- Publicidade -
- Publicidade -
22.2 C
Balneário Camboriú

Janeiro será o mês mais chuvoso deste verão que iniciou nesta segunda

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Luciano Huck esteve em Camboriú nesta segunda-feira

O apresentador Luciano Huck esteve em Camboriú, nesta segunda-feira (5), gravando para o programa Domingão com Huck, da Rede...

Idoso foi roubado no Centro de Balneário Camboriú; assista ao vídeo

Na manhã desta quarta-feira (7), um idoso de 77 anos foi atacado por um ladrão que roubou uma corrente...
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

O verão iniciou oficialmente às 7h02 desta segunda-feira (21) e segue até às 6h38 de 20 de março de 2021. A estação será diferente das anteriores, marcada pela pandemia e consequentemente com a preocupação acerca da lotação das praias e ausência de cuidados com a disseminação do Covid-19, já que com as altas temperaturas vem também a dificuldade da utilização da máscara, que segue sendo a principal ferramenta de proteção ao Coronavírus, junto com o distanciamento social.

Típicas chuvas de verão e calor

Segundo o Laboratório de Climatologia da Universidade do Vale do Itajaí (Labclima Univali), este verão estará sob a influência da La Niña, que traz para a região sul do Brasil estações mais frescas e com chuva mal distribuída. A previsão é de chuva dentro da normalidade para os próximos três meses – janeiro a março – e temperatura entre 21 e 29ºC. O mês de janeiro promete ser o mais chuvoso, com volumes acima de 230 milímetros.

A EPAGRI/CIRAM confirma a previsão do Labclima Univali, lembrando que no verão é frequente a incidência de temporais com granizo e ventania em SC, por vezes com acumulados significativos de chuva em curto intervalo de tempo. Por isso, é recomendável o acompanhamento diário da previsão do tempo.

Em dezembro a média mensal de chuva está variando no litoral norte – que engloba Balneário – entre 150 e 190 mm, ressaltando-se que esta segunda quinzena de dezembro é mais chuvosa em relação à primeira. Em janeiro e fevereiro a média a mensal é 200 e 230 mm. Boa parte da chuva do trimestre está associada ao calor da tarde e noite, em forma de pancadas passageiras, típicas de verão.

As chuvas mais significativas no trimestre em SC, normalmente ocorrem devido à passagem de frentes frias pelo litoral e, episódios de chuva mais intensa, associados a influência dos Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM), sobretudo no Oeste e Meio Oeste. A previsão é de temperatura próxima a média climatológica em SC, calor típico da estação – podendo passar dos 30ºC em alguns períodos. Porém, em dezembro, ainda podem ocorrer episódios isolados com temperatura mais baixa na madrugada e amanhecer, com geada fraca e isolada nas áreas altas do Planalto Sul.

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas