- Publicidade -
- Publicidade -
21.1 C
Balneário Camboriú

Balneário e Camboriú em estado de atenção pelo ciclone que deve chegar em Santa Catarina

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

É normal opositores (perdedores) se unirem

No vídeo de hoje, o jornalista do Página 3, Waldemar Cezar Neto, o Marzinho, fala sobre o “encontro” da...

Primeiro evento legalizado de grau acontece domingo em Balneário Camboriú

Balneário Camboriú vai ter o primeiro encontro oficial do grau legalizado (manobras com a bicicleta, com rodas para cima,...

Mais de 650 pessoas se inscreveram para mutirão de limpeza do Rio Camboriú

As inscrições para o ‘Todos pelo Rio Camboriú’, que acontece neste sábado (22), seguem abertas
- Publicidade -
- Publicidade -

A chegada de um ciclone extratropical em Santa Catarina vem colocando as cidades em estado de atenção, incluindo Balneário Camboriú e Camboriú. Os municípios estão em sobreaviso e possuem abrigos prontos caso algum morador necessite.

Segundo a Defesa Civil de SC, nesta tarde de quarta-feira (12) são observadas tempestades severas na região entre a Argentina e o noroeste do Rio Grande do Sul, devido ao avanço de uma frente fria, associada a formação do ciclone extratropical. Este sistema se aproxima da região Oeste de Santa Catarina e pode trazer temporais nas próximas horas. 

O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a tempo severo, como fortes rajadas de vento e queda de granizo. 

A previsão hidrometeorológica também aponta ondas grandes no litoral catarinense e ressaca, além de tempestades.

Balneário Camboriú

O diretor da Defesa Civil de Balneário Camboriú, Fabrício Melo, diz que o alerta para Balneário é de menor potencial e que ‘o pior’ é para o Sul do Estado e Meio Oeste. 

Ele explica que há três alertas ativos: 1) para chuva (alerta amarelo), 2) vento (alerta laranja, que aponta ventos de 50 a 70km/h) e 3) mar agitado, com ondas que podem atingir de 1,5m a 2m. 

“O alerta para chuva é moderado, mas como o solo está encharcado porque choveu bastante, pode ocorrer deslizamento e também estamos em atenção com os rios, porque está aumentando a vazão”, informa.

Fabrício pontua que a comunidade deve acompanhar os alertas da Defesa Civil porque a situação pode ‘evoluir’, como passar do alerta amarelo (chuva) para laranja ou até vermelho. 

“Pedimos atenção e qualquer dúvida pode acionar a Defesa Civil, caso veja um poste ou árvore inclinados, parede rachada ou indício de deslizamento”, acrescenta.

A secretária de Inclusão Social de Balneário Camboriú, Christina Barichello, explica que já estão trabalhando em conjunto com a Defesa Civil da cidade e que estão monitorando o ciclone. 

- Continue lendo após o anúncio -

“Temos abrigo na Rua Itália, no Bairro das Nações, caso haja necessidade. Já temos tudo montado, com colchões, cobertores e estrutura. Balneário está preparada caso algo aconteça, temos tudo organizado, mas estamos rezando para que nada ocorra”, disse.

Camboriú

A Defesa Civil de Camboriú também está alertando a comunidade por conta da previsão do ciclone extratropical, já que há risco de moderado a alto para ocorrências na região. Caso algum morador da cidade precise de abrigo, a estrutura que será ativada é o Centro Municipal de Apoio à Família Adão da Rosa, localizado na Rua Flamboyant, 951, no Bairro Monte Alegre.

Em caso de emergências, moradores de Balneário Camboriú e Camboriú podem ligar 199 ou 193.

Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- Publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas