairros opera com duas equipes de saúde, mas a proposta é que os novos espaços comportem até quatro equipes, além de incluir atendimentos multiprofissionais, como psicologia e fisioterapia. 

A unidade do Cedros está em estágio mais avançado e tem previsão de entrega ainda no segundo semestre de 2026, enquanto a do Conde Vila Verde deve ser concluída no início de 2027.

Em Navegantes, o investimento será de R$ 2,6 milhões para a construção de uma UBS no Bairro Gravatá, reforçando a rede de atenção básica no município.

- Continue lendo após o anúncio -

No contexto estadual, os recursos contemplam a construção de 10 UBSs e um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), distribuídos também em cidades como São Francisco do Sul, Videira, Sombrio e Doutor Pedrinho.

A iniciativa integra um pacote nacional de R$ 1,2 bilhão, destinado à construção de 541 novas unidades de saúde em todo o país. Segundo o Governo Federal, a medida faz parte da estratégia de ampliar o acesso da população a serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente na atenção básica e na saúde mental, reduzindo desigualdades regionais e fortalecendo a estrutura de atendimento nos municípios.

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas