- Publicidade -
18 C
Balneário Camboriú

ESSÊNCIA POÉTICA – Eduardo Waack e “O Boêmio”

Foi com intensa satisfação que encontrei em meio à correspondência o álbum “Essência Poética – A trajetória Artística de Chico Silva e Eduardo Waack”. Trata-se de uma primorosa publicação reunindo reproduções de obras do pintor Chico Silva (óleo s/tela) e uma antologia poética de Eduardo Waack. O efeito é excelente e o volume de grande beleza, surgindo em momento que não poderia ser mais adequado – o centenário da Semana de Arte Moderna.

Fundador do jornal cultural “O Boêmio”, em 1991, o talento irrequieto de Eduardo Waack integrou Matão no cenário da cultura nacional mercê de múltiplos eventos e permanente presença nas mais diversificadas mídias. Escritor de ficção, poeta, jornalista e agitador cultural ele vem editando livros, organizando coletâneas, publicando incontáveis reportagens a respeito de eventos culturais e mantendo incessante intercâmbio com colegas de ofício de todo o país. Eu próprio já participei de uma de suas antologias e estive aspirando os ares de Matão na época do lançamento. Para completar, é um ardente defensor das mais nobres reivindicações populares. 

Em parceria com o pintor Chico Silva, “trilhando caminhos díspares, mas unidos em ideal”, Eduardo prossegue numa jornada já vitoriosa, mas que busca novas e constantes conquistas. 

Chico Silva, voltado para a temática rural, retrata a alma brasileira. Vejo nas suas telas influências benéficas de Picasso e Portinari, algo tendente ao cubismo e pródigo em cores vivas que se casam muito bem. Suas telas são uma festa para os olhos. Como afirmou Cloves Reis, marchand e crítico de artes, “As figuras humanas são inseridas nas paisagens e casarios numa simbiose perfeita entre composição e cromia com grande mestria, dando ao universo pictórico de Chico Silva uma conotação ímpar com o folclore, uso e costume do homem do campo.”

O álbum está fadado ao sucesso entre aqueles que apreciam a boa poesia e uma pintura viva e de traços fortes. Ambas se conjugam e constituem um conjunto de grande beleza.

À batalhadora dupla Eduardo e Chico as minhas melhores felicitações.

- Publicidade -
Enéas Athanázio
Enéas Athanázio
Promotor de Justiça (aposentado), advogado e escritor. Tem 60 livros publicados em variados gêneros literários. É detentor de vários prêmios e pertence a diversas entidades culturais. Assina colunas no Jornal Página 3, na revista Blumenau em Cadernos e no site Coojornal - Revista Rio Total.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
%d blogueiros gostam disto: