- Publicidade -
- Publicidade -
20.9 C
Balneário Camboriú
10 julho, 2025, 17:18

Monumento do presidente Jango será apenas recuado e não retirado, segundo a Fundação Cultural de Balneário Camboriú

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Restaurante temático está sendo construído em Balneário Camboriú

Balneário Camboriú está prestes a ganhar mais um restaurante temático, que está em construção na Avenida do Estado, na...

GM orientou síndica de prédio onde garota apareceu sentada no parapeito

Um vídeo gravado na tarde desta quarta-feira (9) repercutiu mostrando uma adolescente sentada no parapeito de um prédio com...

Trump impõe tarifa de 50% para o Brasil e cita julgamento de Bolsonaro

WASHINGTON, EUA (FOLHAPRESS) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decidiu impor uma tarifa de 50% ao Brasil...
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Após publicações sobre a retirada da estátua do ex-presidente João Goulart da Avenida Atlântica, surgiram comentários nas redes que a obra de arte não retornaria mais. A Fundação Cultural de Balneário Camboriú informou que ela será apenas recuada, por causa da reurbanização da Praia Central.

A diretora de Artes da Fundação Cultural, Lilian Martins, disse que desde 2023 já sabiam que teria necessidade de movimentar a estátua.

“Desde a apresentação do projeto pelo escritório que desenvolveu o mesmo. O recuo é necessário pois haverá a ampliação das pistas esportivas, e a estátua não poderia ficar rente à pista. Com o recuo, a leitura da obra como marco histórico, bem como o conceito do olhar do presidente para a sua casa, permanece”, disse.

Segundo Lilian, em novembro de 2023, a FCBC com técnicos e engenheiro da obra fez uma prospecção da base do monumento e definiram a metodologia de transporte. A transferência e nova instalação deve ocorrer no mesmo dia, mas ainda não tem data marcada, porque é preciso esperar a recolocação da base do monumento, que foi retirada.

O monumento

A obra é a representação tridimensional em tamanho real de três membros da família do ex-presidente João Goulart: ele próprio e os filhos João Vicente Goulart e Denize Goulart, que passavam férias na cidade, primeiramente no Hotel Fischer 1 , e depois na casa adquirida na Avenida Atlântica nº 5338, esquina da Rua 4600.

Jango está sentado em um banco da Atlântica, com os filhos, olhando para o endereço de sua casa. O monumento foi inaugurado em 6 de dezembro de 2007, em função da revogação do Decreto nº 2014/1989 pelo Decreto nº 2576/1994, que declarava como Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico a residência do ex-presidente João Belchior Marques Goulart.

Na ocasião da criação da Fundação Cultural em 2004, a edificação foi reavaliada, e constatou-se que a arquitetura já estava bastante descaracterizada, não tendo mais valor memorial. Para marcar geograficamente o local em que o presidente do Brasil veraneava, a Secretaria de Turismo e Fundação Cultural de Balneário Camboriú encomendaram o monumento ao artista Jorge Schroeder.

O monumento é composto de: a) escultura de três figuras humanas em bronze patinado; b) banco em granito cinza composto de três peças; c) base em cimento branco com letras em bronze com a inscrição “Balneário Camboriú – A praia do Presidente Jango”.

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas