- Publicidade -
24.3 C
Balneário Camboriú

Economia na Semana

- publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Preview Inverno 2022

Entre os dias 22 e 26 de novembro a Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr) promove mais uma edição da Preview de Inverno 2022. O evento, que já integrava o calendário de rodadas da entidade, volta a ser realizado em 2021, após ter sido cancelado em 2020 por conta da pandemia da Covid-19. Para atender lojistas de todo o país que desejam antecipar os pedidos da coleção Inverno 2022, o evento será realizado em formato de mini rodada, no Hotel Monthez, por meio de agendamento para as negociações.

Vaccaro Group expande

Com atuação em diferentes setores da economia brasileira, o conglomerado catarinense Vaccaro Group, especializada em embalagens de polipropileno e tecidos sintéticos, expande seus negócios, através da Vaccaro Empreendimentos na construção civil, principalmente em SC, somando 8,7 mil lotes horizontais e 258 unidades imobiliárias verticais em Barra Velha, Itajaí (Praia Brava), Biguaçu e Lages.

- Publicidade -

Caged Setembro

Com um saldo positivo de 313.902 novos empregos, o Caged informa a retomada de novos empregos no Brasil. Com este montante em setembro, soma-se atualmente 2,5 milhões de novos empregos para este ano de 2021. Santa Catarina continua em destaque: 17.829 novos empregos gerados no mês, atrás apenas de São Paulo (84.887), Minas Gerais (29.029) e Pernambuco (25.732). No acumulado do ano, SC tem um saldo positivo de 176.789 empregos gerados. No mês de setembro, os destaques ficaram com Joinville (+1.372), Florianópolis (+1.366), Blumenau (+1.056), Jaraguá do Sul (+982), Itajaí (+918), Chapecó (+896), Balneário Camboriú (+778), Brusque (+688), Criciúma (+477) e São José (+409). A cidade de Brusque tem um saldo positivo neste ano, até setembro, de 5.211 novos empregos gerados.

Noite Italiana

- Publicidade -

O restaurante do Hotel Estação 101 Brusque, antigo Brusque Palace Hotel, está oferecendo todas as quintas-feiras, a partir das 19 horas, a Noite Italiana, com ilha de massas, diversos molhos, mesa com queijos e pães, pratos quentes e sopas, galeto ao primo canto, entre outros sabores.

Botuverá (SC)

O pequeno município de Botuverá está com um folder de deixar muitos municípios pensativos. Muitas atrações como Cachoeira do Bego, Vodka Kalvelage, Cachoeira do Venzon, Fornos de Cal da Votorantim, Festa Bergamassa, Morro do Barão, Pousada Recanto Feliz, Cachoeira Sete, Recanto Azul Piscinas, Cavernas, Museu do Imigrante e Pousada Tomio, entre tantos outros atrativos, como Caiaques no Rio Itajaí-Mirim, Lagoa da Passarela, Mirante Retiro, Moto Trilha, Restaurante do Alemão, Vinho Pedrini, Vinho Smaniotto, Igreja Matriz e escadaria, Restaurante Lageado, Pedro Bike Park, Paredão de Pedra, Abismo da Areia Alta, Caverna da Vargem Pequena, Criação e venda de trutas. 

Fim das atividades

A Farmácia Lindóia, localizada na Avenida Cônsul Carlos Renaux, no Centro de Brusque, encerrará suas atividades após mais de 70 anos de existência em novembro deste ano. O estabelecimento ficou conhecido por ser uma das primeiras farmácias de Brusque além de ter sido pioneira no atendimento com formato de 24h. A farmácia foi fundada pelo falecido farmacêutico Ackcel Willrich, na década de 40. O empresário também participou da fundação do Laboratório Verner Willrich, de propriedade do irmão dele, em 1963. Ackcel Willrich faleceu dia 11 de setembro de 2018, aos 88 anos.

Curiosidades

Em 1913, o empreendedor João Bauer instalou, em Guabiruba, a primeira usina de energia elétrica que passou a fornecer energia para Brusque, impulsionando a indústria têxtil. Ao final da primeira Guerra Mundial (1914-1918), a Fábrica Renaux entrou em período de grande expansão. A partir de 1918 assumiram os novos diretores, tendo Otto Renaux como presidente.

Cartel

O Ministério Público Federal entrou com uma ação civil pública contra seis das principais empresas brasileiras do ramo de cimento e concreto, algumas delas presentes em SC, que, por cerca de 20 anos, integraram um cartel para fixação de preços superfaturados. Estima-se que o grupo tenha lucrado R$ 28,9 bilhões entre 1987 e 2007.

Elevante branco?

Diante do perigo iminente do Centro de Eventos de Balneário Camboriú virar o mais novo elevante branco de SC, há encaminhamentos para evitar tal sina. O nó está no Tribunal de Contas do Estado, cuja concessão, que se arrasta desde 2019, tem deixado em pandarecos os nervos da classe política e empresarial da cidade.

Veneno mortal

SC é a primeira unidade da federação a restringir, desde setembro, o uso de fibronil, agrotóxico identificado como causador da mortandade de abelhas. Não se pode mais aplicá-lo sobre as folhas em cultivos catarinenses. Um dos estudos feitos apontou que o preoduto utilizado em plantações de soja foi o causador de morte do impressionante número de 50 milhões de abelhas no Planalto Norte em 2019. As abelhas são responsáveis pela polinização de 85% das plantas de importância para a alimentação humana.

Reino Unido

Com o recente anúncio sobre a reabertura das fronteiras do Reino Unido para viajantes totalmente vacinados vindos do Brasil, o volume mensal de buscas de voos teve crescimento de até 800% para as principais cidades britânicas. A nova regra começou a valer dia 11 para o Brasil e outros 46 países e os turistas poderão entrar no Reino Unido sem a necessidade de respeitar uma quarentena no desembarque. O levantamento feito por um site de viagens mostra que as cidades mais buscadas no último mês, respectivamente, são Londres, com crescimento de 645% nas buscas, Manchestrer, com aumento de 800%, e Edimburgo, com 803%.

Metalmecânica

O segmento metalmecânico é o que tem a maior demanda por qualificação profissional dentro da indústria. Em SC, a área lidera a que tem mais necessidade por cursos de curta duração e é a segunda na formação de técnicos, atrás apenas do conjunto de cursos transversais. A informação foi prestada pelo gerente de educação básica e profissional do Senai e do Sesi em Santa Catarina.

Dianneli

Atuando desde 1989, a Dianneli Cama e Banho vem crescendo gradativamente ao longo dos anos. A empresa trabalha com a linha de banho e cama, e chama atenção do público pela qualidade e exclusividade dos produtos. Os produtos da linha cama são produzidos com malha 100% algodão. Nas toalhas de banho a empresa produz modelos destinados a linha doméstica e profissional. A linha profissional destina-se para hotéis, hospitais e promocionais. As coleções, além de serem exclusivas, são atualizadas anualmente e acompanham as tendências da moda. São 63 funcionários atuando na empresa atualmente, sendo que muitos estão na Dianneli há mais de 10 anos. A empresa está localizada na Rua João Fischer nº 1380 no bairro São Pedro, em Guabiruba.

Open Banking

A terceira fase do Open Banking, sistema que promete modernizar a relação dos brasileiros com os bancos e aumentar a concorrência no setor financeiro, entrou em vigor em 29 de outubro, após um acordo realizado entre o Banco Central e as instituições financeiras. Quando essa fase estiver ativa, os consumidores não vão precisar mais acessar o aplicativo do seu banco para enviar um Pix, por exemplo. Esse processo irá acelerar ainda mais as compras digitais, permitindo que os consumidores deixem suas contas salvas nos sites de compras online, com o próprio portal se encarregando de autorizar o pagamento. Após o Pix, serão incluídos TEDs, transferências entre contas da mesma instituição, boletos, débitos em conta e propostas de crédito. A quarta e última fase do projeto está prevista para iniciar em dezembro deste ano, com o começo da migração do Open Banking para o Open Finance, quando serão adicionados serviços financeiros como seguro, previdência e investimentos.

Distrito tecnológico

Projeto de lei aprovado na Câmara redefine a área denominada “Distrito Tecnológico de Brusque” do bairro Azambuja para o Santa Terezinha. O texto entrará em vigor em janeiro de 2022. Com isso, aos empreendimentos de base tecnológica e inovadora instalados no local são concedidos benefícios como a isenção por cinco anos de pagamento do IPTU e Taxa de Licença de Localização e Funcionamento. A nova área passará a ser delimitada a empresas que estejam situadas ou que venham a se instalar no bairro Santa terezinha, nas imediações da Unifebe e do Centro de Inovação de Brusque. O projeto, no entanto, que a mudança não afeta as empresas que já possuem os benefícios concedidos no bairro Azambuja.

Queda no desemprego

A taxa de desocupação fechou o trimestre encerrado em agosto em 13,2%, queda de 1,4 ponto percentual na comparação com o trimestre encerrado em maio, quando o desemprego ficou em 14,6% da população. Na comparação anual, o recuo chegou a 1,3 ponto percentual em relação a agosto de 2020 (14,4%). Os dados são do IBGE. Já as pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar, o chamado nível da ocupação, foi estimado em 50,9%, o que representa aumento de dois pontos percentuais, no trimestre, e 4,1 pontos percentuais, no ano. A parte da população fora da força de trabalho está em 73,4 milhões de pessoas, queda de 3,2% no trimestre e de 7,3% na comparação anual.

Destaque em empregos

O Sine está com 9.138 vagas de emprego disponíveis no Estado, sendo 107 para pessoas com deficiência. As oportunidades são para os mais variados cargos e todos os níveis de escolaridade. São Miguel do Oeste é o município com mais vagas entre as unidades do Sine (1.186), seguido de Brusque, que com 903 vagas em aberto, mantém-se em posição de destaque na oferta de empregos no estado.

It’s Seg

A americana Acrisure, uma das dez maiores corretoras de seguros do mundo, assumiu o controle da plataforma brasileira It’s Seg, ao comprar a participação da gestora britânica de private equity Actts. Sob nova gestão, a It’s Seg deverá ser a ponta de lança da expansão da Acrisure na América Latina.

Osso do 5G

Após movimentar R$ 1,4 bilhão em sua oferta de estreia na bolsa, em julho, a provedora de internet por fibra ótica Brisanet prepara-se para disputar o lote regional de 3,5 Ghz no leilão de 5G, no próximo mês. O lote inclui um dos ossos do setor, que é o compromisso de elevar internet para 1,4 mil pequenos municípios do Nordeste.

Falta de magnésio

Já bastante afetadas pelos gargalos nas cadeias globais de suprimento, as montadoras de veículos estão às vesperas de enfrentar uma escassez potencialmente paralisante de alumínio, em razão da crise de energia elétrica na China que ameaça a oferta de magnésio. O componente é essencial para liga metálica do qual o país asiático detém um quase monopólio.

Luta por talentos

O Brasil ficou na 75ª posição, entre 134 países, no ranking de competitividade  de talentos da escola de negócios francesa Insead. Embora tenha se aproximado do grupo que está progredindo, o país ainda está entre os mais atrasados em relação à formação, atração e retenção de profissionais qualificados.

Museu esquecido

Há vários museus na Europa que, sozinhos, conseguem atrair mais visitantes que todos os estrangeiros que vem ao Brasil em um ano. Em SC o Museu Nacional do Mar, em São Francisco do Sul, poderia ser isso pelo menos quanto ao Estado. Mas, pelo contrário, está fechado há quase dois anos e o único acesso para que saia do abandono foi dado há dois meses com a promessa de liberação de R$ 20 milhões para uma reforma. São Francisco vive do porto e da moeda turística e o museu teria tudo para ser o maior indutor turístico. Não custa lembrar que certa vez o navegador Amir Klink retirou de lá um barco que doou por achar que o museu não estava sendo bem cuidado.

Falecimento

A RenauxView manifestou profundo pesar pelo falecimento do Dr. Aldo Antônio Peluso, com a idade de 86 anos. Ao longo de 58 anos de atividade profissional, dr. Aldo teve um papel de destaque e de grande colaboração ao setor têxtil e ao município de Brusque. Tinha uma grande estima pela cidade de Brusque. Assim é, que, mesmo residindo em Florianópolis, sua declaração de Imposto de Renda era feita em Brusque há anos. 

Vendas de cimento

As vendas de cimento em setembro seguiram em curva de desacelaração. A leve melhora na demanda do insumo pelas obras de infraestrutura, continuidade das obras e vendas imobiliárias são as principais razões e vetores de consumo do produto. O volume de vendas de cimento no mês totalizou 5,7 milhões de toneladas, uma queda de 1,6% em relação ao mesmo mês de 2020. O acumulado do ano (janeiro a setembro) registrou um total de 49,2 milhões de toneladas vendidas, aumento de 9,7% comparado ao mesmo período do ano passado. O aumento dos lançamentos imobiliários sustenta o desempenho do setor de cimento, mas impõe cautela para o futuro. É fundamental que haja geração de renda e emprego para manter o fôlego da autoconstrução, continuidade dos lançamentos imobiliários e manutenção do ritmo de obras para permanência com alto nível de vendas de cimento.

Hotel investe

Santa Catarina é repleta de atrativos turísticos para diferentes tipos de viajantes. Desde belas praias à serra montanhosa, o Estado está entre os principais destinos de viagem no país. Mas, além das paisagens, a bagagem cultural e o povo acolhedor também fazem toda a diferença, inclusive na hospedagem. Aliando tradição e modernidade, o conhecido Hotel Monthez, em Brusque, vem investindo em novas atrações. O hotel, inaugurado há quase três décadas, foi criado para atender o público corporativo e de eventos, e agora aposta no entretenimento, mais alinhado ao movimento do mercado. No auge da pandemia, a gestão decidiu tocar o plano de reforma e, próximo de completar 30 anos, o Hotel Monthez investiu mais de R$ 2 milhões somente em 2021 para reestruturação do empreendimento localizado em Brusque. Do montante, R$ 1,5 milhão é destinado para a área de lazer, com um amplo espaço para as novas piscinas. A previsão para a entrega de todas estas novas atrações e modernizações está prevista para a segunda quinzena de dezembro. Com isso, os hóspedes já poderão desfrutar de toda as novidades que o Monthez está preparando já nesta temporada de verão.

Koerich

Em 1955, quem fazia suas compras no armazém de secos e molhados de Eugênio Raulino Koerich, no município de São Pedro de Alcântara, talvez não imaginasse que aquele seria o berço de uma das maiores redes varejistas do país. De acordo com o ranking “Valor 1000”, elaborado pelo jornal Valor Econômico, a rede Lojas Koerich está entre as três melhores empresas de seu setor no país. A lista inclui as 1000 maiores empresas brasileiras, divididas em 26 categorias. No segmento varejo, a empresa familiar catarinense conquistou posição no pódio e isso só foi possível devido a três fatores determinantes. Os três passos para alcançar esse reconhecimento foram: trabalho, trabalho e muito trabalho. Hoje, o que começou com um simples armazém e uma marcenaria, se consolida como uma rede de 118 lojas presentes em 57 cidades catarinenses e que gera mais de 1.400 postos de trabalho.

Coamo Nascido e criado em Brusque, José Aroldo Gallassini, 80 anos, é um dos cooperativistas mais bem sucedidos do país. Em 1970, o engenheiro agrônomo brusquense foi o idealizador da Coamo, que hoje é a maior cooperativa agrícola da América Latina. De família simples, Aroldo como é conhecido, viveu em Brusque até os 17 anos, quando decidiu servir ao Exército e estudar em Curitiba. Porém, nunca esqueceu de suas origens. Nos momentos de folga e férias, sempre retorna à cidade natal para matar as saudades da família e amigos. Inclusive, em 1969, casou-se com a também brusquense Marli Pereira, em cerimônia e festa realizada na cidade. A Coamo conta com aproximadamente 30 mil associados e mais de 8 mil empregados. Está presente em três estados: Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Em 2020, o faturamento da cooperativa ultrapassou os R$ 20 bilhões. Gallassini depois de 50 anos na presidência da Coamo, atualmente é o presidente do Conselho de Administração da cooperativa. Também dirige a CooperCoamo, empresa financeira que ajuda o crescimento dos cooperados a cada ano que passa. A Coamo tem atualmente mais de 70 unidades espalhadas pelos três estados brasileiros. Um orgulho para o Brasil.

- Publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -