Esse mês de agosto está 3°C acima da média histórica (1981 até o presente) considerando as temperaturas médias, segundo o Laboratório de Climatologia da Universidade do Vale do Itajaí (Labclima/Univali). Esse agosto de 2023 é o quarto mais quente, mas uma ‘gangorra de temperatura’ se destaca também, com queda brusca para os próximos dias.
De acordo com o Labclima/Univali, neste mês de agosto a região de Balneário Camboriú está em uma gangorra de temperatura – frio, calor, frio, calor. Veja abaixo (dados estação meteorológica de Camboriú):
- Primeira semana: mínima de 9,5°C e máxima de 32,4°C
- Segunda semana: mínima de 12,1°C e máxima de 23,1°C
- Terceira semana: mínima de 9,6°C e máxima de 30,5°C.
- Quarta semana (esta): previsão de mínima 10,0°C (domingo) e máxima de 31,6°C.
- Para a próxima segunda-feira é esperado mínima entre 6/7°C.
Acontecer isso é normal na região de Balneário Camboriú. As causas mais básicas são o El Niño e a entrada de massa de ar quente do centro do país. O frio se deve a passagem de frente fria, e logo em seguida à entrada de massa de ar polar.
Considerando isso tudo, a previsão aponta nova mudança de tempo para os próximos dias, com o calorão (a exemplo de quarta, 23) indo embora por um tempo. A previsão aponta chuva para quinta, sexta-feira e sábado (24 a 26).
O domingo (27) começará com nuvens, sem chuva, depois o sol aparecerá.
Temperaturas em queda gradativa a partir desta quinta (entre 15/24°C). Depois, mínimas entre 10/13°C e máximas entre 15/17°C.