- Publicidade -
- Publicidade -
16.7 C
Balneário Camboriú

Praia Central está própria para banho pela terceira semana seguida

Mesmo com os avanços técnicos na estação, a maior ameaça à balneabilidade segue sendo a invasão da rede pluvial na rede cloacal, ou seja, quando águas da chuva, que deveriam seguir por canalizações independentes, acabam sobrecarregando o sistema de esgoto doméstico.

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Comissão LGBTQIA+ celebra Dia do Orgulho com moção de apoio à criação da Semana da Diversidade

Neste sábado (28) é celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+. Em Balneário Camboriú, não haverá nenhum evento ‘oficial’...

Criada associação que promete trazer mais autonomia aos feirantes de Balneário Camboriú 

Foi aprovada por unanimidade (54 participantes - feirantes das feiras da Praça da Bíblia e da Praça do Pescador)...

Trecho na Rua 2.450 foi interditado por risco de desabamento

A BC Trânsito informou, no final da manhã desta sexta-feira (27), a necessidade de interdição pela Defesa Civil de...
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

(Rafael Weiss/Emasa) – Pela terceira semana consecutiva, os dez pontos analisados na Praia Central de Balneário Camboriú foram considerados próprios para banho, conforme o relatório de balneabilidade divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), na última quarta-feira (16). A Lagoa de Taquaras é o único ponto que permanece impróprio no município. O resultado reflete o trabalho da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), que tem realizado ações estruturais e operacionais com foco na melhoria da qualidade da água do mar.

Entre os principais fatores que contribuíram para o avanço estão os ajustes realizados na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Nova Esperança, especialmente no início do ano.

“Conseguimos melhorar o desempenho do sistema, principalmente com relação ao mau cheiro, com a substituição de membranas danificadas na lagoa de aeração e retirada de lodo ativado que estava morto. Isso restabeleceu parte da eficiência do tratamento”, explicou o diretor-presidente da Emasa, Auri Pavoni.

Nova obra para correção hidráulica inicia nesta semana

A Emasa continua realizando ajustes na ETE. A partir desta semana, a empresa inicia uma obra de correção hidráulica em um dos decantadores, que apresentava falhas desde a construção. A expectativa é de que, com a intervenção, a eficiência do sistema seja ampliada de forma significativa.

“Essa obra é resultado de um problema estrutural que vamos corrigir agora. Ela será fundamental para dar estabilidade ao processo e melhorar ainda mais a performance da ETE”, afirmou Pavoni.

O grande desafio está nas ligações irregulares

Mesmo com os avanços técnicos na estação, a maior ameaça à balneabilidade segue sendo a invasão da rede pluvial na rede cloacal, ou seja, quando águas da chuva, que deveriam seguir por canalizações independentes, acabam sobrecarregando o sistema de esgoto doméstico. Esse tipo de interferência provoca extravasamentos e dificulta o funcionamento ideal da Estação de Tratamento.

Por isso, o programa Se Liga na Rede vem sendo reforçado em regiões críticas como as avenidas Atlântica e Brasil. Através de vistorias técnicas, uso de fumacê, inspeções com câmeras e abordagens educativas, a Emasa tem atuado para identificar e corrigir essas interferências.

“Boa parte dos transtornos operacionais na ETE ocorre porque a rede de esgoto está recebendo água pluvial de forma irregular. Estamos enfrentando o problema com firmeza e transparência, corrigindo o que for necessário, tanto na rede quanto nos imóveis. Não basta o tratamento funcionar bem se o sistema for sobrecarregado por ligações indevidas”, destacou Pavoni.

- Continue lendo após o anúncio -

A Emasa reforça que segue atuando em frentes estruturais e operacionais para que Balneário Camboriú continue avançando. “Temos conquistas a celebrar, mas seguimos firmes, com responsabilidade e planejamento, para garantir um litoral mais limpo, seguro e sustentável”, concluiu.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

  • Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (Emasa)
  • WhatsApp: (47) 3261-0000
  • Protocolo eletrônico: emasa.1doc.com.br/atendimento
  • E-mail: [email protected]
  • Jornalista: Rafael Weiss – SC/02094-JP

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas