A primeira etapa da instalação da rede auxiliar de esgoto do Projeto Praia 100% Limpa foi concluída na Rua 3700 nesta quinta-feira (13), com a execução da nova tubulação e a recomposição do asfalto no trecho entre as ruas 3780 e 3770. Segundo a Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), ocorreu dentro do cronograma previsto.
O diretor técnico da Emasa, Jefferson Andrade, disse que a instalação da rede auxiliar marca o início de uma etapa importante da obra.
“Agora começa a verificação das tubulações existentes abaixo da pista, um processo essencial porque não há um cadastro preciso da localização dessas redes antigas, apenas o da SC Gás é mais completo, e é justamente essa checagem que está sendo feita no lado oposto da via para dar continuidade à expansão da nova rede”, esclarece.
O diretor-presidente da Emasa, Auri Pavoni, repetiu que a obra exige rapidez, mas sobretudo, organização para não prejudicar quem utiliza diariamente a Rua 3700.
“Nesta primeira etapa da obra, a Emasa vai fazer a nova rede auxiliar na Rua 3700 e na Avenida Brasil, da esquina da Rua 3700 até a Rua 2900. As obras vão paralisar em dezembro, quando inicia a temporada de verão”, disse.
A Rua 3700 permanece em mão única durante a execução dos trabalhos, no sentido Avenida Brasil–BR-101. Os veículos que circulam pela Brasil podem acessar normalmente a via para seguir aos bairros da região Oeste. Quem vem da Via Gastronômica, Quinta Avenida ou Marginal Oeste passa pela travessia da BR-101, mas precisa seguir até a Marginal Leste e depois até a Rua 3300 para definir o destino, seja o Centro ou o retorno pela Avenida Brasil em direção à Barra Sul.
Sobre o Praia 100% Limpa
Lançado pela Prefeitura de Balneário Camboriú e executado pela Emasa, o Praia 100% Limpa é o maior programa de modernização do esgotamento sanitário já realizado na região central. O projeto inclui a instalação de novas redes auxiliares e estruturas de captação para reduzir extravasamentos, ampliar a capacidade do sistema e garantir balneabilidade plena na Praia Central, reforçando o compromisso da cidade com saúde pública, qualidade ambiental e desenvolvimento sustentável.
