- Publicidade -
29 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Economia na semana

Preview de Inverno 2022

Com o objetivo de oferecer a lojistas a oportunidade de antecipar os pedidos para a coleção de Inverno do próximo ano, entre os dias 22 e 26 de novembro a Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr), realizou a edição da Preview Inverno 2022. O evento, que integrava o calendário de rodadas da entidade, voltou a ser realizado em 2021, no Hotel Monthez, após ter sido cancelado em 2020 por conta da pandemia da Covid-19. Esta edição superou as expectativas da organização, contribuindo para que as confecções participantes do evento já tenham pedidos para serem desenvolvidos, de forma antecipada. Os clientes ficaram satisfeitas, pois alguns deles compraram de novos fabricantes, que até então não tinham negociado e saíram de Brusque com mais fornecedores do que esperavam. Um dos diferenciais do evento foi o showroom montado no local, com a exposição dos produtos dos fabricantes agendados, que já tinham mostruário pronto, o que também contribuiu para os bons resultados da Preview.

Fintech de Brusque

No mês de outubro a fintech de Brusque AlmahCondos atingiu a marca de R$ 1 bilhão contratados para movimentações financeiras. A empresa de tecnologia financeira irá operar em sua plataforma a quantia ao longo dos próximos meses. Neste ano, a AlmaCondos obteve um crescimento gigantesco no número de clientes. Nos últimos meses, sua base de clientes cresceu mais de 1124%. A fintech chegou a 72 cidades em 14 estados do Brasil. A empresa atua no mercado condominial, junto com administradoras, síndicos e condôminos.

Havan Festival

A virada de lote do Havan Festival foi confirmada. O evento irá acontecer dia 26 de dezembro, na arena Open Camboriú, em Camboriú (SC). Entre as atrações confirmadas, estão Maiara & Maraisa, Luan Santana, Marcos & Belutt, Zé Neto & Cristiann, Douglas & Vinicius e o pagodeiro Dilsinho. O público poderá acessar o evento por meio de três passaportes diferentes: Setor Premium, que oferece open bar; Camarote, com visão privilegiada do evento e atendimento de garçons; e ainda, por meia da Área VIP. Os ingressos antecipados podem ser adquiridos no site ingressonacional.com.br

- Publicidade -

Nossa SC

Santa Catarina é um estado realmente diferente. A extensão territorial é um dos menores do país e mesmo assim é tão diverso, seja do ponto de vista social, econômico e até geográfico. A beleza natural é rica e diversa, de um extremo ao outro. A beleza do nosso litoral orgulha os locais e os turistas, como escreveu von Dorff.

Proteína animal

- Publicidade -

As cadeias produtivas da avicultura e da suinocultura catarinense situam-se entre as mais avançadas do planeta e mantiveram os índices positivos da economia de Santa Catarina durante a pandemia. A indústria da proteína animal é sustentável, moderna, com foco em sanidade e respeito ao meio ambiente, gerando riqueza e milhares de empregos. Em resumo, temos: mais de 60 mil empregos diretos; mais de 480 mil empregos indiretos; produz 3 milhões de aves/dia; produz 34 mil suínos/dia; representa 31% do PIB de SC; responde por 70% de toda a exportação de SC; exporta para mais de 140 países; SC lidera a produção e exportação de carne suína do Brasil; SC ocupa o 2º lugar na produção e é o maior exportador de aves do País.

Agricultura familiar

Novas tecnologias e ideias para o agronegócio surgem a todo momento. A produção agrícola depende de ferramentas inovadoras para acompanhar as demandas mundiais e aprimorar processos. Mas, ao contrário do que muitos imaginam, a busca pelo aperfeiçoamento de métodos não parte apenas do médio e grande produtor. Segundo dados mais recentes do IBGE, cerca de 70% dos alimentos que estão à mesa dos brasileiros hoje são providos pela agricultura familiar, além de representar 85% dos estabelecimentos rurais. Para desenvolver o trabalho e obter mais qualidade de vida, esses agricultores têm apostado em suportes tecnológicos como nunca antes.

O Negócio da Moda

Chegando em sua 6ª edição, o ONDM contou com mais de 60 speakers, distribuídos em dois palcos, abordando três frentes: Business & Marketing, Design & Comportamento e Empreendedorismo & Inovação. A novidade este ano, é que além do formato presencial, o evento contou mais uma vez com uma plataforma digital., fazendo com que o evento abranja um maior público e seja ainda mais grandioso. Santa Catarina se tornou o maior produtor no setor de acessórios e vestuário, ultrapassando São Paulo, e com essa mesma perspectiva o ONDM se movimenta no sentido de incentivar e destacar os players que estão à frente dessa transformação. O intuito do evento é discutir sobre as maiores dores dos profissionais mais envolvidas nessa indústria, e por isso se mobiliza trazendo grandes nomes e referências nacionais. Além disso, o evento contou com diversos expositores, que atendem essa cadeia produtiva, nos seus mais diversos segmentos. Contou também com o projeto Vitrine/SC apoiado em conjunto com o SEBRAE/SC. O evento ocorreu entre 23 e 25 deste mês de novembro.

Praia limpa

A praia de Piçarras, no litoral norte de SC, recebeu a certificação internacional Bandeira Azul, mas com um detalhe especial será o maior trecho de praia no Brasil (3,3 quilômetros) provadamente limpa, a receber a diplomação. Uma vitória da união do segmento náutico e gestores públicos quanto à necessidade de proteger os ambientes marinho e costeiro.

Outro nome

Com tantas ações na fila esperando anos para decisão, eis que a segunda maior instância judicial brasileira (STJ) está para determinar se artista plástico Romero Britto poderá dobrar oficialmente o “t” de seu sobrenome, retificando seus documentos para “Britto”, grafia que compõe sua assinatura artística. O pedido foi negado em primeiro grau, em São Paulo. O caso dele no Superior Tribunal de Justiça está sob a relatoria do ministro catarinense Marco Aurélio Buzzi. Se a moda pega …

Odonto Epic

Com uma clínica odontológica completa, que traz profissionais qualificados e equipamentos de qualidade, chega a Brusque a Odonto Epic EPAO: 3522. Inaugurada neste mês de novembro na rua Heinrich Richard Bruno Erbe nº 30, no Centro, a clínica conta com raio-x panorâmico, para diagnóstico rápido e eficiente e une saúde, estética e bem-estar. Além de um laboratório de prótese, que traz agilidade e conforto, são oferecidos serviços de implantes e estética facial. Também, são oferecidas aplicação de lentes de contato dental, próteses, harmonização orofacial, cirurgias avançadas, bichectomia e aparelhos dentais. O horário da clínica de segunda a sexta-feira das 8h às 20h. Sábado: das 9h às 13h. 

Altura de edifícios

A Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBR), por meio do Núcleo de Construtoras, sugeriu mudanças na legislação imobiliária de Brusque. Dentre elas, estão questões como a altura de edifícios, o aumento do índice construtivo nos bairros e a diminuição do prazo de análise de projetos na prefeitura. A entidade encaminhou ofício para a Comissão Especial de Revisão da Legislação da Construção Civil Imobiliária, da Câmara do município. No documento, o núcleo sugere aumentar o índice construtivo dos bairros, principalmente no Jardim Maluche.

Imobiliária virtual

A Fex Imóveis e Seguros, empresa do Grupo Júlio Imóveis, assume o protagonismo do segmento na região do Vale do Itajaí, desde o início de novembro, através do atendimento totalmente virtual. Com a inovação, a empresa não tem mais endereço físico e todos os seus processos serão realizados de forma digital, por colaboradores treinados e especialistas em humanização. A organização acredita na força das relações on-line e análise dos clientes, que em sua maioria são investidores de novos negócios e lançamentos imobiliários ou então pessoas que buscam os diversos tipos de seguros oferecidos pela empresa.

Maiores do Sul do Brasil

A revista Amanhã divulgou o seu tradicional ranking das 500 maiores empresas do Sul do Brasil, com a presença de cinco brusquenses: Havan, ZM, Fischer, Zen e Quimisa, que foi adquirida pela alemã Brenntag há dois anos. O levantamento é feito há mais de 30 anos. A pesquisa é realizada em parceria com a empresa de auditoria e consultoria Price Waterhouse Cooper. Os últimos dados apresentados são relativos aos resultados de 2020.

Planos de saúde

Os brasileiros estão cada vez mais preocupados com a saúde. Em um ano, plano de saúde ganharam quase 93 mil beneficiários em SC, um aumento foi de 6,4% entre setembro de 2020 e setembro de 2021. Até então eram cerca de 1,5 milhão. Desde junho de 2020, em todo Brasil eles ganharam 1,9 milhão de novos beneficiários.

Covid na folia

Os prefeitos têm uma decisão difícil de tomar: cancelar ou não o carnaval de 2022. Setenta deles, de municípios do interior de São Paulo, resolveram suspender a festa. Não querem enfrentar uma possível futura onda de contaminação, como vem acontecendo na Europa depois que alguns países deram mais liberdade para aglomeração.

Latam

A companhia aérea chileno-brasileira Latam Airlines anúnciou na última semana um plano de reorganização financeira com uma injeção de 8,19 bilhões de dólares, com o objetivo de sair da crise que a levou a se apoiar no Capítulo 11 da lei de falências dos Estados Unidos. O plano propõe uma combinação de novo capital, títulos conversíveis e dívida, o que permitirá ao grupo sair do Capítulo 11, segundo comunicado da empresa. Em maio do ano passado, a Latam, criada em 2012 após a fusão da chilena LAN e a brasileira TAM, recorreu ao Capítulo 11 da lei americana de falências, que permite a uma empresa que não está em condições de pagar suas dívidas iniciar uma reestruturação sem a pressão dos credores. A companhia demitiu cerca de 12.600 trabalhadores, mantendo atualmente quase 30 mil. Em junho de 2020, anunciou o fechamento de sua filial na Argentina depois de 15 anos de operações. A crise da Latam é um exemplo do panorama turbulento enfrentado pela indústria aérea mundial devido às restrições de circulação e ao fechamento de fronteiras para conter a pandemia.

IGP-M

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) avançou 0,02% em novembro, após alta de 0,64% em outubro, segundo informação da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A inflação acumulada em 12 meses pelo IGP-M desacelerou de 21,73% para 17,89%, também abaixo do piso da pesquisa. Com o resultado, o IGP-M acumulado em 12 meses ficou em 17,94%. O índice acumula alta de 16,77% em 2021.

Azul recua

Diante do plano de recuperação judicial apresentado pela Latam, que inclui um aporte de US$ 8,19 bilhões (R$ 45,9 bilhões) no grupo, a Azul deverá recuar da tentativa de compra da concorrente. A avaliação da Azul é que ficou muito caro investir na Latam, sobretudo com o cenário de uma quarta onde de Covid, que pode paralisar novamente o mercado aéreo internacional.

Praça de pedágio

Um total de 14 cancelas de pedágio foram desativadas no Paraná e devem ficar sem cobranças por pelo menos um ano. As rodovias foram administradas por 24 anos pelas concessionárias Econorte, Viapar e Ecocataratas mas o contrato não foi renovado e agora as rodovias não cobram mais pedágios. Entre as praças liberadas, está a que tinha o pedágio mais caro do país, em Jataizinho. Até a última semana, o preço cobrado era de R$ 26,40 para carros. As faixas centrais das rodovias foram bloquedas e o tráfego dos veículos passaram a ser feitos pelas laterais. Os trechos administrados pela Viapar e Ecocataratas, passam a ser de responsabilidade dos governos estaduais e federais. Já a Econorte segue prestando serviço de atendimento hospitalar e de guincho para as rodovias, mas não vai ser cobrado pedágio.

Troca de Bolsa de Valores

Um grupo de empresas brasileiras com ações na B3, entre elas, Banco Inter, Locaweb, Americanas e Natura, se prepara para negociar seus papéis nos EUA. Depois de o País ter visto um movimento de companhias abrindo capital diretamente em Nova York, como a XP e a Stone, agora empresas tradicionais, que já têm papéis listados no mercado de São Paulo, buscam migrar para o exterior. Por trás dessa movimentação, está a busca por estabilidade e menor exposição ao risco Brasil, além da facilidade de acesso a novos investidores para financiar ambições de internacionalização. Para fazer esse movimento rumo a Nova York, as empresas terão de abri uma sede lá fora. O que muda na prática? As empresas passariam a ter uma dupla listagem em Bolsa, com recibos de suas ações (os chamados BDRs) oferecidos na B3, mas tendo os EUA como o mercado principal para a negociação dos seus papéis. E passariam a se reportar também ao regulador americano.

Apetite externo

As empresas brasileiras com planos engatilhados para mudar a listagem de suas ações para os Estados Unidos afirmam que o movimento poderá agilizar a captação de recursos para avançar em estratégias de internacionalização. Mas, além disso, a migração pode servir a outro propósito: fugir da aversão do mercado internacional ao Brasil em tempos de turbulência política e econômica. Tanto é assim que a lista de empresas de malas prontas para Nova York não para de crescer. A ideia é acessar o mercado de capitais mais maduro do mundo, com mais liquidez e volumes negociados.

Bairrismo

Apesar de SC já ocupar os primeiros lugares na produção de vinhos no Brasil, entidades do segmento foram completamente excluídas de audiência pública na Câmara dos Deputados, quando se debateu a tributação, política de crédito e seguro rural na atividade. Todos os convidados representaram entidades do Rio Grande do Sul. Uma exclusão que tem sido recorrente e talvez consciente.

Nada acima

De vez em quando os “supremos” acertam. Ficou decidido e com repercussão geral, a partir de uma ação originária de SC, que os estados não podem cobrar uma alíquota de ICMS sobre energia elétrica e telecomunicações em percentual acima do praticado em outros produtos. A lei catarinense estipula uma alíquota geral de 17% mas, no caso de energia elétrica e serviços de comunicação, é de 25%. A legislação foi questionada pelas Lojas Americanas, que espera uma indenização. Noutros estados a alíquota geral média é de 18%, podendo chegar a patamares superiores a 30%, dependendo da unidade da federação.

Combatendo desastres

Deputados catarinense aprovaram proposta que autoriza o governo catarinense a oferecer uma contragarantia financeira a municípios que queiram contrair empréstimos para investir em obras de prevenção a desastres naturais. Serão de RS 680 milhões disponíveis, por meio do programa Sul Resiliente. O projeto prioriza as pequenas e médias cidades, que terão até 25 anos para quitar a dívida, com quatro anos de carência. Além de investimentos em obras, as prefeituras poderão utilizar o recurso para a elaboração de projetos preventivos, como mapeamento de risco, planos de contingência, treinamento de servidores e para a aquisição de sistemas ou equipamentos para monitoramento de risco. A proposta precisa do aval do governador para virar lei.

Descoberta

Como que preparando o consumidor para mais um achaque no preço dos combustíveis, a Petrobrás anunciou ter identificado a presença de petróleo em um poço do bloco Aram, na camada pré-sal da Bacia de Santos. Nomeado de Curaçao, está localizado a 240 quilômetros da costa de Santos, em uma profuncidade de 1,9 mil metros. Tal bacia se estende desde o litoral sul do Rio de Janeiro até o norte de SC.

Sem barulho

Sem mais aquela gritaria de sindicalistas e políticos com interesses pessoais contrariados, foi mais que tranquilo o leião da área de 7,4 mil m² de terminais do complexo do porto de Imbituba, arrendada pela Fertilizantes Santa Catarina Ltda., por R$ 200 mil, por 10 anos. Foi a única empresa a fazer oferta. A área também é destinada para movimentação de granéis líquidos combustíveis ou químicos, proveniente principalmente de Maceió, para abastecer empresas localizadas em toda a região Sul.

Sociedade do Pelznickel

A Sociedade do Pelznickel, de Guabiruba, vai partipar de gravações para o programa The Noite, de Danilo Gentili, do SBT. Segundo o presidente da Sociedade, ele e mais cinco pessoas do grupo vão para São Paulo. “Nossa participação se confirmou. Vamos para lá para mostrar a nossa cultura”, destaca.

Licenciaturas

Com o intuito de atender a uma demanda para melhoria da educação pública, visto a falta de professores formados em áreas como Lingua Portuguesa, Lingua Estrangeira/Inglês, Artes, Matemática e Educação Física, o Centro Universitário de Brusque (Unifebe) lançou uma bolsa institucional específica para os cursos de licenciatura. As bolsas de estudo, de até 40% do valor da semestralidade, serão ofertadas aos alunos regularmente matriculados nos cursos de licenciatura em Educação Física, Letras/Inglês e Pedagogia da Unifebe. Para concorrer ao recurso, basta preencher um requerimento no Serviço de Orientação e Atendimento ao Estudante – Soae Unifebe. As bolsas serão concedidas a partir do primeiro semestre letivo de 2022, aos estudantes que estejam em dia com suas obrigações financeiras e acadêmicas.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -