A primavera inicia no sábado (23) e deve ser marcada em Santa Catarina por temperaturas acima da média e ainda pelo predomínio de nebulosidade em boa parte dos dias. Também há previsão de chuva forte.
Segundo as meteorologistas da EPAGRI/CIRAM, Gilsânia Cruz e Marilene de Lima, no trimestre, a previsão é de chuva acima da média climatológica, em SC.
A precipitação deve ser frequente e com totais mais elevados na primavera, que será marcada pelo predomínio de nebulosidade em boa parte dos dias.
O destaque nesta primavera de 2023 é que, por conta da atuação do fenômeno El Niño, o risco de eventos extremos com chuva forte e totais elevados em curto intervalo de tempo também aumenta – ou seja, pode chover bastante e ainda podem ocorrer temporais com forte atividade elétrica (raios), granizo e ventania.
A expectativa é de que, na segunda quinzena de novembro, aconteçam as pancadas de chuva de verão, associadas à convecção da tarde, que passam a ocorrer com mais frequência em todo o Estado.
Na região de Balneário, em setembro os totais de chuva variam de 110 a 170 mm, em outubro os volumes de chuva são os mais elevados do trimestre e variam de 140 a 180 mm e em novembro de 130 a 180 mm em média.
No trimestre a previsão é de temperatura acima da média climatológica, em SC.
Ainda pode ocorrer um ou outro episódio de frio no início da primavera, com temperatura próxima ou abaixo de 0°C e formação de geada principalmente nas áreas altas do Planalto Sul.
A previsão é de elevação da temperatura nos próximos meses e são esperados dias consecutivos de temperatura acima de 30ºC.