- Publicidade -
- Publicidade -
19.1 C
Balneário Camboriú

Subsídio milionário leva PGtur a desistir de parar o transporte coletivo de Balneário Camboriú

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

O Calçadão fracassou: momento de tomada de decisão, por Celso Eduardo Rauen

Balneário Camboriú sempre foi uma cidade dinâmica, que se reinventa ao longo dos anos. Nos anos 60, 70, 80...

Após seis anos justiça reconhece inexistência de crimes por parte da Multimoney e de Duda Cunha

... lembrando que não houve sequer, salvo engano, autuação administrativa nem disciplinar do Banco Central contra a Multimoney e/ou seus gestores,propondo assim o MPF o arquivamento dos autos e do inquérito policial para os devidos fins.

Cães estão há quatro dias sem comer

Uma pessoa procurou o jornalista, Waldemar Cezar Neto, para denunciar que o antigo morador de uma casa no Bairro...
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Durante a audiência pública que aconteceu nesta sexta-feira (25), na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, para discutir a situação do transporte coletivo da cidade, a concessionária PGTur (BC Coletivo), anunciou que não vai parar o serviço no final do mês, como havia anunciado, porque espera uma verba federal.  

A empresa alega ter “conseguido” uma verba federal no valor de R$ 2,1 milhões que estaria disponível nos próximos dias.

A história é estranha porque o governo federal não repassa verbas desse tipo (Emenda Constitucional 123/2022) a empresas e sim a prefeituras, portanto o prefeito de Balneário Camboriú estaria dando subsídio que não foi previsto na licitação para conceder o serviço.

Audiência com 80 pessoas

A audiência pública recebeu 80 pessoas e foi “acima da expectativa” segundo o presidente da comissão de acompanhamento do transporte público municipal, vereador Eduardo Zanatta 

- Continue lendo após o anúncio -

“Os trabalhadores falaram que precisam do ônibus, e que se parar não têm como chegar no trabalho porque não podem pagar Uber ou táxi. Fizeram críticas a horários e linhas e sugestões também. Participaram representantes de associações de moradores, professores, usuários, estudantes, representantes de partido político, trabalhadores autônomos… vejo que a audiência cumpriu o papel dela, escutamos a comunidade, e assim conseguiremos finalizar o nosso relatório, para ficar o mais próximo da realidade possível”, disse Zanatta

Reequilíbrio financeiro

Zanatta disse que a empresa informou que segue negociando o reequilíbrio financeiro com o poder público. 

O vereador sabe, ou deveria saber, que o contrato de concessão não prevê reequilíbrio através de subsídio e sim pelo valor da tarifa.

O município teve pelo menos três anos para promover nova licitação, prevendo subsídio, mas não o fez.

- Continue lendo após o anúncio -

“Depois disso, falaram de uma emenda do Governo Federal, mas não deram detalhes, seria um fundo do Governo Federal para reequilíbrio financeiro, para o Brasil inteiro, R$ 2 bilhões para o país todo, não somente para Balneário”, acrescentou Zanatta.

Comunidade apontou necessidades

Vereador Meirinho em primeiro plano e Zanatta (de azul)

O relator da comissão e vereador André Meirinho, considerou positivo o encontro.

“Apresentei em geral alguns pontos que foram abordados nas nossas reuniões, pelo BC Trânsito, AMFRI, PGTUR e na discussão do projeto de Lei. A comunidade apontou muitas necessidades e a dificuldade que tem e sua preocupação de ficar sem transporte. Vereadores também falaram e, no final da reunião, o diretor da BC Trânsito, Ricieri Ribas, anunciou que chegaram a um acordo com a empresa e que por meio de uma emenda constitucional poderão manter a atividade por mais algum tempo. Seria um recurso de emenda constitucional, que viria do Governo Federal”, informou Meirinho.

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas