- Publicidade -
17.7 C
Balneário Camboriú

Economia na semana

56ª Pronegócio

A rodada de negócios de confecção em Brusque chegou ao fim na última semana com aumento de peças vendidas, o que movimentará a cadeia têxtil e de confecção nos próximos meses. As 120 marcas catarinenses saem do evento com foco agora na linha de produção. Isto porque, o evento promovido pela AmpeBr em parceria com o Sebrae/SC, mais uma vez proporcionou excelentes negociações, com a vinda de clientes de diversas partes do Brasil. A 56ª edição da Pronegócio apresentou a coleção Alto Verão 2021/2022 nos segmentos masculino, feminino, infantil, moda praia, fitness e agradou os compradores das redes de lojas participantes. A próxima Pronegócio, que apresentará a coleção Outono Inverno 2022 já tem data marcada: 17 a 21 de janeiro de 2022.

Solução de conflitos extrajudiciais

Pela primeira vez o SECMASC (Seminário de Conciliação, Mediação e Arbitragem de Santa Catarina) em sua 10ª edição, será totalmente online e gratuito, para difundir ainda mais os Métodos Adequados de Solução de Conflitos, que auxiliam a desafogar o Judiciário. Em 2021, em meio a pandemia, o tema abordado será “Sustentabilidade, Ser Humano e Soluções de Conflitos em Tempos de Sociedade 5.0”. Promovido pela Federação Catarinense das Entidades de Mediação e Arbitragem (FECEMA), que completa 20 anos em 2022, tem como objetivo mostrar como a solução dos conflitos utilizando a conciliação, mediação, negociação e arbitragem, por meio de câmaras privadas no nosso estado, tem atendido as diretrizes da Agenda 2030 da ONU, focada nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), humanizando as relações. Palestrantes renomados do Brasil e especialistas internacionais, vão dividir seus conhecimentos. Para se inscrever e saber mais sobre os temas de cada painel, basta acessar: www.fecema.org.br

População

Estimativas do IBGE, Brusque tem mais de 140,5 mil habitantes. Os números tem como data de referência 1º de julho de 2021 e foram divulgados no Diário Oficial da União (DOU). É a 12ª maior cidade de SC. O crescimento é de 2,1%. Guabiruba conta com 24,9 mil, com crescimento estimado de 2,2%. Botuverá tem 5,4 mil habitantes. Joinville com mais de 600 mil habitantes, Florianópolis com 516 mil e Blumenau com 336,4 mil seguem sendo as cidades com maior população de SC. Balneário Camboriú tem 149,2 mil habitantes, sendo a 11ª cidade maior do Estado.

Prêmio Empreender 2021

O Núcleo de Fabricantes de Toalhas (NFTEX) da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (Acibr) recebeu o Prêmio Empreender 2021. Realizado pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), em parceria com o Sebrae, o reconhecimento nacional que celebra as melhores práticas do programa Empreender Competitivo, que nesta edição (2017-2021) contou com 36 projetos inscritos dos quais também foram premiados a Federação das Associações Comerciais (PR) e o Conselho Nacional dos Empresários (SP). O NFTEX conseguiu se reinventar para o lançamento de uma marca coletiva que já é destaque no Brasil, o Vale das Toalhas.

Espaço Memória Schlosser

Tecidos, documentos e até a mobília do escritório da empresa têxtil brusquense estão expostos na entrada da Biblioteca Padre Orlando Maria Murphy, no Espaço de Memória Schlosser, uma exposição criada pelo Centro Universitário de Brusque (Unifebe), com fragmentos da história da empresa centenária, que marcou o processo de industrialização no município. Móveis, objetos, tecidos e livros de atas foram doados pelo último presidente da empresa, Marcus Schlosser. No Espaço, alunos e professores e a comunidade podem conferir, além de amostras de tecidos, um encarte e um troféu comemorativo de quando a empresa completou 75 anos.

Judicialização

A judicialização de tudo está assumindo proporções inusitadas. Um fato, em ação iniciada em Lages, o Tribunal Superior do Trabalho rejeitou unanimemente recurso de um operador mantenedor da Ambev que alegava que a empresa, ao premiar o cumprimento de metas e pagar horas extras com cervejas, estaria induzindo os trabalhadores ao alcoolismo. E para quem ganha linguiça dos frigoríficos, por exemplo, como acontece, vai querer acusá-los por indução à obesidade?

ICMS

O governador do Distrito Federal deu a largada numa corajosa decisão que deve pressionar os demais: enviou à Câmara Legislativa projeto de lei que reduz a alíquota do ICMS incidente sobre combustíveis. Para o consumidor, a previsão é de economia de 10% no gasto com gasolina e álcool e de 20% para o diesel. O governador de SC não está nem um pouco disposto a isso, pelo contrário, estaria aumentando a alíquota sobre combustíveis.

Projeção elevada

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA – a inflação oficial do país) deste ano subiu de 7,05% para 7,11%. É a vigésima elevação consecutiva na projeção. A estimativa está no Boletim Focus, pesquisa divulgada pelo Banco Central, com a projeção para os principais indicadores econômicos. Para 2022, a estimativa de inflação é de 3,91%. Para 2023 e 2024, as previsões são de 3,25% e 3%, respectivamente.

Acima da meta

A previsão para 2021 está acima da meta de inflação que deve ser perseguida pelo Banco Central. A meta, definida pelo Conselho Monetário Nacional é de 3,75% para este ano, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é de 2,25% e o superior de 5,25%. Em julho, a inflação subiu 0,96%, o maior resultado para o mês desde 2002, quando a alta foi de 1,19%. Com o resultado, o IPCA acumula alta de 4,76% no ano e 8,99% nos últimos 12 meses.

Inadimplentes

De acordo com a Receita Federal, mais de 4,4 milhões de empreendedores estão inadimplentes, o que representa cerca de um terço do total de inscritos. O Sebrae está pleiteando junto à Receita Federal que os microempreendedores tenham maior prazo para regularizar seus débitos antes da inscrição em dívida ativa. Por enquanto o prazo não foi alterado, permanecendo 31 de agosto.

Golpes

A região de Brusque registrou 958 casos de estelionato entre janeiro e julho deste ano, segundo a Polícia Civil. Deste total, Brusque registrou 855 casos, em Guabiruba foram 88 casos e em Botuverá foram 15. Ainda neste ano, na região do Vale do Itajaí ocorreram 589,3 estelionatos para cada 100 mil habitantes entre janeiro e julho. A região é a segunda com maior taxa, atrás apenas da Grande Florianópolis, que registra taxa de 842,5. Os golpes mais recorrentes em SC são clonagem do WhatsApp, anúncio de compra e venda de veículos, duplicação de perfil de WhatsApp, compras pela internet de maneira geral, falso empréstimo, clonagem de cartão e anúncio de imóveis.

Nova vacina

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recebeu pedido para realização de estudos clínicos da vacina S-UFRJvac, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, contra o novo coronavirus. A solicitação foi enviada à agência dia 6 de agosto. O pedido corresponde às fases 1 e 2 da pesquisa, quando são confirmados dados de segurança obtidos nos testes pré-clínicos (em animais) e coletadas informações iniciais de eficácia.

Direitos do consumidor

Os deputados aprovaram um projeto que dá ao catarinense o direito de escolher a melhor data para o vencimento da conta de energia elétrica. A medida deve evitar que consumidores paguem multas de atraso por ter uma data de pagamento que não se encaixa no cronograma financeiro. A medida segue para análise do governador.

Indústria e futuro

A indústria é uma das principais indutoras do desenvolvimento econômico de SC. Mas na avaliação da Federação das Indústrias, o setor pode gerar um impacto ainda maior na economia, com a substituição de atividades que, erroneamente foram transferidas pelo mundo todo para a Ásia. Entre os setores do Estado portadores de futuro, que estão sendo estudados pela Fiesc agora para gerar um impacto ainda maior estão o de têxteis e confecções, que é o maior empregador de SC e o de madeiras e móveis. A entidade também está lançando uma campanha para reforçar a importância da indústria na vida dos catarinenses.

Colchões de SC

Para crescer no Brasil, o grupo espanhol Pikolin adquiriu em 2016 a rede de lojas Sleep House em SC com 40 unidades. E para fabricar no país, comprou em 2019 a unidade de colchões da Mannes, de Guaramirim. A qualidade da produção em SC surpreendeu. A mão de obra é excepcional, faz os colchões mais bem acabados que existem. O número de trabalhadores passou de 100 para 300, segundo o diretor do grupo. A Pikolin está investindo R$ 100 milhões no Brasil nos próximos três anos. Parte disso é em máquinas para a fábrica em SC, que exporta 20% para a América do Sul. O grupo realiza expansão no número de franquias para chegar a 300 em três anos e vai instalar fábrica em SP para atender parte do Brasil.

Superávit líquido

O crescimento da arrecadação de impostos e os efeitos de cortes de despesas dos últimos anos estão permitindo ao governo de SC fechar as contas com resultados positivos acima do esperado. No período de janeiro a abril deste ano, o Estado alcançou superávit de R$ 1,58 bilhão e as despesas com pessoal caíram para 43,61% da Receita Corrente Líquida (RCL). É a primeira vez em quase 10 anos que a folha fica abaixo de 44,10% da receita líquida, limite de alerta da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Confiança na Arbitragem

Com mais de 100 milhões de processos tramitando no Brasil, não é incomum que casos até simples fiquem anos aguardando julgamento. A situação pode se tornar ainda mais grave se o processo envolver questões de alta complexidade técnica. Uma solução que tem sido cada vez mais aplicada, especialmente por emepresas, é o instituto da Mediação e Arbitragem. Numa Corte Arbitral, as partes aceitam se submeter à decisão do árbitro, que não é nececessariamente advogado ou juiz, podendo ser um especialista da área onde há a controvérsia. Esse sistema é um método de solução de controvérsias legais, disponível para empresas e cidadãos. Em países de 1º Mundo, a Arbitragem é a regra geral, sendo o Judiciário uma exceção pelo seu alto custo.

Indenização

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) condenou o jornalista Luis Nassif ao pagamento de R$ 20 mil de indenização ao empresário brusquense Luciano Hang. A decisão determina a indenização por danos morais pela publicação da reportagem “O que está por trás do terrorismo eleitoral do dono da Havan”. A publicação foi feita pelo jornalista no site GGN e também nas redes sociais em outubro de 2018. Na ocasião, Luis Nassif escreveu que Luciano era sonegador e que ameaçava funcionários, além de outras alegações. Na sentença, o TJ-SP também entendeu que ofícios da Receita Federal no processo e acórdão do Tribunal Superior Eleitoral desmentiram as alegações do jornalista. A assessoria de Luciano Hang informou que os recursos oriundos desta indenização serão doados para Apae de São Paulo.

Campanha

Terminou dia 28 a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, para promover a reflexão sobre as necessidades e os direitos dessa parcela da população que, não raro, é esquecida. A presidente da Federação das Apaes de SC, a brusquense Alice Kuerten, diz que em SC há aproximadamente 23,5 mil pessoas com alguma deficiência que são atendidas pelas Apaes. Mas admite, e isso lhe custa muita angústia, que muitos outros não, pelas famílias acharem que não é importante esse atendimento, não tem condições ou moram longe, dentre outros motivos.

Sombra

O que o Ministério Público Federal não conseguiu em Balneário Camboriú, agora tenta na vizinha Itajaí, ao ajuizar ação civil pública contra a Prefeitura e o Instituto Itajaí, responsável para que não se permitam mais construções que gerem sombreamento na Praia Brava, envolvendo a restinga e a areia, antes das 17 horas.

200 anos de Anita

O bicententenário de nascimento de Anita Garibaldi, a heroína dos dois mundos, foi comemorado na Assembleia Legislativa em uma sessão especial. O evento destacou fatos da vida da cidadã de Laguna, considerada a principal mulher na consolidação do modelo republicano no mundo. A catarinense participou de combates no Brasil e na Itália, onde faleceu.

Comida japonesa

No mercado há quatro anos, o Kyuutai Restaurante Japonés continua buscando se atualizar para agradar os clientes e traz uma experiência inédita em Brusque oferecendo dois tipos de rodízios, chamados de “Festivais”, para quem quiser aproveitar todas as especialidades do restaurante. O Kyuutai está na Rua Pedro Werner, em frente a Centro Empresarial de Brusque.

Mudanças do ICMS

O Núcleo de Beneficiamento Têxtil, da Associação Empresarial de Brusque, discutiu a mudança do entendimento da Secretaria do Estado da Fazenda (Sefaz), na aplicação do ICMS sobre os insumos. Na oportunidade, colaboradores que integram o setor tributário das empresas se fizeram presentes, para esclarecer pontos que consideram divergentes e o quanto a medida vai aumentar os custos de produção. Em SC, a medida foi informada através de uma Nota Técnica e provocou questionamentos. Recentemente, SC ultrapassou o estado de São Paulo e lidera o mercado de vestuário e acessórios no Brasil, representando 26,8% da produção industrial no país. Conforme dados informados pelo Sintex, o Estado mantém cinco mil unidades de produção têxtil, sendo cerca de 800 produtoras e beneficiadoras de manufaturas têxteis e aproximadamente 4 mil fabricantes de artigos confeccionados. Desta forma, a indústria têxtil e de confecção catarinense gera cerca de 170 mil empregos formais.

Oferta de ações

Foi publicado dia 23, o indeferimento do registro da Havan na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Conforme a empresa, a desistência do pedido de registro ocorreu de maneira voluntária e a CVM foi informada em maio deste ano. Conforme o comunicado da Havan, foi optado pela suspensão do processo devido ao planejamento estratégico da empresa. Como consequência dessa decisão, a Havan decidiu por não prosseguir com o pedido de admissão e listagem no segmento do Novo Mercado da B3. Ou seja, ficou adiada a intenção da empresa de realizar sua Oferta Pública Inicial de Ações. Porém, futuramente irá retomar este projeto.

Mini Kalzone

A cidade de Brusque conta com mais uma opção gastronômica de qualidade e com preços acessíveis. É a rede Mini Kalzone, que surgiu em Florianópolis em 1993, e hoje está presente em 49 cidades do país, com mais de 115 lojas. A mega loja drive-thru de Brusque está em uma localização estratégica: na rodovia Antônio Heil, 320 no estacionamento da Havan.

Sensualidade

O Tribunal Superior do Trabalho fixou em R$ 50 mil o valor da indenização a ser paga pelo Itaú Unibanco a uma empregada de uma de suas agências em Florianópolis que, além de sofrer cobrança abusiva de metas, ameaças e constrangimento, era impelida a se vestir de forma sensual (salto alto, saia curta e batom vermelho, entre outras recomendações) para atrair clientes. O valor de R$ 8 mil deferido anteriormente na instância estadual (TRT-SC) não correspondeu à natureza e à proporção do dano, em razão das particularidades do caso, que envolve a prática de assédio moral e sexual.

Reuso da água

SC apesar de enfrentar estiagem desde 2019, vive com uma mentalidade ultrapassada no trato com a água. Somos “vítimas” da cultura de abundância em um Estado rico em belezas e recursos naturais. Atualmente, 70 cidades estão com a situação hidrológica em “atenção”, 18 em “alerta” e duas em “condições críticas”. Por conta disso, o Conselho Estadual de Saneamento irá lançar nos próximos dias a Política de Reuso da Água em Santa Catarina. Serão ações na área de engenharria, construções, planejamento e conscientização. Não faz mais sentindo que a mesma água, por exemplo, que a Casan diz que está apta para o consumo humano, seja utilizado no vaso sanitário. Na Califórnia, por exemplo, há dia e horário para molhar plantas e lavar carro. Até o tipo de planta que consome menos água é indicado.

Melhor da Europa

O catarinense Jorginho foi eleito o melhor jogador da Europa na temporada 2020/2021. Ele foi determinante na conquista do Chelsea na Liga dos Campeões e também no triunfo da Itália na Europa. O jorgador, natural de Imbituba, da base do Brusque, superou o belga Kevin De Bruyne, do Manchestrer City e o volante frances Kanté, companheiro do time, na eleição feita por um juri especial da UEFA. A expectativa agora é de quem vai faturar a “Bola de Ouro” e o “Fifa the Best”, que ainda acontecem neste ano.

Inflação alta Nem o feijão com arroz escapou da alta da inflação e do desemprego. A combinação de aceleração de preços com a queda na renda mudou o cardápio dos brasileiros mais pobres, que se veem obrigados a optar por itens mais baratos. Saem óleo de soja, feijão e carne, entram banha de porco, lentilha e ovo. Até o preparo da refeição foi afetado. Com o botijão de gás a mais de R$ 100 em algumas cidades, muitos trocaram o fogão por lenha e carvão.

- Publicidade -
Augusto Cesar Diegoli
Contabilista aposentado, graduado em Direito pela Univali (ex-Fepevi), pós graduado em Direito tributário e Finanças Empresariais pela Furb, árbitro/mediador e diretor da Câmara de Mediação e Arbitragrem de Brusque e diretor da Facema - Federação Catarinense das Entidades de Mediação e Arbitragem.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -