- Publicidade -
24 C
Balneário Camboriú

Noves fora as bizarrices Balneário Camboriú continua entre as melhores cidade do País

Recebi hoje um e-mail da Urban System, sobre o estudo denominado Connected Smart Cities e fui conferir a posição de Balneário Camboriú.

Antes quero dizer a minhas nove leitoras que não costumo confiar no que esse pessoal divulga, porque alguns anos atrás eles publicaram um ranking desses, onde Balneário Camboriú apareceu com zero rede de esgoto, embora na época já tivesse cobertura superior a 90%.

Nessa divulgação de agora, Balneário Camboriú aparece como quarta colocada no Brasil em mobilidade urbana, entre as cidades brasileiras com mais de 50 mil habitantes. 

Como pode uma cidade que não tem transporte coletivo ser considerada líder em mobilidade urbana?

Segundo a Urban Systems estamos bem em mobilidade porque temos semáforos inteligentes. 

Também porque temos um dos maiores índices de veículos de baixa emissão, 0,26% ou uns 240 no total.

E porque temos uma grande extensão de ciclovias. Sim, temos, porém nas áreas onde os ciclistas correm mais riscos, todos sabemos que não é satisfatório e falta muito para ficar bom.

Balneário Camboriú também se destaca em meio ambiente, pela cobertura de água, cobertura de esgoto e recuperação de resíduos para reciclagem. 

Parece certo, não fosse o fato que todos os rios que cortam a cidade estão poluídos.

Balneário Camboriú fica na quinta colocação pelo investimento per capita em saúde e baixa mortalidade infantil.

Estamos na segunda posição no País no eixo governança. Concordo, porque é levado em conta a transparência e a administração municipal é bastante transparente, exceto por algumas coisas relevantes que escondem, como as relativas à reurbanização da Atlântica e os estudos para concessões da Passarela da Barra e do Mercado Público.

No geral do ranking Connected Smart Cities, Balneário Camboriú é o 12º município do País.

A nossa economia (posição 44) é ruim. Nossa saúde (posição 5) é boa. Nossa segurança (posição 25) não é boa e em inovação e tecnologia (posição 54) estamos devendo e muito. 

Cidade inteligente com inovação e tecnologia na posição 54 é um tanto bizarro, mas os indicadores elaborados por essa empresa são assim mesmo. 

Cerca de 450 cidades brasileiras participaram do estudo e, noves fora o que não está bom, Balneário Camboriú tem muitas qualidades, em verdade penso que é o melhor lugar do Brasil para se viver.

Isso foi construído pela população ao longo de seis décadas, portanto precisamos nos manter atentos e reclamando das autoridades o que precisa melhorar.

- Publicidade -
Waldemar Cezar Neto
O autor é jornalista
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -