- Publicidade -
- Publicidade -
19.8 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Circuito de Cinema na Arthousebc tem estreia do longa ‘O Bastardo’ 

A programação segue até domingo (15) com oito filmes em horários variados

O Circuito de Cinema da Arthousebc abre nesta quinta (12) com a estreia do longa dinamarquês ‘O Bastardo’, que será apresentado em quatro ocasiões até domingo (15). Além dele, outros sete filmes foram selecionados pela produção que seleciona produções nacionais e estrangeiras que estão em cartaz em salas de cinema ao redor do Brasil, para exibição na tela da Sala Cinefilia.

A programação é atualizada semanalmente, sempre entre segunda e quarta feira, e fica disponível ao público com sessões de quinta-feira a domingo, em diferentes horários.

A curadoria foca na projeção de filmes do circuito de arte realizados por diferentes autores, estreantes ou consolidados, reconhecidos pela qualidade estética e narrativa de suas obras.

Os filmes da semana

(Reprodução)
  • “O Bastardo” O ator ganhador da Palma de Ouro por “A Caça” e protagonista do vencedor do Oscar “Druk”, estrela a ótima produção dinamarquesa “O Bastardo”, um filme de Nikolaj Arcev, que narra a história do Capitão Ludvig Kahlen, uma figura importante para a coroa dinamarquesa, no século XVIII.
  • “Fernanda Young Foge-me ao Controle” mostra em detalhes a vida e obra da brilhante multifacetada artista.
  • “Othelo, O Grande”, de Lucas H Rossi dos Santos é um filme homenagem a uma das grandes estrelas do cinema clássico brasileiro. Othelo é eterno no cinema brasileiro.
  • ”O Último Pub”, o experiente e mundialmente respeitado Ken Loach entrega mais uma obra-prima da cinematografia Inglesa, e não apenas é capaz e entregar uma história humana e emocionante, mas também abre a janela para questões que permeiam nossa sociedade com um todo.
  • “Entrelinhas” faz um vôo particular em uma fase polêmica e traumática da história do governo brasileiro, sendo capaz de ampliar o entendimento do público em uma narrativa que mostra como injustiças são parte da realidade em momentos em que a violência é legalmente instaurada.
  •  “Zé” o filme de Rafael Conde, entrega uma história real de um jovem que parte de movimentos estudantis e luta por ideais que permanecem enraizadas na sociedade brasileira.
  • “Motel Destino”, de Karim Aïnouz teve sua première na Croisette no Festival de Cannes, e causou burburinho pelo fato do filme tocar em temas considerados como tabu na sociedade atual, com energia sensual e febril.
  • “Mais Pesado é o Céu” é o mais novo filme do diretor cearense Petrus Cariry, vencedor de quatro kikitos no Festival de Gramado de 2023, mostra o sul do Ceará com o tratamento de imagem que merece, em uma narrativa envolvente que vai muito além do pictóricos.

Programação

“O Bastardo”, de Nikolaj Arcel (Aventura Histórica – 124′ – 16 anos – Dinamarca – 2024 – Pandora)
12/09 e 14/09 às 20h30
13/09 e 15/09 às 14h30

Sinopse: No século XVIII, na Dinamarca, o Capitão Ludvig Kahlen (Mads Mikkelsen) – um herói de guerra orgulhoso, ambicioso, mas empobrecido – embarca em uma missão para domar uma vasta terra inóspita na qual aparentemente nada pode crescer. Ele busca cultivar colheitas, construir uma colônia em nome do Rei e conquistar um título nobre para si mesmo. Essa área bela, porém hostil, também está sob o domínio do impiedoso Frederik De Schinkel, um nobre vaidoso que percebe a ameaça que Kahlen representa para seu poder. Lutando contra os elementos e bandidos locais, Kahlen é acompanhado por um casal que fugiu das garras do predatório De Schinkel. À medida que esse grupo de desajustados começa a construir uma pequena comunidade neste lugar inóspito, De Schinkel jura vingança, e o confronto entre ele e Kahlen promete ser tão violento e intenso quanto esses dois homens.

Trailer:

Curiosidades, Prêmios e Festivais: O Bastardo explora temas de desigualdade social e luta pessoal trazendo esses temas para o contexto contemporâneo. O filme foi apresentado no Festival de Cinema de Cannes, onde recebeu elogios por sua adaptação inovadora e pela performance do elenco, recebendo o prêmio de melhor adaptação.

Direção: Nikolaj Arcel / Roteiro: Nikolaj Arcel / Produção: Louise Vesth / Elenco: Mads Mikkelsen e Amanda Collin / Direção de Fotografia: Rasmus Videbæk / Direção de Arte: Jette Lehmann / Trilha Sonora: Dan Romer / Montagem: Olivier Bugge Coutté


“O Último Pub”, de Ken Loach (Drama – 113′ – 14 anos – Reino Unido – 2023 – Synapse)
13/09 e 15/09 às 20h30

Sinopse: No último filme de Ken Loach, o dono de um pub luta para manter seu negócio vivo em uma cidade decadente. Quando refugiados sírios começam a ocupar as casas vazias da região, a tensão aumenta e a união dos habitantes locais é colocada à prova.

Trailer

Curiosidades, Prêmios e Festivais: A obra foi exibida em Cannes, foi premiada no Locarno International Film Festival e nomeada como filme do ano no BAFTA awards

Direção: Ken Loach / Roteiro: Paul Laverty / Produção: Rebecca Obrien / Elenco: Dave Turner, Ebla Mari e Claire Rodgerson / Direção de Fotografia: Robbie Ryan / Direção de Arte: Fergus Clegg / Trilha Sonora: George Fenton / Montagem: Jonathan Morris


“Motel Destino”, de Karim Aïnouz (Thriller – 112′ – 18 anos – Alemanha e Brasil – 2024 – Pandora)
12/09 e 15/09 as 18h30

Sinopse: Sob o céu em chamas numa beira de estrada do litoral cearense, o Motel Destino é palco de jogos perigosos de desejo, poder e violência. Uma noite, a chegada do jovem Heraldo transforma em definitivo o cotidiano do local.

Trailer

Curiosidade, Prêmios e Festivais: O oitavo filme de ficção do cineasta abriu o Festival de Gramado após grande repercussão e reverência da crítica internacional na Riviera Francesa, onde o diretor também exibiu ‘Firebrand’, seu primeiro projeto em língua inglesa, no ano passado.

Direção: Karim Aïnouz / Roteiro: Wislan Esmeraldo, Maurício Zacharias / Produção: Janaina Bernardes, Fabiano Gullane e Caio Gullane / Elenco: Fabio Assunção, Nataly Roch e Iago Xavier / Direção de Fotografia: Hélène Louvart / Direção de Arte: Marcos Pedroso / Trilha Sonora: ? / Montagem: Nelly Quettier


“Fernanda Young Foge-me ao Controle”, de Susanna Lira (Documentário – 90′ – 12 anos – Brasil – 2024 – Synapse)
12/09 às 14h30
14/09 às 18h50

Sinopse: De insana a consciente, de feminista punk a mãe apaixonada. “Os Normais”, “Saia Justa” e todas as faces da artista Fernanda Young, que sacudiu a televisão brasileira e se tornou uma das vozes mais importantes da sua geração.

- Publicidade -

Trailer:

Curiosidades, Prêmios e Festivais: O documentário que não se limita a uma narrativa tradicional utiliza uma abordagem não convencional buscando por colagens disruptivas de arquivo, paisagens visuais e sonoras de momentos íntimos da vida de Fernanda. O filme ganhou o prêmio de Melhor Montagem no Festival “É Tudo Verdade” e de crítica no Festival de Paraty

Direção: Susanna Lira / Roteiro: Beto Passeri e Bruno Passeri / Produção: Susanna Lira e Tito Gomes / Elenco: Fernanda Young, Maria Ribeiro, Fernanda Torres e Luiz Fernando Guimarães / Direção de Fotografia: Ivo Lopes / Direção de Arte: Thais de Campos / Trilha Sonora: Flavia Tyge / Montagem: Italo Rocha


“Entrelinhas”, de Guto Pasko (Drama – 94′ – 14 anos – Brasil – 2023 – Elo Studios)
13/09 às 18h50
14/09 às 14h30

Sinopse: 1971. Beatriz, 17 anos, estudante, é detida por policiais do DOPS e militares do Quartel General de Curitiba sob a acusação de ser colaboradora de estudantes subversivos e de fazer parte de uma célula da VAR-Palmares na tríplice fronteira. Após resistir a dez dias de torturas em Foz do Iguaçu sem que os militares conseguissem comprovar o envolvimento dela com as acusações, Beatriz é trazida de volta à Curitiba toda estraçalhada e entregue aos pais por um oficial do exército que, ao devolvê-la à família, simplesmente diz: “Desculpem, foi um engano”!

Trailer:

Curiosidades, Prêmios e Festivais: Mais de 2.100 atores foram testados para este filme buscando pela maior semelhança possível com os personagens originais da narrativa, a obra levou o maior numero de premiações no 27 edição do Festival Cine PE, entre eles: melhor direção, melhor direção de arte e melhor montagem.

Direção: Guto Pasko / Roteiro: Guto Pasko / Tiago Lipka e Rafael Monteiro / Produtora: GP7 Cinema / Distribuidora: Elo Studio / Elenco: Gabriela Freire, Leandro Daniel, Daniel Chagas, Eduardo Borelli, Renet Lyon, Patrícia Saravy, Mauro Zanata, Lais Cristina, Carlos Vilas Boas, Leonardo Goulart, Richard Rebelo / Direção de Fotografia: Alziro Barbosa / Direção de Arte: Alziro Barbosa / Trilha Sonora: Kiko Ferraz e Chrístian Vaisz / Montagem: Lucas Cesario Pereira


“Othelo, O Grande”, de Lucas H Rossi dos Santos (Documentário – 93′ – 12 anos – Brasil – 2023 – Livre Filmes)
12/09 às 16h50

Sinopse: Grande Othelo foi um dos mais brilhantes atores brasileiros do século XX. Negro, órfão e neto de escravizados, ele desafiou o racismo estrutural ao eternizar seus personagens no cinema e na TV, abrindo caminhos para as futuras gerações de artistas negros. O filme oferece uma visão íntima e pessoal do homem que se tornou um ícone, deixando um legado inestimável na cultura brasileira.

- Publicidade -

Trailer:

Curiosidades, Prêmios e Festivais: Arquitetado através de mais de 15 entrevistas com amigos e familiares, colocando Othelo sobre a perspectiva do outro e depois como narrador de sua história; Othelo, o Grande venceu o prêmio de Melhor Documentário no Festival do Rio 2023.

Direção: Lucas H. Rossi dos Santos / Roteiro: Lucas H. Rossi dos Santos / Produção: Ailton Franco Jr / Elenco: O Grande Otelo, Paulo José, Zezé Motta, Ruth de Souza / Direção de Fotografia: Lais Rodrigues / Direção de arte: Lais Rodrigues / Trilha Sonora: Ori Musiclab / Montagem: Willem Dias, Lucas H. Rossi dos Santos


“Mais Pesado é o Céu”, de Petrus Cariry (Drama – 98′ – 12 anos – Brasil – 2023 – Sereia filmes)
13/08 às 16h50

Sinopse: Após acolher uma criança abandonada, Teresa conhece Antônio, e os dois iniciam uma jornada pelas estradas. O passado em comum, para eles, são as memórias de uma cidade submersa no fundo de uma represa. A vida é sonho, mas o futuro é a incerteza.

Trailer: 

Curiosidade, Prêmios e Festivais: A obra estreou no 51 festival de Gramado levando o prêmio de melhor direção

Direção: Petrus Cariry / Roteiro: Petrus Cariry, Firmino Holanda e Rosemberg Cariry / Produção: Iluminura Filmes / Elenco: Matheus Nachtergaele, Ana Luiza Rios, Sílvia Buarque, Danny Barbosa, Buda Lira e Marcos Duarte / Direção de Fotografia: Petrus Cariry / Direção de Arte: Lana Benigno e Sérgio Silveira / Trilha Sonora: João Victor Barroso / Montagem: Firmino Holanda, Petrus Cariry


“Zé”, de Rafael Conde (Drama – 120′ – 14 anos – Brasil – 2023 – Embaúba)
14/08 e 15/08 às 16h25

Sinopse: Zé é líder do Movimento Estudantil Brasileiro e participa de um grupo de resistência contra a ditadura militar no Brasil (1964-73). Perseguido, ele escolhe a clandestinidade. Ele deixa sua vida de classe média alta para viver com o povo, realizando o trabalho de alfabetização e conscientização política dos mais pobres. Ele conhece sua parceira Bete, com quem tem 2 filhos. Durante seu tempo de clandestinidade, ele recebe Gilberto, irmão de Bete, como um novo militante. Gilberto é, no entanto, um informante do regime repressivo. Zé morre sob tortura aos 27 anos, falsamente acusado pelos militares de ter traído todos os seus companheiros, desaparecidos até hoje.

Trailer:

Curiosidades, Prêmios e Festivais: O roteiro de “Zé” foi escrito por Rafael Conde e Anna Flávia Dias durante um período de 20 anos, aborda perspectivas da maternidade em sofrimento e da desigualdade social no contexto ditatorial. Zé recebeu o prêmio de melhor direção de arte na 18 Cine Ouro Preto

Direção: Rafael Conde / Produção: Samantha Capdeville / Distribuidora: Embauda Filmes / Roteiro: Anna Flávia Dias Sales e Rafel Conde / Elenco: Caio Horowicz, Eduarda Fernandes, Samantha Jones, Rafael Protzner, Yara de Novaes, Gustavo Werneck, Alexandre Cioletti / Direção de Fotografia: Luís Abramo / Direção de Arte: Oswaldo Lioi / Trilha Sonora: Pedro Durães / Montagem: Fabian Remy


Serviço

  • Endereço: Arthousebc / Rua São Paulo Nº 581-1 / Bairro dos Estados / Balneário Camboriú / SC
  • Ingresso: R$ 30,00 (inteira) ou R$ 15,00 (meia) a venda na bilheteria do cinema
  • Bilheteria: de quinta a domingo das 14h às 22h / Dinheiro, Débito, Crédito ou Pix
  • Realização: Arthousebc / Comunica

Para receber notícias do Página 3 por whatsapp, acesse este link, clique aqui




- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -