Aconteceu na manhã desta quinta-feira (2), em evento fechado para a imprensa, secretariado e entidades de classe, a apresentação do Plano Verão BC 2022.
O prefeito Fabrício Oliveira e secretário de Turismo Geninho Góes apresentaram tudo o que o governo municipal fez para preparar a cidade para a temporada de verão que, segundo entidades ligadas ao turismo, deverá ser a melhor dos últimos anos. O Réveillon de Balneário Camboriú está mantido, e terá oito balsas, além do maior relógio de contagem regressiva para o Novo Ano (na Big Wheel).
O prefeito Fabrício Oliveira foi questionado durante o evento sobre dois pontos ainda não resolvidos: a questão dos banheiros públicos e iluminação da praia central.
Sobre os banheiros, ele disse que não há ‘tempo hábil’ para contratação porque as empresas do segmento não conseguem entregar e por isso estão contando com o apoio da iniciativa privada, que consegue contratar diretamente.
Sobre a iluminação da praia uma licitação específica estaria ‘no cronograma’ e deve acontecer até o fim do mês.
.
A melhor e a mais organizada temporada

O prefeito Fabrício Oliveira disse que as ações desenvolvidas foram baseadas em números, e isso inclui a realização do Réveillon, citando que a cidade já tem 70% de vacinados. “Temos condição de fazer, sim, com responsabilidade e organização. Manter o Réveillon foi uma atitude responsável nossa, diante de nossos números, e estamos preparados! Desde a parte da vacinação, a parte hospitalar, os próprios eventos, o planejamento, o aumento da praia, que agora temos mais espaço. E temos necessidade de uma retomada, com muita responsabilidade”, afirmou.

Ao Página 3, Fabrício citou ainda que quando o governador Carlos Moisés anunciou a Portaria nesta terça-feira (30), ele ‘manteve rapidamente’ a decisão de não cancelar o Réveillon. “E eu buscaria, se precisasse, judicialmente para podermos fazer o que Balneário Camboriú já tem feito até então – assumido a liderança, na ausência do Estado para a questão da saúde, na ausência do Estado em uma discussão de um planejamento sobre a pandemia, e nós continuaremos a exercer o nosso papel com firmeza e com solidariedade”, pontuou.
Fabrício comentou ainda que a cidade está organizada e que o mais importante é o envolvimento com a sociedade, com sugestões e apontando falhas, para corrigi-las.
“Nossa cidade se reinventou, e temos sim como fazer a melhor e mais organizada temporada da história de Balneário Camboriú”, comentou.
Temporada já começou

O secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Geninho Góes, explicou na apresentação que o que foi mostrado no evento foi ‘um resumo’ porque o Plano original teria ‘mais de 500 páginas’.
“O foco é o turismo, e como cada secretaria municipal e órgãos da segurança estão focando nisso”, salientou, citando que a temporada começou, porque aos finais de semana os hotéis já estão lotando, ‘uma amostra muito boa do que será a temporada de verão’.
“O cenário possibilita uma temporada histórica: a alta do dólar que impede as pessoas de irem para fora, de viajar, e alguns países estão fechando fronteiras. Balneário está muito bem vista no cenário nacional como uma cidade que realmente é turística, com muitas coisas para fazer aqui”, afirmou.
Segundo maior show do país
Geninho pontuou que cada o planejamento se deu em cima da estimativa de fluxo turístico (a base de cálculo foi a produção de lixo domiciliar por pessoa – considerando os meses de dezembro a março), em 2018/2019 Balneário recebeu 2.014.503 turistas, já em 2019/2020 1.922.237 e na última, a ‘temporada da pandemia’ 1.448.945 (28,07% a menos que 2018/2019).
“Será o segundo maior espetáculo do país, o nosso Réveillon, com 15 minutos de fogos de artifício, através de oito balsas, e teremos ainda o maior relógio de contagem regressiva do Brasil, na Big Wheel”, diz.
Cuidados com a pandemia precisam continuar

A secretária de Saúde de Balneário, Leila Crócomo, afirma que há preocupação com a nova variante e que o foco é lembrar as pessoas de que elas precisam se vacinar.
“Com o avanço da vacina a gente garante que as pessoas estão protegidas, mas tem todo o lado emocional, que as pessoas precisam desse contato. A praia com essa ampliação atrairá mais pessoas, então o que cabe à nós é orientar, tudo o que temos feito desde o ano passado”, pontua.
Leila disse que reforçarão que é importante evitar aglomerações – principalmente em lugares fechados e sempre que possível o uso da máscara.
“Hoje as internações, os casos graves, dois terços são de pessoas que não tomaram a vacina, então o nosso foco vai ser a vacinação e essas orientações de cuidados, fazendo com que as pessoas entendam que a vacina é a nossa esperança”, completa.
Confira abaixo como cada secretaria se preparou durante o ano e como vai atuar no Plano Verão
Estrutura criada para o verão: Centro de Controle Operacional Verão (CCO); Fiscais de Postura; Força de segurança integrada; equipe de limpeza e equipe de saúde.
*CCO
Base que será implantada entre a Rua 1.500 e Tamandaré, com a participação de todas as forças de segurança (a prefeitura está em negociação com a Polícia Civil, porque o objetivo é ter no local uma ‘delegacia móvel’, inclusive com celas) e também secretarias municipais.
O objetivo é ser um ‘centro de resposta rápida’, atendendo denúncias e dúvidas de moradores e turistas, além de medição de pressão arterial, glicemia capilar, curativos, orientações e acolhimento, divulgação de atividades esportivas que acontecerão na praia e de projetos como Praia Acessível (que terá três pontos na praia central), Abraço à Vida e Abraço à Mulher (que também atendem turistas no verão).
*Guarda Municipal
Haverá 170 guardas municipais empenhados 24h na Operação Verão.
Acontecerão operações por toda a cidade como a Operação Mar Azul, Saturação nos Bairros e BC Mais Segura.
A Guarda também auxilia nas fiscalizações do Abraço Animal, atendendo denúncias e fazendo fiscalizações de maus tratos aos animais.
*Corpo de Bombeiros
Serão 109 guarda-vidas sob a supervisão de 6 bombeiros militares;
Um Grupo de Busca e Salvamento com serviço 24h localizado na Barra Norte;
A praia central conta com videomonitoramento;
Serão 13 postos de guarda-vidas, 6 cadeirões (incluso praias agrestes);
Uma embarcação utilizada para o resgate e salvamento e duas motonáuticas.
*Polícia Militar

Reforço no efetivo de 74 policiais convencionais (virão 120 ao total para a região que, segundo o Tenente-Coronel Daniel Nunes da Silva, poderão vir para Balneário se necessário e vice-versa, com Balneário auxiliando as cidades que precisarem) + Cavalaria de Joinville e São José, e as tropas do BOPE e Choque se necessário;
Os PMs focarão na preservação da ordem pública, identificação, aplicação e obtenção de recursos, antecipação e solução de problemas.
O foco está na análise criminal com a identificação diária das causas dos problemas e policiamento preventivo nos principais pontos da cidade, com ações diárias de fiscalização (mar, terra e ar).
*Resgate Social
O Resgate Social, que auxilia as pessoas em situação de rua, receberá uma atenção especial com uma campanha que envolverá as forças de segurança e também os comerciantes, donos de restaurantes e hoteleiros, com o objetivo de incentivar que moradores e turistas não dêem esmola.

Serão 170 pessoas na ação, com equipe de patrulha social, motocicletas, veículos utilitários e ainda a Casa de Passagem (espécie de albergue municipal), passando por pontos críticos e conhecidos como semáforos, agências bancárias, shoppings, calçadão da avenida central, Hotel Ilha da Madeira, Praça da Cultura, camelódromo, mercados e até mesmo a Igreja Embaixada do Reino de Deus (onde os mendigos costumam ir pedir por comida, etc.).
*Fiscalização
A Fiscalização de Posturas atuará com 170 fiscais atuando nas praias junto aos ambulantes e coibindo a presença de animais domésticos na areia.
*Verão com Saúde
As equipes serão ampliadas para garantir o atendimento de turistas e moradores (PA da Barra, UPA Nações e Hospital Municipal Ruth Cardoso). O atendimento ao turista com suspeita de Covid-19 inicialmente deve ser ofertado a rede privada de atendimento (Unimed e Hospital do Coração), e como referência para atendimento SUS aos pacientes sintomáticos Centro do Covid, anexo ao Ruth Cardoso.
No Réveillon, haverá atendimento de ocorrências pré-hospitalares e atendimentos de baixa complexidade na praça Almirante Tamandaré, molhes Pontal Norte e Barra Sul.
Testes rápidos de HIV/AIDS, hepatite e sífilis também serão realizados aos finais de semana no CCO, na praia central.
A Vigilância Epidemiológica monitorará diariamente os casos, como já o faz desde o início da pandemia, bem como rastreará casos suspeitos ou positivos de Covid em passageiros dos navios.
A Vigilância Sanitária irá fiscalizar a disseminação do Covid, intensificará o combate à Dengue (através de visitas nos imóveis) e intensificará também o combate à proliferação de escorpiões e pombos.
*Praia Limpa
Haverá também através da Secretaria do Meio Ambiente o projeto Terra Limpa, focando em educação ambiental com distribuição de sacolas, identificação de crianças (em 9 pontos da praia). De 27/12 a 01/03.
*Secretaria de Turismo
Atendimento PIT ao acesso de ônibus turísticos;
Informação através de QR Code/WhatsApp em vários pontos da cidade;
Treinamento de atendimento ao turista para ambulantes, guardas municipais, guarda-vidas e PM;
Eventos de Natal, Réveillon e Carnaval (todos seguem mantidos).
*Fundação Cultural
A Fundação Cultural é responsável pela parte organizacional da programação do Natal, além das feiras que acontecem pela cidade, com a da Cultura (sábado das 9h às 15h na praça da Cultura); Feira de Verão (quarta, quinta, sexta e sábado das 16h às 22h na praça da cultura); Feira de Natal (sexta a domingo das 16h às 22h na praça Higino Pio – até 06 de janeiro); Feira da Barra (aos domingos das 14h às 20h na praça do Pescador, no Bairro da Barra; Feira da Rua 200 (quarta e sábado das 7h às 12h); Vila do Artesanato (quarta a sexta das 14h às 18h e aos sábados das 9h às 15h, na praça da Cultura).
*Fundação Municipal de Esportes
- Arena esportiva de verão – no Pontal Norte (contemplará atividades esportivas, culturais, lazer e entretenimento gratuito com programação ainda de torneios profissionais de beach tennis, vôlei de praia, futevôlei e o Futebol das Estrelas.
- Verão SBT na Praça Almirante Tamandaré (de 15 de janeiro a 8 de fevereiro) – Haverá uma série de atividades na orla da praia.
- 57º Campeonato de Futebol de Areia.
*Secretaria de Educação
915 crianças estão inscritas no polo de férias, possibilitando atendimento aos filhos de quem trabalha na temporada.
Secretaria da Pessoa Idosa
Apoio à idosos perdidos na cidade;
Cadastro e identificação de idosos no PIT;
Colônias de férias de segunda a sexta para moradores e turistas, com diversas programações gratuitas.
*Secretaria de Obras e Serviços Urbanos
A Avenida Atlântica e demais avenidas principais, de acesso e contorno, receberam melhorias em infraestrutura e paisagismo;
Para obras de ampliação da praia foram retirados equipamentos esportivos e recolhidas as bateiras e semelhantes;
Limpeza e drenagem – Lavação de praças e pisos, serão realizadas com a frequência necessária junto ao Teatro, Praça Higino Pio, Calçadão da Central, Praça da Bíblia (Cultura) e locais de alto tráfego, e também limpeza de bocas de lobo.
Bairro da Barra – Foi implantado um canteiro com o letreiro ‘Eu amo a Barra’ e foi efetuada a melhoria na ponte com bancos e paisagismo, para se tornar mais atrativo.
Taquaras – Recebeu meio-fio para estacionamento diagonal e foi restaurando o acesso à areia, com muretas e novos decks de acesso em alguns pontos.
Laranjeiras – As melhorias foram concentradas nos locais recuados, como calçadões.
Estaleiro e Estaleirinho – As praias com certificação Bandeira Azul receberam asfaltamento em três ruas de acesso à orla.
Serviços na temporada – vistorias semanais; mais de 1000 contentores com capacidades variadas; quantidade de lixeiras foi triplicada (de 300 para 900 unidades, na praia central); trabalho de limpeza na praia receberá reforço de três novos tratores, para rastelar e propiciar aeração; a Ambiental terá 660 funcionários em toda a operação; uso de 24 veículos.
No Réveillon, atuarão 300 pessoas com apoio de 14 máquinas, 16 caminhões e 04 camionetes (para a limpeza pós Virada).
*EMASA
A capacidade de tratamento de água passou de 670 para até 1.300 litros por segundo, melhorando o abastecimento, incluindo:
Nova de Estação de Recalque de Água Tratada (ERAT): maior e mais moderna;
Novo Reservatório concluído ETA: tanque armazena 3,4 milhões de litros e abastece todos os reservatórios da cidade;
4 novos filtros e novo sistema de bombeamento;
Interligação da nova rede de 800mm de água bruta: ampliando a capacidade de transporte de água do Rio Camboriú até a ETA;
Novo tanque de contato: aumentou o tempo de contato do cloro com a água, otimizando a inclusão deste produto.
Abastecimento Praias Agrestes: Rede de água; Estaleiro, Estaleirinho, Laranjeiras e Taquaras; Dois reservatórios; investimento: R$ 8 milhões.
A EMASA fez um acordo com rizicultores de Camboriú para reservar água em suas áreas de produção de arroz, a medida faz a reposição da água no rio, garantindo a vazão necessária para captação nesse período, em que a demanda aumenta significativamente.
Haverá também campanha para uso consciente da água.
*Segurança viária
Ações: manutenção de sinalização vertical e horizontal em vias públicas e ciclofaixa na praia central.
*Temporada de cruzeiros – dezembro/2021 a abril/2022
Ações: implantação provisória de área sinalizada exclusiva para embarque e desembarque de operação receptivo turismo, táxi e transportes por aplicativos; equipe de Fiscalização de Transportes em operação nas chegadas dos transatlânticos para coibir transporte clandestino.
*Fiscalização de trânsito
Fiscalização intensiva no combate a clandestinidade e irregularidades no transporte remunerado de passageiros;
Alinhamento e fiscalização para cumprimento do sistema de rotas de circulação de ônibus turístico;
Patrulhamento e monitoramento de trânsito no que tange a parada, circulação e estacionamento.
Serão dispostos para as operações de fiscalização: 14 motocicletas viaturas; 13 viaturas e 73 Agentes de Trânsito.
Haverá campanhas de conscientização sobre conduta, circulação e compartilhamento das ciclovias e ciclofaixa da Avenida Atlântica, além de incentivo ao uso de modais alternativos (bikes, patinetes, etc.) para evitar o uso de veículos.