O jornal Página 3 divulga a retrospectiva do ano ouvindo representantes de vários setores da cidade, abrindo um espaço para aplaudir o que funcionou, avaliar o que não deu certo e o que faltou, planejar para melhorar. Quem avalia são os figurantes, diretos ou indiretos, que atuaram na vida da cidade, que acompanharam de perto tudo o que aconteceu em 2024 em Balneário Camboriú.
Na última semana do ano, o jornal Página 3 estará divulgando retrospectivas sobre: Política, Cultura, Esporte, Cidade, Imagens, Comunicação, Redes Sociais, Instituições Sociais, Instituições não governamentais.
A pergunta é: Quais foram os destaques do ano em sua área?
Instituto Solidariedade e Amor
Juliana Ferreira de Deus, fundadora e responsável pelo Instituto:
“Nossa principal ação de 2024 foi a ajuda que enviamos para as vítimas da enchente do Rio Grande do Sul. Na ocasião enviamos 16 carretas, com ajuda da comunidade e de nossos colaboradores. Ajudar milhares de pessoas a recomeçar nos tornou incansáveis, só paramos quando tivemos a certeza que as cidades que abraçamos já tinham o suficiente para ter uma esperança de um recomeço”.
APAE-BC
Sandra Mara Luchtenberg, diretora, e Margid Buckstegge, presidente:
“2024 foi um ano em que plantamos várias sementes que serão colhidas já no início de 2025. Está tudo organizado para finalizarmos a tão sonhada extensão da APAE, que é o prédio de quatro andares em frente à sede atual. Iniciamos a manutenção do prédio da APAE que se encontra com grande necessidade, inclusive a piscina está desativada por motivo de infiltração do lençol freático. Sediamos com muito orgulho em setembro o Congresso Estadual das APAEs de Santa Catarina com cerca de três mil participantes e iniciamos as tratativas para sediarmos o Congresso Nacional das APAEs no Centro de Eventos em 2026.
Celebramos os 40 anos da nossa APAE no dia 14 de novembro/24 com várias atividades internas.
Estas ações e outras não mencionadas aqui, podemos dizer que todas foram de grande importância para nós, difícil mencionar e escolher uma só.
Também não podemos deixar de mencionar o grande sucesso na venda das Rifas do Show de Prêmios que resultou para APAE o valor limpo de R$ 72.625,00 (setenta e dois mil, seiscentos e vinte e cinco reais), valor este muito significativo para nós, que certamente será investido para darmos continuidade ao trabalho de excelência que nossos 260 educandos merecem.
Agradecemos a todos pela parceria e comprometimento para com nossa APAE, como diz Luiz Alberto Silva, “Sozinhos somos fracos, juntos seremos fortes na causa que abraçamos”. Aproveitamos para desejar um Feliz Natal e que 2025 seja um ano repleto de realizações, conquistas e harmonia entre os povos. Abraços apaeano e fica aqui a nossa eterna gratidão”.
Rede Feminina de Combate ao Câncer de Balneário Camboriú
Marisa Schmitt Kuehne, presidente:
“Estamos encerrando este maravilhoso ano de 2024 com o coração quentinho de satisfação e realizações… nossa maior conquista foi o número expressivo de atendimentos nos exames preventivos, graças à conscientização feita durante o Outubro Rosa com as excelentes palestras, causando um impacto positivo na comunidade, trazendo novas pacientes, grandes parceiros que abraçaram a nossa causa, como também o apoio do poder público, o aumento do número de voluntárias, enfim, foram inúmeras conquistas… só gratidão!
A RFCC-BC deseja a todos um Feliz Natal e que 2025 seja de Saúde, Paz e Realizações!”.
ONG Viva Bicho
Eduardo Capella, presidente da ONG:
“Dentre as inúmeras ações que a ONG realiza cito algumas que a população de BC talvez nem saiba: atendimentos aos cães comunitários, as colônias de gatos, os atendimentos de emergência que somam 300, já deram entrada na ONG até o momento 1097 animais realizamos 747 adoções, 370 castrações e mais de 3.500 atendimentos à população nos mais diversos assuntos, as reformas em andamento, para uma nova gestão com apenas três meses esse contexto todo é a principal ação em comprometimento aos animais e as pessoas e ao respeito à vida”.
Amor pra Down
Wilson Reginatto Júnior, administrador da entidade:
“Com certeza a principal ação de 2024 foi a inauguração do Centro Regional de Referência em Síndrome de Down na cidade de Itajaí. Uma construção de 760 m2 financiada pelo governo do estado de SC por meio da Fundação Catarinense de Educação Especial. Esse marco consolida o planejamento estratégico da organização que definiu em 2009 ser referência em Síndrome de Down”.
Afadefi (Associação de Apoio às Famílias de Deficientes Físicos)
Evandro Prezzi, presidente:
“Gratidão é a palavra que deixo neste fim de 2024, afinal, foi um ano maravilhoso para a Afadefi. Firmamos importantes parcerias que fomentaram ainda mais o trabalho realizado por nossa instituição. Como exemplo, cito as parcerias com o Ministério Público que, por meio da 6ª Promotoria de Justiça de Balneário Camboriú, em ações civis públicas, viabilizaram a implantação de projetos de melhorias na sede da entidade.
Além disso, fomos contemplados com um projeto junto à Justiça Federal, para dar sequência em parte da reforma do nosso prédio, equipando salas, promovendo reformas na fachada e benfeitorias, para melhor atender nossos associados. Em 2025 seguiremos buscando mais recursos para finalizar nossa sede, razão pela qual, continuaremos a contar com ajuda de toda a sociedade de Balneário Camboriú, empresários e pessoas físicas, a fim de dar cada vez mais visibilidade ao nosso trabalho em prol das pessoas com deficiência.
No esporte, a Afadefi também brilhou esse ano. Nas modalidades de atletismo, tênis de mesa e bocha, sempre contando com o apoio do poder público local. Solicitação para 2025 darem mais importância ao paradesporto, para que os treinamentos de nossos atletas aconteçam dentro da cidade, hoje precisam se deslocar para cidade vizinha onde tem uma pista melhor.
Por fim, agradecemos às famílias de nossos associados, que estiveram presentes e participaram dos projetos e ações promovidas, além, claro, de toda a comunidade que nos apoia e reconhece nossos relevantes serviços. Feliz Natal e um excelente ano novo para todos nós”.
Cátia Franzoi – fundadora e coordenadora da AMA Litoral
“Em 2024, a AMA Litoral – Associação de Pais e Amigos do Autista, se destacou por suas ações transformadoras em prol da inclusão e do apoio às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Entre as principais conquistas do ano, a instituição registrou impressionantes 23.422 atendimentos terapêuticos individuais na unidade de Balneário Camboriú (104 pacientes) e 16.187 atendimentos na unidade de Itapema (120 pacientes). Esses números refletem o compromisso da AMA em oferecer suporte de qualidade a crianças, adolescentes e adultos com autismo, promovendo o desenvolvimento e a autonomia de seus atendidos.
Além dos atendimentos individuais, a AMA Litoral Autismo ampliou suas atividades coletivas, promovendo encontros e eventos que fortalecem a integração entre pacientes, familiares e a comunidade.
Os projetos de oficinas terapêuticas (Estamparia financiado pelo Instituto Rogério Rosa), Grupo de Teatro, essas iniciativas têm sido fundamentais para criar um ambiente de acolhimento e troca de experiências, contribuindo para o fortalecimento das redes de apoio e para a redução do estigma em torno do autismo.
Outro marco significativo foi a inauguração da sede própria em Balneário Camboriú. Este espaço foi projetado para ser um ambiente acolhedor e acessível, equipado com salas de atendimento e áreas para atividades terapêuticas e eventos. A nova sede representa um avanço importante na missão da AMA de oferecer um atendimento ainda mais qualificado e eficiente à comunidade.
À medida que nos despedimos de 2024, a AMA Litoral Autismo deseja expressar sua profunda gratidão a todos que fizeram parte dessa jornada. Cada atendimento, cada sorriso e cada momento compartilhado nas nossas atividades coletivas foram fundamentais para o nosso sucesso e para a vida das pessoas que atendemos.
O apoio de famílias, voluntários, profissionais, parceiros, prefeituras (através dos conselhos e fundos municipais) e governo do estado SC – Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) foram essenciais para alcançarmos nossas metas e, juntos, conseguimos fazer a diferença na vida de tantas pessoas. Em 2025, continuaremos firmes na nossa missão de promover a inclusão e o respeito às diferenças, sempre buscando novas formas de apoiar aqueles que mais precisam.
Que o novo ano traga ainda mais esperança, amor e conquistas para todos. Juntos, vamos construir um futuro mais inclusivo e solidário!”