- Publicidade -
20.7 C
Balneário Camboriú

‘Jardim de Lírios’, maior painel artístico de Santa Catarina deve ser finalizado até sábado

- publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Os artistas que integram o movimento Open Street Gallery, Fernando dos Santos Cardoso (Nando) e Marcelo Urizar, estão terminando um painel artístico na Avenida Martin Luther, no Bairro das Nações, embaixo do viaduto do Cristo Luz. 

(Foto André Felipe da Cunha)

O mural é o maior de Santa Catarina e tem 1.282m². O painel foi iniciado ainda no dia 16 de novembro e deve ser finalizado até sábado (27).

Segundo o arquiteto Murilo Trevizol, que fez o projeto logístico e técnico e é um dos líderes do Open Street Gallery, a ideia de fazer o painel nasceu há alguns anos. 

Neste ano, a ideia saiu do papel e a pintura foi contratada pela Fundação Cultural, por meio do edital de credenciamento de artistas. 

“É um lugar com grande fluxo de pessoas, com conexão quase regional, com moradores de cidades vizinhas e turistas passando por ali sempre. Por isso, fomos em busca de que tipo de arte a sociedade estaria precisando – valores, percepções… e dentro do lírio encontramos o que queríamos, é uma das flores que mais tem simbolismo para diversas religiões, está associado à beleza, vida e natureza”, diz.

- Publicidade -

Os artistas também fizeram um estudo das cores usadas, para evidenciar nuances e ainda trazer uma reflexão sobre a saúde mental e a ansiedade dos dias atuais. 

O Jardim de Lírios também busca ser ‘um lugar de descanso’ e é inspirado nos arlequins pintados por Pablo Picasso, na obra “Metamorfose”, de Maurits Cornelis Escher, e em “Irises” (Lírios), de Vincent van Gogh. 

O mural tem comprimento de 185 metros e ao total 1.282m², sendo a maior pintura mural de Balneário e ainda de Santa Catarina. 

“Não tínhamos pretensão de ser a maior, nem sabíamos disso até então. Só queríamos mesmo pintar o lugar. Outro diferencial é que o Nando e o Urizar estão pintando juntos, é uma obra única, unindo as linhas que eles utilizam, cores e tendência, encontraram um caminho só”, afirma.

- Publicidade -

Segundo Murilo, a expectativa dos artistas é concluir a obra neste sábado. 

“É muito bacana, a galera buzina o dia inteiro, o pessoal que caminha por aqui para, conversa com a gente, agradecem, elogiam, dizem que esse lugar precisava disso, e para nós é isso o que nos move a continuar, saber que estamos impactando as pessoas, que veem que é algo bom para a cidade. Aproveito para agradecer a nossa equipe e os artistas, assim como o pessoal da Fundação Cultural e BC Trânsito, que estão nos assessorando, e toda a comunidade que apoia o nosso trabalho”, completa.

- Publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -