As secretarias de Obras e Meio Ambiente estão analisando a possibilidade de podar a vegetação dos mirantes, que está impedindo a vista da cidade.
Na semana passada, turistas questionaram a situação nos mirantes da Interpraias, em matéria publicada pelo Página 3 (relembre aqui).
Esta semana o secretário de Obras de Balneário Camboriú, Osmar de Souza Nunes Filho (Mazoca), procurou o jornal para dizer que, em sua visão, o turista reclamou da falta de visão nos mirantes e não que estariam em estado de abandono [porém, os denunciantes de fato destacaram o estado de abandono dos locais].
“Não está abandonado, mas não é possível ver a paisagem, eu vejo desta forma. Segundo informações que tenho, nunca foi realizado qualquer tipo de corte ou poda nestas árvores. Estamos solicitando à Secretaria do Meio Ambiente a devida autorização. Deverá ser algo além de poda normal, algo mais radical, para poder ter visão de toda a paisagem. O local está limpo e pintado, inclusive com bancos novos que foram colocados neste ano, em abril”, disse.
Nada impede
A secretária do Meio Ambiente, Maria Heloísa Lenzi, consultada pela reportagem, disse que não existe nenhuma legislação que impede a poda de árvores – sejam elas nativas ou exóticas, e que assim que conferir a solicitação da secretaria de Obras, um técnico da secretaria irá até o local para ver se é possível fazer as podas.
Heloísa não soube informar se alguma vez já foram podadas as árvores dos mirantes.
“Também é importante cuidar se existe ou não ninhos de passarinhos, porque isso impede ou retarda a poda até que o ninho esteja vazio, mas a gente entende que, por Balneário ser uma cidade turística, ter a possibilidade de fazer essa observação da vista é muito importante, então assim que chegar a solicitação da secretaria de Obras nós vamos analisar junto com os técnicos”, afirmou.