- Publicidade -
- Publicidade -
30.4 C
Balneário Camboriú

Toda a extensão da Praia Central está própria para banho, segundo a Emasa

Apenas a Lagoa de Taquaras, ponto crítico e poluído, está impróprio 

- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Faleceu o corretor de imóveis Cristian Graef

O velório está acontecendo na capela do Cemitério do Rio do Meio e o sepultamento está marcado para 16h desta sexta-feira.

Lei de fiscalização de ciclomotores de Balneário Camboriú servirá como base para todo o Estado de Santa Catarina

O presidente do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), Atanir Antunes, assinou nesta quarta-feira (12) um parecer que apoia o...

Parque Unipraias e Barco Pirata BC anunciam roteiro turístico por mar ligando Balneário Camboriú e Porto Belo

O Parque Unipraias e o Barco Pirata BC uniram forças para lançar um novo roteiro turístico marítimo pelas praias...
- Publicidade -
- Publicidade -

O primeiro relatório de balneabilidade de 2025 divulgado pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) de Balneário Camboriú revelou que, dos 15 pontos analisados, apenas um foi considerado impróprio para banho: a Lagoa de Taquaras. 

Os demais seguem próprios – incluindo toda a extensão da Praia Central da cidade, ao contrário do último verão quando estava poluída – e virou notícia nacional – por causa de problemas na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

De acordo com informações divulgadas pela Emasa, a análise atende às exigências da Resolução CONAMA nº 274/2000, que estabelece critérios para a classificação das condições de balneabilidade no Brasil. O monitoramento realizado pela Emasa cumpre obrigações firmadas em um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta firmado com o Ministério Público de Santa Catarina.

Segundo o acordo, a autarquia deve monitorar semanalmente as condições de balneabilidade de 10 pontos na Praia Central e de cinco nas praias agrestes (Laranjeiras, Estaleiro, Taquaras e Estaleirinho). 

O trabalho é realizado por um laboratório terceirizado credenciado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e acreditado pelo INMETRO, assegurando a qualidade e confiabilidade dos dados.

Os relatórios completos de balneabilidade estão disponíveis para consulta no site do IMA, que pode ser conferido por este link: https://balneabilidade.ima.sc.gov.br/. 157 dos 238 pontos monitorados pelo IMA em Santa Catarina estão próprios, o que equivale a 65,97% dos locais analisados. Assim, 34,03% das praias estão impróprias para banho, o que inclui alguns pontos da orla de Itapema, a Praia Alegre, em Penha, a Praia de Palmas, em Governador Celso Ramos, e alguns pontos de Jurerê e Jurerê Internacional, em Florianópolis.

- publicidade -
- Publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas

28,3k Seguidores
Seguir

Para receber notícias do Página 3 por WhatsApp,
clique aqui e entre no grupo
.