A sexta edição do projeto Praia Acessível, que inicia nesta sexta-feira (15), na Barra Sul, terá quatro meses de duração, tornando-se o mais longo desde que entrou em funcionamento. Ele oferece acesso ao banho de mar para pessoas com deficiência física (PcD) ou com mobilidade reduzida, com cadeira anfíbia e acompanhamento de profissionais capacitados.
O Praia Acessível é realizado através de parceria entre a Fundação Municipal de Esportes (FMEBC) e a Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social e coordenado pela AFADEFI (Associação de Apoio às Famílias de Deficientes Físicos de Balneário Camboriú), contratada para trabalhar com monitores especializados nesse tipo de atendimento.
A estrutura está preparada na Barra Sul, em frente à Rua 4750. Uma passarela de madeira conduzirá as pessoas em cadeiras adaptadas para banho até o mar, tudo acompanhado por dois monitores da Afadefi de manhã (7h às 11h) e dois à tarde (15h às 19h) e por um guarda-vidas.
O projeto é coordenado por Fabiana Jeziorski, da Afadefi, que tem larga experiência com esse tipo de atendimento.
No ano passado, moradores e turistas pediram para que o Praia Acessível fosse oferecido o ano todo.
Fabiana comentou na ocasião que os usuários e seus familiares elogiaram o projeto, a acessibilidade e também a segurança
No local, estarão dois profissionais técnicos especializados em atendimento de pessoas com dificuldade de locomoção da Associação de Apoio às Famílias de Deficientes Físicos (AFADEFI) e mais um guarda-vidas do Corpo de Bombeiros.
As atividades iniciam nesta sexta-feira e seguem até o dia 14 de abril de 2024.
Os atendimentos ocorrem de segunda a segunda, das 7h às 11h e das 15h até às 19h, e não é necessário agendar horário; os atendimentos são feitos por ordem de chegada.