- Publicidade -
- Publicidade -
21.7 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Inverno inicia nesta quarta-feira: saiba como será a estação mais fria do ano em Balneário Camboriú

O inverno inicia oficialmente nesta quarta-feira (21) às 11h58 e deve ser chuvoso, principalmente entre julho e agosto. No trimestre a previsão é de pouco frio em SC, com temperatura próxima à acima da média climatológica. Porém, estão previstas algumas frentes frias, que provocam temperaturas mais baixas, incluindo chance de neve na Serra.

Deve chover mais entre julho e agosto

Segundo as meteorologistas Gilsânia Cruz e Marilene de Lima, da EPAGRI/CIRAM, em junho, a previsão é de chuva próxima da média climatológica, mal distribuída e escassa em alguns períodos. 

Os meses de junho e julho são bem parecidos em relação à média climatológica de chuva, variando de 70 a 140mm na região de Balneário Camboriú. 

- Publicidade -

Já entre julho e agosto a tendência é de aumento da chuva no litoral catarinense, podendo chover entre 110 e 150mm.

Neste inverno há chance inclusive de chuva forte, com totais elevados em curto intervalo de tempo, temporais com raios, granizo e ventania, ondas de frio e períodos de estiagem.

Deve fazer menos frio, mas frentes frias também são esperadas

Nos próximos meses algumas massas de ar frio chegam ao Sul do Brasil, provocando frio mais abrangente, ‘com formação de geada ampla’ em Santa Catarina. Episódios de neve podem ocorrer associados às massas de ar frio, principalmente em cidades como São Joaquim e Urubici.

Neste inverno não tem previsão de frio duradouro, as massas de ar frio devem intercalar com períodos mais quentes. Também são esperados dias consecutivos de temperatura elevada (acima de 30ºC), os chamados ‘veranicos’ que devem ser mais frequentes neste ano. Outra caraterística da estação são os nevoeiros, já comuns em Balneário Camboriú, associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -