A Escola Estadual Básica Francisca Alves Gevaerd (FAG), no Bairro da Barra, em Balneário Camboriú, recebeu no último sábado (10) o Festival Urbanidades: A Rua é Delas, que reuniu 16 mulheres artistas que pintaram os muros da escola com obras inspiradas nas tradições da comunidade local, como a pesca, a praia e a identidade cultural da região (todos os temas das artes foram definidos com base em sugestões da própria população do Bairro da Barra).
O Festival Urbanidades objetiva valorizar o protagonismo feminino na arte de rua e, além dos murais, contou com oficinas abertas de música, skate, pintura e empreendedorismo voltadas à comunidade.

O projeto é coordenado pelas produtoras culturais Letícia Noveletto e Gabriela Olivia Marques. Letícia, que é ex-aluna da escola e voltou ao local agora como organizadora do movimento.
“Ver essa transformação na escola onde estudei é muito simbólico. Queremos que mais mulheres ocupem os espaços da arte urbana, com voz e identidade própria”, comentou.
Segundo as organizadoras, o festival reforça que a arte urbana feita por mulheres é também uma ferramenta de educação, identidade e pertencimento. A iniciativa surgiu com foco em fortalecer a presença das mulheres na arte de rua e nasceu em Florianópolis. Agora, se expande por Balneário Camboriú por meio de edital do Programa Nacional Aldir Blanc (PNAB), que financiou o projeto.
Exposição na Galeria M.I.U.

A programação do Festival Urbanidades também inclui uma exposição coletiva, que está na Galeria M.I.U. (Rua 1500, 430 – Sala 02, Centro de Balneário Camboriú), com obras das artistas envolvidas no projeto. Com curadoria de Letícia Novelletto, a mostra reúne sete artistas mulheres — BBEL, Gabriela Olivia, Heifara Nascimento, Julia Rodrigues, Kim, Madam Gran e Nadyne Julia — que têm como ponto de convergência o espaço urbano.
A exposição “Delas” segue aberta para visitação gratuita até o dia 30, sempre de segunda a sexta-feira, das 09h às 12h e das 14h às 18h.