- Publicidade -
- Publicidade -
22.2 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Previsão de chuvas fortes em Balneário Camboriú no final de semana e risco elevado de enchente em cidades próximas

A previsão do Climatempo é de 45 mm de chuva em Balneário Camboriú no sábado e 70 mm no domingo, o que pode ser considerado bom quando comparado com outras cidades do Vale, que recebem água descendo de diversas cidades.

Existe, entre meteorologistas, preocupações sobre os efeitos da chuva na região de Blumenau e de Itajaí. Camboriú também preocupa, mas devido às deficiências de infraestrutura.

A Defesa Civil de Balneário Camboriú, através do diretor, Fabrício Mello, confirma a previsão de muita chuva entre sexta (6) e domingo (8), mas que volumes nas cidades como Itajaí e Blumenau não necessariamente influenciam aqui, pois é outra bacia hidrográfica.

- Publicidade -

Por enquanto, existe um alerta, emitido às 11h40 desta quinta-feira, com a região de Balneário entre o amarelo (moderado) e laranja (risco alto), podendo acontecer inundações, enxurradas, deslizamentos, destelhamentos e queda de árvores. 

“Fala-se de chuva forte, volumosa, aquela persistente de várias horas. O rio vai recebendo essa quantidade de água, desde a nascente até a bacia, e pode acarretar inundações. Falam em 150mm de acumulado de chuva – mais ou menos o que choveu ontem (4). Pode acontecer ou não, ainda não podemos afirmar. Pedimos que os moradores fiquem alerta aos avisos da Defesa Civil”, destacou Fabricio. 

Previsão do tempo

Segundo a Defesa Civil de SC, o período entre sexta-feira (6) e domingo (8) será marcado por risco para enxurradas, inundações, alagamentos e deslizamentos. O risco é alto nas áreas em laranja e moderado nas áreas em amarelo, com condições específicas para cada um dos dias.

Na sexta-feira (6) as instabilidades ganham força, com risco para temporais em todas as regiões, em especial no período da tarde. 

Os temporais vêm acompanhados com intensas rajadas de vento  e eventual queda de granizo, que podem provocar destelhamentos, queda de árvores e danos na rede elétrica.

Além disso, os elevados acumulados de chuva em um curto período de tempo trazem risco para enxurradas e deslizamentos.

- Publicidade -

Entre a noite de sexta (6) e ao longo do sábado (7), é importante destacar as áreas do Litoral Sul, Planalto Sul e Grande Oeste, que podem registrar acumulados entre 150 e 200 mm, com risco alto para enxurradas e deslizamentos. Nas demais regiões os acumulados indicam valores entre 50 a 70 mm.

No domingo (8), a chuva se espalha para as demais regiões de SC, com acumulados entre 100 mm e 150 mm entre o Vale do Itajaí, Litoral Norte, Planalto Norte e Grande Florianópolis. O risco é alto para ocorrências associadas a enxurradas e deslizamentos e muito alto para inundações graduais.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -