A reunião entre a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano e a Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), realizada nesta terça-feira (13), marca o início do desenvolvimento do diagnóstico socioambiental para viabilizar a atualização do Plano Diretor de Balneário Camboriú.
O secretário de Planejamento, Carlos Humberto Silva, explica que o diagnóstico será a base fundamental para a revisão do Plano Diretor da cidade.
É a partir dele que as propostas de revisão serão elaboradas, e quaisquer mudanças só poderão ser implementadas se estiverem respaldadas por esse estudo.
A Fepese será a empresa responsável pelo desenvolvimento do estudo. Silva destaca que a empresa é uma instituição ‘muito respeitada e com grande credibilidade’ em toda a região.
“Por isso, sua contribuição será de grande valor para Balneário Camboriú. O conhecimento técnico e os dados a serem levantados serão essenciais para que os profissionais, tanto do setor público quanto do setor privado, possam propor as modificações necessárias e fundamentadas, garantindo a correção e a atualização adequada do Plano Diretor”, disse.
Ainda segundo o secretário, a participação da população é fundamental e já vem acontecendo de forma intensa, por meio das diversas audiências públicas realizadas e também representada pelos delegados das entidades do município.
“O trabalho que começa agora é uma continuidade desse processo. Com base no diagnóstico técnico que será elaborado, será possível avaliar a viabilidade das propostas apresentadas. Esse processo atende, inclusive, a um pedido da prefeita Juliana Pavan para dar agilidade à revisão do Plano Diretor, garantindo que ele reflita, de fato, os desejos e necessidades da população”, concluiu.
A prefeita Juliana Pavan já havia dito em entrevista ao Página 3 que vai ser finalizada neste ano a discussão do Plano Diretor e que planeja enviar para a Câmara votá-lo em seguida.