A 4ª Mostra FacineBC, projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc de Balneário Camboriú está com inscrições abertas até o próximo dia 28, para os produtores de conteúdo audiovisual. Serão contemplados diretamente 95 pessoas com o recurso recebido.
Podem ser inscritos filmes curta e média metragem e a Mostra acontecerá de 25 a 28 de abril.
A 4ª Mostra FacineBC é parte do projeto FacineBC, de autoria da produtora Dagma Castro, contemplado no edital da FCBC com recursos da Lei Aldir Blanc. É gratuito e tem como objetivo ampliar a cadeia produtiva do audiovisual. Este ano as atividades acontecerão em plataformas digitais, devido à Pandemia do novo coronavírus.
“A inspiração democrática que construiu e consolidou a Lei Aldir Blanc também é norteamento da ‘4ª Mostra FacineBC’’: – distribuir o recurso ao máximo de profissionais para auxiliar nas despesas momentâneas e contribuir com conhecimento na formação destes para agregar valor ao seu retorno às atividades”, disse a proponente do projeto.
O recurso será distribuído entre 55 membros do coletivo do audiovisual e ainda terá 40 vagas de formação em duas Master Classes, sendo uma de Roteiro e outra de Montagem (inscrições a partir do mês de março) e para fechar o evento terá o “Encontro Criativo”, um bate-papo entre os profissionais ministrantes das Master Classes com o público, momento em que muitas outras pessoas serão beneficiadas com o projeto.
Dagma salientou as produtoras que se concentram na região da Amfri e os produtores independentes que enfrentam dificuldade para mostrar suas criações ao público.
“É uma oportunidade importante para o crescimento e desenvolvimento do próprio mercado e dos profissionais ou estudantes de audiovisual”, destacou Dagma.
Através do FacineBC produtores, acadêmicos, iniciantes ou profissionais independentes ganham espaço para compartilhar seus filmes e fazer dela um ambiente de troca, relacionamento e aprendizado.
Segundo a produtora, foi através do conceito de inclusão e oportunidade, que o projeto se tornou real.
“A Mostra FacineBC foi criada para ofertar um espaço democrático e levar formação à cadeia produtiva do audiovisual local”, acrescentou.
Uma Mostra de filmes é parte da formação do cinema.
Neste projeto essa formação é ampliada com duas Master Classes Roteiro e Montagem, um “Encontro Criativo”, com dois profissionais que ministrarão as aulas e o público para dialogar sobre o processo criativo, do início do filme no roteiro até sua montagem final.
A Mostra – inscrições até 28/02
A mostra não tem caráter competitivo. Será classificatória por número de inscrições para atingir o quantitativo da proposta. Serão 40 vagas para exibidores, sendo 20 para produtores locais de Balneário Camboriú, 10 para os municípios vizinhos de Itajaí, Navegantes, Itapema e Camboriú e outras 10 para o restante do estado. Os filmes passarão por curadoria para serem licenciados e exibidos. A curadoria analisará as fichas técnicas preenchidas nas inscrições, o conteúdo dos filmes e a classificação indicativa para montar as grades de exibição dos quatro dias da Mostra. Cada exibidor de Balneário Camboriú receberá R$ 600,00 e os demais R$ 200,00; a distinção do valor dá-se por conta do recurso originário ser de Edital de Balneário Camboriú via Lei Aldir Blanc.
Master Classes, inscrições em março
Serão duas aulas Master Classes, Roteiro e Montagem, com 20 vagas em cada, ministradas por profissionais do cinema brasileiro; que já executam este formato online e trazem em seus portfólios grandes obras do cinema nacional e internacional e que possibilitarão aos inscritos o contato direto com os saberes e a experiência de quem já atua no mercado.
O “Encontro Criativo”, a contrapartida do projeto, será transmitido pelo youtube, aberto a todos.
Serviço
- Inscrições da Mostra: de 30/01 – 28/02
- Link: https://forms.gle/K6P4ATfyw3oemMgw9
- informações : E-mail [email protected]
- Toda programação poderá ser acompanhada pelas redes sociais do FacineBC
- Instagram: facinebc
- Facebook: facebook.com/facinebc