- Publicidade -
24 C
Balneário Camboriú

Marighella, Bob Cuspe e Alice Gui-Blaché na tela grande da Arthousebc

Circuito de Cinema expande programação para feriado nacional

- publicidade -

Leia também

- Publicidade -

PROGRAMAÇÃO DE 11/11 A 15/11

Estreiam dois longas imperdíveis, um é a adaptação para o cinema da obra de uma dos maiores cartunistas do Brasil, o ácido Angeli, que deu vida ao personagem que dá nome ao filme “Bob Cuspe – Nós Não Gostamos de Gente” de Cesar Cabral, filme que também traz personagens como Rê Bordosa, Pop e outros. O outro título é o feminista e afirmativo “Alice Guy-Blaché” de Pamela B. Green, o documentário narrado por Jodie Foster apresenta a história da primeira cineasta mulher da história, que em 1985 achou que era possível fazer mais com o cinema: que aquela nova invenção poderia ser usada para contar histórias.

O longa-metragem “Marighella” de Wagner Moura, o filme que causou polêmica durante a tentativa de lançamento, apresenta um filme de posicionamentos transparentes que envolvem o espectador em uma história sobre Marighella, revolucionário morto por militares.

Seguem também em cartaz “O Homem que Vendeu sua Pele”, de Kaouther Ben Hania, foi um dos cinco finalistas ao Oscar de filme estrangeiro em 2021. Yahya Mahayni, o protagonista, ganhou o prêmio de melhor ator no Festival de Veneza 2020. Subvertendo todas as convenções, o filme entra no universo da arte de uma maneira muito particular e é tratado como uma verdadeira joia do cinema atual.

“Marighella”, de Wagner Moura

- Publicidade -

(Drama – 145 min – 16 anos – Brasil – 2021 – Paris Filmes)

  • 11/11 a 15/11 às 15h00
  • 11/11, 13/11 e 15/11 às 19h15
  • 12/11 e 14/11 às 20h50

Sinopse: Neste filme biográfico, acompanhamos a história de Carlos Marighella, em 1969, um homem que não teve tempo pra ter medo. De um lado, uma violenta ditadura militar. Do outro, uma esquerda intimidada. Cercado por guerrilheiros 30 anos mais novos e dispostos a reagir, o líder revolucionário escolheu a ação. Marighella era político, escritor e guerrilheiro contra à ditadura militar brasileira.

Curiosidade, Prêmios e Festivais: Estreia de Wagner Moura na direção. Selecionado para a mostra Competition da 69ª edição do Festival de Berlim.

- Publicidade -

Direção: Wagner Moura / Roteiro: Felipe Braga e Wagner Moura / Direção de Fotografia: Adrian / Elenco: Seu Jorge, Adriana Esteves, Bruno Gagliasso.

“Bob Cuspe – Nós Não Gostamos de Gente”, de Cesar Cabral

(Animação – 90 min – Brasil – 16 anos – 2021 – Vitrine Filmes)

  • 11/11, 13/11 e 15/11 às 21h40
  • 12/11 e 14/11 às 19h15

Sinopse: O velho punk Bob Cuspe tenta escapar de um deserto pós-apocalíptico que, na verdade, é um purgatório dentro da mente de seu criador, o cartunista Angeli, que passa por uma crise criativa.

Curiosidades: Foi exibido presencialmente na 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Direção: Cesar Cabral / Roteiro: Cesar Cabral, Leandro Maciel / Cinematografia: Alziro Barbosa / Produção: Ivan Melo / Produtoras: Coala Filmes, Vitrine Filmes, Canal Brasil.

“Alice Guy-Blaché”, de Pamela B. Green

(Documentário – 103 min – 12 anos – EUA – 2020 – Arteplex)

  • 11/11, 13/11 e 15/11 às 17h30

Sinopse: Documentário sobre a cineasta pouquíssimo mencionada na história, Alice Guy-Blanché pioneira no mundo do cinema desde os seus 21 anos, ainda no final do século XIX. O filmes mostra as imagens de arquivo e entrevistas com atores e outros grandes nomes do cinema, trazendo à tona algumas das obras da cineasta e tocando no motivo misterioso pelo qual a grande artista caiu no esquecimento com o passar do tempo.

Curiosidade, Prêmios e Festivais: Documentário recupera trajetória de Alice Guy-Blaché, primeira cineasta da história | Mulher no Cinema

Direção: Pamela B. Green / Roteiro: Pamela B. Green, Joan Simon / Trilha Sonora: Peter G Adams / Elenco: Evan Rachel Wood, Andy Samberg, Geena Davis

- Publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -