- Publicidade -
- Publicidade -
15.2 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Tinta no Rio Marambaia: empresa que estava pintando prédio foi a responsável

No final da tarde desta sexta-feira (9) o Página 3 foi informado sobre uma mancha branca no Rio Marambaia. O diretor da Emasa, Douglas Beber, já estava sabendo da situação e a fiscalização conseguiu flagrar os responsáveis, uma equipe que atuava na pintura de um prédio, o edifício Itajuba, que fica na Avenida Brasil.

(Divulgação)

Fiscalização da Emasa conseguiu flagrar

Segundo Douglas, moradores denunciaram o caso à Emasa. 

A tinta estava desembocando direto no Rio Marambaia, pela tubulação no final da Rua Protásio Boaventura Caetano, no Bairro dos Pioneiros. 

“Pedi para a equipe ir na hora, porque é muito difícil identificar quando acontece uma situação assim. Não se trata de uma ligação irregular, o que aconteceu foi que esse prédio estava com uma equipe de pintura terceirizada e esse pintores estava lavando seus pincéis em uma torneira, no lava-pés do prédio, que dá direto para a tubulação, e acabou indo para o Rio Marambaia”, explica.

Equipe fez teste e comprovou que tinta de fato vinha do prédio

O diretor da Emasa lembra que pincéis não podem ser lavados assim, porque a tinta irá para a galeria de drenagem e desembocará no rio, configurando um crime ambiental. 

“Foi conversado com a zeladora e ela levou a fiscalização até os rapazes que estavam fazendo a limpeza dos pincéis. Foi possível flagrá-los. Eles deveriam ter sido instruídos sobre não poder fazer isso, mas vemos que é responsabilidade do condomínio. Fizemos testes, colocando corante no local onde eles estavam lavando, e saiu direto no Marambaia, confirmando que veio dali a mancha de tinta”, acrescenta.

“Irresponsabilidade”

A Emasa já encaminhou o caso para a Secretaria do Meio Ambiente, que deverá fazer o procedimento de autuação e aplicação de multa, já que configura crime ambiental e houve flagrante. 

“A denúncia da comunidade foi muito importante, justamente porque nos permite atuar no mesmo momento, e conseguimos flagrar o ato. Fica o alerta, porque vivemos o momento em que venceu a lei que determina que todos os prédios entregassem a regularização sanitária, também estamos fazendo a dragagem do rio… e ainda temos que nos deparar com uma irresponsabilidade dessas. Alguns moradores nos cobram muito e acabam cometendo esse crime ambiental, além de casos de esgoto irregular. Fica o alerta e indignação, pois todos deveriam estar em conjunto com o poder público em prol do Rio Marambaia”, completa.


Para receber notícias do Página 3 por whatsapp, acesse este link, clique aqui




- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -