- Publicidade -
- Publicidade -
20.7 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Trânsito repete orientações sobre uso correto de equipamentos nas ciclofaixas de Balneário

O Setor de Educação no Trânsito junto com Agentes de Trânsito fará abordagens educativas sobre a utilização de patinetes, bicicletas elétricas e ciclomotores nas ciclofaixas de Balneário Camboriú, a partir desta quinta-feira (14) seguindo até sábado (16).

O objetivo é orientar o público sobre a utilização correta desses equipamentos (confira todas as regras no final desta matéria). Esta será a segunda ação neste ano. A primeira aconteceu de quinta-feira a domingo (7 a 10), quando as equipes fizeram 150 abordagens. 

O diretor do BC Trânsito, Ricieri Ribas Moraes, explica que o propósito é reforçar a importância de usar os equipamentos e as ciclofaixas de maneira correta. 

- Publicidade -

“O BC Trânsito já possuía um cronograma acerca dessas abordagens desde 2020, mas a pandemia atrapalhou um pouco”, diz.

Nas abordagens da última semana foram constatadas algumas irregularidades, como a falta de itens de segurança e ausência de habilitação por parte de alguns usuários (é necessária habilitação A ou Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) no caso dos ciclomotores). 

“Também flagramos pessoas sem ítens de segurança, como capacete e equipamentos que o próprio veículo deve ter”, acrescenta, citando que nessas ações estão focando principalmente em informar os regramentos para a população. “Estamos falando também sobre a necessidade do licenciamento que o ciclomotor exige, já que é um veículo, orientando que os usuários procurem a delegacia para se regularizarem”, afirma. 

Isso também se aplica a empresas que locam esses equipamentos [houve orientação para elas licenciarem seus veículos – o prazo para se adequarem, segundo o diretor, encerra na próxima quarta-feira (20)]. 

O diretor aproveita para citar que o governo municipal incentiva a utilização desses modais, que são equipamentos de ‘energia limpa’, mas que o público precisa seguir as regras, evitando assim que acidentes aconteçam.

“É por isso que estamos com essa ação de fiscalização e conscientização, o primeiro passo que estamos dando é a orientação e educação”, acrescenta.

Regras para utilização

*Patinetes

- Publicidade -

A condução de patinetes, veículos de transporte individual, só será permitida em ciclofaixas ou ciclovias em uma velocidade inferior a 20 km/h. No caso da ciclofaixa da Avenida Atlântica, fica proibido o uso do equipamento entre 8h e 12h de fins de semana e feriados. Além disso, não será permitido transitar por calçadas com o patinete.

*Bicicletas elétricas

É permitida a circulação em ciclovias ou ciclofaixas desde que possua espelhos, indicador de velocidade, campainha, sinalização noturna dianteira, traseira e lateral e pneus em boas condições. É obrigatório o uso de capacete.

*Ciclomotores

Os ciclomotores são veículos de duas rodas com mais de 1,2 m. O decreto proíbe a condução dos veículos por pessoas sem habilitação A ou Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC). Também não será permitida a circulação de ciclomotores em calçadas, ciclovias e ciclofaixas, já que eles podem ameaçar a segurança de outras pessoas que transitam por esses lugares. Para obter a ACC, o cidadão precisa preencher os requisitos exigidos para as categorias A, B e C de habilitação: ser maior de 18 anos, saber ler e escrever e possuir CPF. A solicitação deve ser feita na sede do Detran, na Avenida do Estado, 4243.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -