- Publicidade -
- Publicidade -
21.4 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Academia de Letras de Balneário Camboriú comemora 21 anos com posse de novos integrantes

A Academia de Letras de Balneário Camboriú (ALBC) tem reunião festiva nesta sexta-feira (28), para comemorar três eventos: os 21 anos de fundação, a diplomação da diretoria 2023/2025 e a posse de dois novos acadêmicos: o poeta Vilton Santos e o escritor Eudes Moraes.
A solenidade será realizada no Hotel Geranium, às 19h30, com apresentação da Camerata de Violões de Camboriú, apresentação de violinos, declamações de poesias e música ao vivo.

O presidente reeleito, Paulo Roberto de Souza, disse que atualmente a academia tem cerca de 40 membros, dos quais 16 são efetivos, os demais eméritos.

Nestes 21 anos a academia teve sete presidentes: Eduardo Meneguelli (Torto), Rita de Cássia Oliani, Marah de Souza, Isaque de Borba Correa, Miriam de Almeida, Ari Santos de Campos, Eliana Jimenez e o único reeleito para gestão 2023/2025, Paulo Roberto de Souza, que será diplomado nesta sexta-feira para sua segunda gestão.

- Publicidade -

Nova diretoria

Paulo Roberto de Souza – Presidente
Nasha Sayed – Vice Presidente
Orlando Ugulino – Primeiro Secretário
Tamara Kauffmann – Segunda Secretária
Flavia de Souza Fernandes – Tesoureira
Novos acadêmicos

O poeta e escritor Vilton Santos e o professor e escritor Eudes Moraes foram aprovados pela Comissão Avaliadora de Novos Membros da Academia de Letras de Balneário Camboriú (ALBC) em reunião realizada no último dia 6.

Vilton Santos
Vilton Santos escreve desde os 14 anos, mas a partir de março de 2021 resolveu iniciar seu projeto “Rimas e Versos da Alma”, com a criação de páginas nas redes sociais, onde publica seus poemas, de forma escrita e em formato de videopoemas, com imagens, declamação e composição própria.

Em setembro de 2022 iniciou seu programa mensal “Papo de Poeta” na TV Web Fala Litoral. Em novembro de 2022 estreou duas colunas no jornal Página 3: “Poesia que Inspira” e “Liderança com Alma”. Esta última, também publicada na Revista Perfil, com circulação nacional.

No dia 21 de março de 2023, Dia Mundial da Poesia lançou o primeiro livro de poesias “Se Eu Morrer Amanhã”, no Teatro Municipal Bruno Nitz, de Balneário Camboriú, com a presença de 200 pessoas.

Em junho deste mesmo ano, o “Papo de Poeta” saiu da web para ganhar espaço na tv aberta, com participação quinzenal no Programa Ver Mais da NDTV Record Itajaí.

- Publicidade -

Vilton já está trabalhando no seu próximo projeto, o Concurso “Poesia nas Escolas”, com o objetivo de promover a cultura e o gosto pela arte, desde o ensino fundamental, identificando talentos e despertando o dom da poesia nas crianças.

Eudes Moraes
Eudes Moraes é paulista, reside em Balneário Camboriú, escreve romances, poemas, crônicas e contos. É professor de Psicologia, de Literatura, e artista plástico.

Tem várias obras publicadas: Multiverso (2011) – Poemas; No Divã com Deus (2012) – Ensaio crítico; Enigmas da Paixão (2018) – Romance, além de outras publicações, entre elas, livros prefaciados e artigos publicados.
Tem quatro livros no Prelo: O Baile das tentações (de 2019 a 2023) – Romance; Laços de sangue (2023) – Romance; Nas dobras do infinito (2021 a 2023) – Poemas e Momentos mágicos – (2020 a 2023) – Contos e causos.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -