- Publicidade -
28.7 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Curta ‘Maré’ gravado em Balneário Camboriú tem pré-estréia nesta sexta

O curta-metragem ‘Maré’, gravado na Praia de Taquaras, terá sua première nesta sexta-feira (17), às 19h30, de forma remota (canal YouTube da Café Maestro Produções).

(Foto Flávio e Marcelo Fernandes)

Com produção da Big Fish Filmes e Café Maestro Produções, o curta foi contemplado no edital LIC/2019, da Fundação Cultural de Balneário Camboriú e conta a história de um personagem de terceira idade, profundamente doente, que recebe a visita de um jovem que o faz revisitar o passado e rever suas escolhas de vida.

Antes mesmo da estreia em Balneário Camboriú, o filme já foi selecionado em dois festivais internacionais: o Fist-Time Filmmakers Sessions, realizado pelo Pinewood Studios, e também para o Sessions By Lift-Off Global Network, que pode classificar para exibição do Los Angeles Lift-Off Film Festival, no Raleigh Studios, em Hollywood.

A produtora executiva do curta, Dagma Castro disse que a pré-estreia online acontece por causa da pandemia e também para que mais pessoas tenham acesso ao filme.

“A equipe trabalhou com dedicação, entrega e com todo cuidado, em relação ao Covid, em uma produção que atravessou a pandemia em processos criativos. Nesse período buscamos apoios e agregamos coprodução”, comentou Dagma.

Para ela, o cinema é troca de experiências, é encontro. 

- Publicidade -

“O encontro de quem quer e precisa dizer algo com quem faz o filme acontecer e com o público que o recebe”, acrescentou.

O filme ‘Maré’, segundo a produtora executiva, foi resultado de suor e sonho.

“A produção cinematográfica é um produto cultural que provoca diálogos importantes e movimenta uma cadeia produtiva de diversos profissionais”.

Direção e Co direção

- Publicidade -

O diretor Jaques Rangel trouxe a gaúcha Mirela Kruel, para a co direção.

“Ela é uma diretora muito experiente com diversos filmes em sua trajetória, o que fez muita diferença, pois como também fiz a direção de fotografia pude trabalhar com todo cuidado que sempre tenho e um filme precisa”, disse Jaques. 

Ele também lamentou que o filme ainda não possa ser exibido em uma telona.

“Gostaríamos de ter todos assistindo em uma telona, esta é a magia, mas preferimos ainda não ser provocador de aglomerações”; conclui o diretor.

Cenografia

A direção de arte e cenografia é de Celi Pará que, com mais de 10 anos fazendo cenários para TV Globo, imprimiu no filme toda textura de elementos cenográficos necessários para construir o ambiente narrativo que o envolve. 

“A locação que encontramos fez toda diferença no filme, o ambiente estava lá basicamente pronto para rodar, no mar, na vista e no barulho das ondas, só agregamos elementos que o contexto do filme trazia, como muitos e muitos livros – mais de 300 – e alguns móveis para completar os ambientes. A arte no cinema é rica em pesquisas, em objetos e detalhes, que às vezes o público não percebe, mas é o que coloca o filme num tempo e lugar, que constrói a harmonia de uma cena”, relata a cenógrafa que se dividiu entre a produção do curta e um trabalho que está desenvolvendo em São Paulo para a TV Globo.

A equipe

Por conta dos protocolos da Covid-19 e do pequeno recurso recebido no edital da LIC, pouco mais de R$ 25 mil, trabalharam 19 profissionais no filme.

“Esta equipe fez um filme que é poesia pura. É mais um filme que leva nossas paisagens para diversos lugares, desta vez a praia de Taquaras, e demonstra a capacidade produtiva local, o que nos orgulha muito, mas ao mesmo tempo lamentamos que a cidade não entenda ainda seu potencial em produção de cinema e Economia Criativa. Por isso é também importante constar nossos apoiadores como a Conjel Contabilidade, o restaurante Alquimia do Sabor, Luciana Kina, o estúdio Brasil Imagens e a locação que gravamos, o Mar em Casa”, conclui a produtora executiva.

Ficha Técnica

Direção: Mirela Kruel e Jaques Rangel

Roteiro: Marco Souto e Tiago Sebben

Produção: Big Fish Filmes e Café Maestro Produções

Produtora Executiva: Dagma Castro

Elenco (Ator – Personagem): Gringo Starr – Chico e Roner Lucas – Quinho

Direção de Produção: Dagma Castro

Direção de Fotografia: Jaques Rangel

Direção de Arte: Celi Pará

Figurino: Celi Pará

Montagem: Jaques Rangel

Som Direto: Caique Calove

Trilha Sonora Original: Café Maestro

Desenho de Som: Marcelo Cássio

Assistente de Direção: Ricardo Weschenfelder

Assistente de Fotografia: Fernanda Duarte e Thayna Fagundes Lentz

1º Assistente de Arte: Marlon Andrei

2º Assistente de Arte: João Macacchero

Continuísta: Luis P S Freitas

Foto Still: Marcelo Fernandes e Flávio Fernandes

Catering: Alquimia do Sabor

Distribuição: Moreno De Franceschi

Link para acesso à estreia no perfil do instagram do filme @curtamare

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -