Uma indicação apresentada na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú sugere a criação de incentivos para servidores públicos municipais que utilizarem bicicleta ou outros meios alternativos de transporte no deslocamento ao trabalho.
A proposta é do vereador Cristiano José dos Santos.
A Indicação nº 1323/2026 solicita que a prefeita Juliana Pavan determine à secretaria competente a realização de um estudo para fomentar, e até gratificar, os servidores que optarem por não utilizar carros ou motos no trajeto até o paço municipal, localizado na Avenida Martin Luther com a Rua Dinamarca, no Bairro das Nações.
A justificativa da proposta está diretamente ligada à escassez de vagas de estacionamento na região do paço, um problema recorrente apontado por servidores e também por cidadãos que utilizam os serviços públicos.
Segundo o vereador, muitas dessas vagas acabam sendo ocupadas por funcionários, o que reduz a disponibilidade para a população.
Incentivo à mobilidade sustentável
A proposta aposta em uma mudança de comportamento estimulada por benefícios. A ideia é que, ao oferecer algum tipo de gratificação ou incentivo, o município consiga reduzir o número de veículos circulando e estacionados nas proximidades da prefeitura. Além de melhorar a rotatividade das vagas, a medida também dialoga com pautas de mobilidade urbana e sustentabilidade, ao incentivar o uso de bicicletas e outros meios de transporte alternativos.
Como se trata de uma indicação, a proposta não tem caráter obrigatório. Caberá ao Executivo analisar a viabilidade do estudo e decidir se implementa ou não a iniciativa.
