- Publicidade -
28 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Economia na semana

TV por assinatura 

A partir de 31 de dezembro deste ano, os assinantes da Globo Internacional na Europa não terão mais o canal. A emissora anunciou que vai desativar sua transmissão. O canal não será comercializado por nenhuma operadora de TV por assinatura em 43 países, com exceção de Portugal. 

Leilão da Buettner 

Nesta quinta-feira (2), foi finalizado o leilão do patrimônio da antiga fábrica têxtil da Buettner, em Brusque, que entrou em recuperação judicial em 2011 e teve a falência decretada em 2015. Um conjunto de três lotes foram arrematados por grupo de empresários da própria cidade com valor superior a R$ 39 milhões. Boa parte do dinheiro será destinado aos credores trabalhistas. Para o atual prefeito municipal, a compra do imóvel mostra o dinamismo da economia local, uma vez que outros leilões do passado, como os imóveis da antiga Schlosser, Souza Cruz e Fábrica Renaux, entraram em operação após serem arrematados, gerando emprego e renda para a cidade. A retomada dos investimentos e a geração de emprego e renda, deve movimentar ainda mais a economia nos próximos meses com a aquisição do complexo da Buettner. Isso traz um benefício direto para a região do bairro Batêas, que ficou afetado com o fechamento desta empresa que já foi um grande polo fabril no passado. 

Os mais vendidos 

O Onix retomou a liderança dos carros mais vendidos durante o mês de novembro, posto do Fiat Argo em outubro. Foram 9.327 unidades comercializadas do modelo Chevrolet. Em segundo lugar apareceu o irmão sedã, Onix Plus, com 7.521 emplacamentos. A Volkswagen Gol, em terceiro, com 6.866 unidades e o Fiat Argo, em quarto lugar, com 6.340 unidades vendidas. 

- Publicidade -

Carros populares 

Após quatro décadas de mercado, dois dos automóveis mais vendidos no País, responsáveis pela introdução de novas tecnologias e com legiões de fãs, vão deixar de ser produzidos. Os ícones Fiat Uno e Volkswagen Gol são os últimos remanescentes da chamada era dos carros populares, que chegaram a responder por 70% das vendas no País. Hoje classificados como “carros de entrada”, que são os mais baratos de cada marca, já não são tão atrativos em preços e são tecnologicamente defasados. Por isso, não tem condições de receber melhorias em segurança e eficiência energética. 

Havan premiada 

- Publicidade -

A Havan é três vezes premiada como marca mais lembrada pelos catarinenses em 2021. É a 13ª vez que a rede varejista é finalista do Top Of Mind em SC por Assessoria de Imprensa. A Havan está na cabeça e no coração dos catarinenses e, por isso, é uma das marcas Top Mind de SC em 2021. A premiação aconteceu em Florianópolis, dia 2. A varejista foi a única a receber três premiações. Em 26 edições do prêmio, a Havan foi reconhecida 13 vezes como uma das marcas mais lembradas pelos catarinenses. O dono da Havan agradeceu os catarinenses pelo reconhecimento e lembrou o quanto a Havan orgulha-se de ter nascido em SC e trazer no seu DNA, o trabalho, a dedicação e a busca incessante por oferecer sempre o melhor para seus clientes. “SC é um estado diferente, somos exemplo para o país. Temos um povo com espírito de empreendedorismo que gera empresas e, consequentemente, empregos e oportunidades”. 

Geração de empregos 

O Brasil gerou 253 mil novos empregos no mês de outubro deste ano, totalizando 2,7 milhões de empregos formais gerados no período de janeiro a outubro. São Paulo liderou a geração de empregos no mês com 76.952, seguido de Minas Gerais com 21.327. Em seguida veio Rio de Janeiro com 19.703 e Rio Grande do Sul com 19.478. Santa Catarina foi o quinto estado com 17.793 empregos gerados. Florianópolis liderou a geração de empregos em outubro com 2.492, seguido de Itajaí com 1.256, Blumenau com 874 ostenta a 3ª posição no Estado, Balneário Camboriú com 793 e Joinville com 740 foram os principais geradores de empregos formais em outubro em SC.

Outras informações 

Em outubro, o setor de serviços liderou a geração de empregos com 144.641 novos empregos gerados, seguido do comércio com 70.355. A indústria gerou 26.697 e a construção civil 17.236. O setor agropecuário teve redução de 5.804. Santa Catarina acumula 194,5 mil novas contratações neste ano de 2021. 

Rejeição 

Uma boa notícia: o Brasil tem a menor rejeição à vacina contra a Covid-19 da América Latina, conforme levantamento realizado pelo Banco Mundial em 24 países da região. A maior resistência à imunização é a dos haitianos. Quanto a SC, o Estado está em 3º no país com menor rejeição ao imunisante. Mesmo assim são mais de 500 mil pessoas. 

Prudência 

A Covid-19 está fazendo vários prefeitos de capitais a cancelarem festas para marcar a virada do ano. O de Florianópolis preferiu o meio termo: fazer apenas um espetáculo de fogos de artifício na Avenida Beira Mar Norte, mas nada de shows musicais. 

É golpe 

A Justiça do Trabalho de SC alerta para um golpe pelo WhatsApp: um perfil falso informa sobre a existência de créditos referentes a uma ação trabalhista em nome da vítima e tenta convencê-la a fazer um pagamento para quitar as custas do processo. Os estelionatários usam o nome “TRT – Assessoria” e fingem ser servidores do TRT-SC. A mensagem é encaminhada a pessoas que já constam com partes em ações reais e informam que elas têm direitos a sacar um valor referente a um processo julgado. Tudo golpe. 

Turismo 

A temporada de Verão se aproxima e a expectativa é que a Costa Verde & Mar seja uma das regiões brasileiras mais procuradas pelos turistas, de acordo com a demonstração de interesse do público, reservas na rede hoteleira e comparação com anos antes da pandemia. Para garantir que os visitantes recebam todas as informações sobre os atrativos, os roteiros locais e as novidades do período, foi realizada uma capacitação dos profissionais que atuam nos Centros de Atendimento Turístico. Foram apresentadas as atrações e as novas opções que estarão disponíveis nas cidades de Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Itajaí, Itapema, Navegantes, Penha  e Porto Belo. Com o avanço da vacinação e a redução no número de casos de Covid-19, estamos com otimismo para essa temporada e acreditamos que será um primeiro passo para a retomada do turismo, tão afetado com a situação, segundo o presidente do Colegiado de Secretários de Turismo da Amfri. 

Aulas premiadas 

Aconteceu na semana passada a entrega da premiação do concurso “Sou Turista Aqui – Maravilhas do Vale Europeu”, promovido pela Secretaria de Turismo de Guabiruba juntamente com o Consórcio Intermunicipal dos Municípios do Médio Vale do Itajai (Cimvi). O projeto tem o objetivo de conscientizar a população para a valorização do potencial turístico da cidade onde vive e também da região. As crianças foram estimuladas a participar de um concurso de desenho sobre os atrativos de Guabiruba. Os desenhos foram pré-selecionados nas escolas e seguiram para uma votação pública. Ao final, os três mais votados foram: 1º – Casa Enxaimel, de Isidora Baron; 2º Pelzickelplatz, de Juliane Hedy Wosniak Giacomini; e 3º – Capela Imaculada Conceição, de Yasmin Nunes. 

Muitas estremosas 

Guabiruba está dando um exemplo de que como se pode florir uma cidade. Em quase todas as ruas foram plantadas pés de estremosas. Em mais alguns anos, vamos ter uma cidade florida, digna de visitação para o turismo em nossa região. Outras cidades poderiam fazer o mesmo. As estremosas, quando podadas na época correta (junho/julho), já estão floriadas a partir de meados de novembro até março do ano seguinte. Muitas cidades do Rio Grande do Sul (Gramado, Canela, Nova Petrópolis, entre outras) atraem turistas nesta época, porque as cidades estão floridas, além das hortências que chamam atenção dos visitantes. 

Fábrica de filtros 

Está localizada em Brusque a principal fábrica de filtros de ar esportivo do país. A RS Filtros está no mercado desde 2002 e é referência quando o assunto é filtro de ar de alta perfomance para seu veículo. Com a fábrica no bairro Jardim Maluche, toda a produção da RS Filtros é feita em Brusque, com destaque para a mão de obra feminina. A empresa conta com 16 colaboradores, sendo oito mulheres. Os produtos da RS Filtros entregam desempenho para o carro e, alguns modelos, ainda ajudam a reduzir o consumo de combustível. As linhas inbox o cônico são as principais fabricadas pela empresa. Hoje a RS Filtros produz uma média de 3 mil filtros por mês. Porém, com a construção de um novo galpão, em breve deve dobrar a capacidade de produção. O novo galpão já está sendo construído, com espaço para novas máquinas e também uma área de atendimento ampliada. O plano para o futuro é implantar um dinamômetro na fábrica para poder fazer os testes dos produtos no local. 

Opinião 

Em editorial do jornal O Globo cobrou “rigor” dos senadores na sabatina do indicado por Bolsonaro para ministro do STF, o advogado André Mendonça. Cobrança que não foi feita quando Lula indicou “seus” ministros para a mesma corte, como os inqualificáveis Antonio Tofolli, Ricardo Lewandowski e Edson Fachin, entre outros.

Parque nacional 

Agora está pronto para votação no plenário da Câmara dos Deputados o projeto de lei 292/20, do Poder Executivo, que altera os limites do Parque Nacional da Serra do Itajaí, localizado em Botuverá. O objetivo é permitir a implantação da barragem de contenção de cheias no rio Itajaí-Mirim. O projeto exclui da área do parque 2,02 hectares e incorpora outros 319,62. 

Luxo 

Começam a ser entregues neste mês de dezembro os apartamentos das torres residenciais Yatchouse by Pininfarina, da construtora Pasqualotto, em Balneário Camboriú, as primeiras no Brasil com a estrutura vermelha e angulosa na fachada, revestida com fibra de vidro, para mostrar explicitamente a parceria da empresa catarinense com o famoso escritório italiano que desenha os veículos da Ferrari. Dos 264 apartamentos, de 265 m2, de valores entre R$ 6 milhões a R$ 8 milhões, só 6% ainda estão à venda. A marca também está presente em dois outros projetos na mesma cidade, o Vitra e o La Città by Pininfarina. 

Mercado de trabalho 

Os MASCs abrem novos mercados de trabalho para advogados. Entre as vantagens de ser árbitro ou mediador estão a flexibilização na carga horária, possibilidade de atuar em várias empresas, um novo mercado de trabalho e uma forma eficaz e rápida de resolver o conflito do cliente. Com a crescente popularização dos Métodos Adequados de Solução de Conflitos (MASCs), o campo de atuação para advogados e outros profissionais que trabalham na área tem aumentado cada vez mais. Negociação, conciliação, mediação e arbitragem ampliam o mercado de trabalho de diversas formas, ao contrário do que muitos ainda receiam. Não é perda de mercado, mas sim a ampliação. 

Capital do frio 

Urupema é a Capital Nacional do Frio. É o que determina a lei federal 14.255, publicada no Diário Oficial da União. O município de 2.500 habitantes, tem a maior altitude média de SC: 1.425 metros acima do nível do mar, registrando cerca de 50 geadas por ano e ocorrência de neve no inverno. 

Honestidade 

A honestidade é uma qualidade escassa nesses tempos que vivemos e por isso é um bálsamo saber que é valorizada nas escolas de SC. O governo do Estado entregou na última semana troféus e certificados a 15 alunos vencedores da 3ª edição do Prêmio Honestidade nas Escolas, criado com o objetivo de despertar nos estudantes a ética, integridade e respeito, tanto no âmbito escolar como familiar e social. 

Mais custos 

Os hospitais em geral, sempre em dificuldades, com toda certeza, não foram ouvidos pelos deputados estaduais da Comissão de Finanças e Tributação antes de aprovar projeto que os obriga a ter um fisioterapeuta nas UTIs a cada 10 leitos, diuturnamente. Não avaliaram o custo disso, lógico. É muito fácil atender interesses corporativos e fazer demagogia mandando a conta para os outros pagarem. 

Contradições 

Na mesma quarta-feira da aprovação, pelo Senado, do novo ministro do STF, André Mendonça, sob algumas críticas por ser evangélico, a mesma suprema corte anulou as condenações impostas pelo ex-juiz Sergio Moro aos quadrilheiros Palocci, Vaccari e mais 11 réus da Operação Lava Jato. A pergunta que cada vez mais se ouve: quem ainda acredita no STF? Daqui a pouco, será como se nunca tivesse ocorrido qualquer malfeito na Petrobrás, por exemplo, apesar de apenas um diretor, o memorável Pedro Barusco, ter devolvido, por ter roubado, literalmente, US$ 97 milhões. 

Rejeição 

Não há pesquisa e sim percepção das pessoas quanto a nítida rejeição ao governo federal na fronteira de Dionísio Cerqueira, em SC, com Bernardo de Irigoyem, na Argentina. Revoltadas com o preço da gasolina, diesel e óleo de cozinha, centenas delas buscam tais produtos na cidade estrangeira vizinha, por R$ 2,94, R$ 2,72 e R$ 5, respectivamente, tudo acondicionado em galões. 

Consultoria para empresários 

O setor têxtil é a principal atividade econômica de Brusque, e como outros setores foi fortemente impactado pela pandemia de Covid-19. Com o objetivo de ouvir as necessidades do setor e auxiliar a encontrar soluções, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com o Sebrae-Brusque, realizou um encontro com empresários do ramo. O consultor do Sebrae falou sobre o panorama das empresas e da economia no atual momento. Durante o encontro os participantes abordaram o cenário que se encontram, quais são as dificuldades e quais os caminhos a seguir. 

Concessão à iniciativa privada 

O governo federal editou um novo decreto que qualifica para estudos no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) sete rodovias federais e 25 rodovias estaduais em SC, totalizando mais de 3 mil km de extensão. A rodovia Antônio Heil está entre essas rodovias citadas. A iniciativa acolhe recomendação do Conselho do PPI. O Programa promoverá estudos para avaliar o potencial e os melhores modelos para a exploração econômica das rodovias, identificando os trechos que apresentam maior sinergia, por fazerem parte de corredores importantes de tráfego do estado. 

Apoio 

O governo de SC manifestou apoio às mobilizações da sociedade civil organizada por mais investimewntos nas rodovias federais em Santa Catarina. As BRs de SC precisam de mais investimentos. Temos pressa. O governo do estado investirá R$ 465 milhões nas rodovias federais, já investiu R$ 1,7 bilhão na infreaestrutura estadual e repassou R$ 3 bilhões em transferências voluntárias para os municípios, segundo o governador. 

Eletrônicos 

A Prefeitura de Brusque acaba de investir R$ 223,9 mil na aquisição de aparelhos de som portátil e televisores, destinados a todas as unidades de ensino. Todos os itens eletrônicos adquiridos se destinam às escolas e creches da rede municipal de ensino. São 72 aparelhos de som portátil, 125 aparelhos de televisão, sendo 62 unidades de 32 polegadas e mais 63 unidades de 43 polegadas. 

Grupo Botuverá 

Originária da localidade de Ribeirão do Ouro, em Botuverá, a família Bissoni construiu um negócio de sucesso no Mato Grosso, a mais de 1,7 mil quilômetros da terra natal: o Grupo Botuverá. Em 1982, os caminhões da transportadora começaram a fazer algumas viagens para o Mato Grosso. Nesta época, o estado estava começando o plantio de soja. Dois irmãos decidiram ficar em definitivo na cidade de Rondonópolis (MT). Compraram terreno e a primeira sede da empresa. O Grupo Botuverá conta com pouco mais de 600 funcionários, distribuídos entre as fazendas e a transportadora. A sede da transportadora fica em Rondonópolis, mas a empresa conta com 20 filiais espalhadas em todas as regiões do país. A frota própria da transportadora é de 205 caminhões. 

Variante ômicron

Uma nova portaria do governo de SC proíbe eventos ao ar livre que provoquem aglomerações no estado. A regra surge após um alerta para a nova variante do coronavirus, a ômicron. Dois caso já foram confirmados no Brasil, segundo a Anvisa. A portaria vem para ampliar os cuidados frente à nova variante. Com isso, os estabelecimentos e organizações que promovem eventos devem seguir o protocolo Evento Seguro e divulgar amplamente as medidas preventivas à Covid-19 em todos os canais de comunicação. 

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -