Até a sexta-feira (6), apenas 286 motoristas que atuam por aplicativos se cadastraram na prefeitura de Balneário Camboriú. O cadastro é obrigatório para todos que atuam na cidade, moradores ou não, inclusive os que trabalham aos finais de semana ou esporadicamente.
A BC Trânsito estima que precisam se credenciar cerca de quatro mil motoristas e alerta que trabalhar sem licença implica em multa e recolhimento do veículo.
“Todos precisam se credenciar, é lei e não se discute, se cumpre. Com o credenciamento, queremos viabilizar o trabalho dos motoristas por aplicativo, porque eles são um eixo importante, mas precisam se regularizar e também trabalhar usando sempre o APP, porque corridas por fora são irregulares e cabíveis de autuação e remoção do veículo. É ilegal e abusivo e prejudica quem está trabalhando de forma correta”, alertou o diretor da BC Trânsito, Ricieri Ribas,
Ricieri aproveita para pedir que os motoristas se regularizem e informa que o cadastro é online, no site da prefeitura (https://www.bc.sc.gov.br/), com a ida à BC Trânsito somente para vistoria e retirada da credencial.
“Se estiver regularizado, trabalha sem transtornos e sem precisar se preocupar com autuação. Estamos fiscalizando quem está sem cadastro. Na primeira abordagem, orientamos, mas na segunda já é autuado. A maioria dos motoristas diz que desconhecia a necessidade do cadastro, mas todos devem fazer, mesmo os que não moram em Balneário”, completou.
Como fazer o cadastro
Quando o motorista procura fazer a adesão, entra com protocolo e paga a taxa de tramitação. Quem é pessoa física precisa pagar o alvará e quem é MEI, não, pois já contribui diretamente com o Governo Federal.
O cadastro e recadastro de transportes por aplicativos são feitos via plataforma 1Doc e são supervisionados pela BC Trânsito.
Para mais informações, ligue para (47) 3267-7001 ou compareça no balcão de atendimento da BC Trânsito, que fica na Av. Santa Catarina, 701, no Bairro dos Estados.