- Publicidade -
- Publicidade -
15 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

17ª Primavera dos Museus em Itajaí debate valorização da memória de pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas  

A 17ª Primavera dos Museus, ação anual coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), começou segunda (18) e segue até domingo (24), com o tema “Memórias e Democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”. 

Itajaí participa do evento, em período ampliado, com atividades no Museu Histórico (Centro) e no Museu Etno-Arqueológico (Itaipava).

Em âmbito nacional, a iniciativa visa estimular a elaboração de programações especiais em museus brasileiros voltadas para um mesmo tema. 

- Publicidade -

Neste ano, a proposta busca contribuir para o reconhecimento, a valorização e o protagonismo das pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas na produção das suas próprias memórias.

Neste sentido, o Museu Histórico de Itajaí promoverá a exposição temporária “Memória e Resistência LGBT+ em Itajaí”, aberta à visitação até 27 de outubro. 

A mostra conta com objetos relacionados à história e memória LGBT+ na cidade, e foi pensada no intuito de destacar personalidades que lutam por direitos na cidade. Na abertura da programação foi realizada a mesa-redonda “Democracia e Memória LGBT em Itajaí”. As iniciativas realizam-se com o apoio da Secretaria de Promoção da Cidadania.

O Museu Etno-Arqueológico fará um levantamento do Sítio Arqueológico de São Francisco do Sul, sob guarda no museu, relacionado à temática deste ano. 

Entre os dias 16 e 20 de outubro, a equipe socializará os resultados obtidos por meio do Instagram da instituição.

Programação

18/09
19h30 – Mesa-redonda: Democracia e Memória LGBT+ em Itajaí
Local: Museu Histórico (Centro)
Convidados: Maurício Bento (Céia Maravilha) – professor, ator e drag queen; Brunno Silva dos Santos – presidente da Comissão de Direito Homoafetivo e Gênero da OAB/SC; Hilda Deola – Secretária de Promoção da Cidadania; Carolina Copello – diretora de Relações Temáticas; Romy Huber – artista visual; Matheus Franklin –empresário; e Cássio Ubirajara Pereira – gerente do MHI

18/09 a 16/10 – atividade interna Museu Etno-Arqueológico
Levantamento do Sítio Arqueológico de São Francisco do Sul

- Publicidade -

18/09 a 27/10
Exposição: Memória e resistência LGBT+ em Itajaí

16 a 20/10
Socialização dos resultados obtidos no levantamento do Sítio Arqueológico de São Francisco do Sul
Local: Instragram @museuetnoarqueologicoitajai

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -