- Publicidade -
15.8 C
Balneário Camboriú

Aldir Blanc em prática: projetos oferecem atividades gratuitas para a comunidade em Balneário

- publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Alguns dos projetos que foram contemplados pela Lei Aldir Blanc em Balneário Camboriú começaram a ser apresentados ao público. Entre eles, aulas de dança, oficina circense, reflexões sobre o riso e apresentação de espetáculo de mamulengo (confira a agenda no final da matéria). 

Os artistas têm até final de março para apresentar suas contrapropostas e até fim de abril se as atividades forem online. Tudo é gratuito e aberto para a comunidade.

- Publicidade -

A presidente da Fundação Cultural, Denize Leite, disse que essa é a fase mais ‘linda’ do projeto, fora o aporte financeiro que a Aldir Balnc deu para a retomada da economia por parte da classe artística – onde a cidade pagou 100,22% do valor da Lei de Emergência Cultural, no valor de R$ 943.740,54 (houve um reforço do município, que contemplou mais seis artistas, relembre aqui). “Agora a comunidade vai receber a contrapartida. O município será contemplado com um mix de muitas coisas que vão acontecer, que também serão vitrines para os próprios artistas, que estarão mostrando o que é a cultura de Balneário Camboriú. Aproveito para parabenizar todos que participaram do processo”, diz.

Denize cita que, apesar de não acontecer o Carnaval deste ano, haverá uma oficina de samba ministrada pela Liga Carnavalesca da cidade, além de exposições, contações de história, aula de ballet e ritmos, e muito mais. 

“O público vai conhecer a cultura e os artistas de forma próxima, as produções daqui” 

Segundo a presidente, os produtores culturais também estão muito ansiosos para começar a colocar em prática seus projetos. 

“Eles estão muito preocupados em apresentar seus trabalhos da melhor forma possível, já que a pandemia exigiu que a maioria deles se reinventasse, desafiando-os. Estão todos ansiosos e animados. As atividades presenciais serão todas seguras, e as online serão de excelência também, tudo muito bem realizado, estão todos se empenhando muito”, afirma.

- Publicidade -

Já há projetos onde os proponentes estão planejando ampliar e torná-los fixos, não somente acontecendo agora. 

“Tem sido uma rede propositiva, uma construção coletiva que está motivando os artistas. O momento ainda é caótico, mas estamos olhando para frente e buscando alternativas para as coisas seguirem acontecendo”, completa.

As atividades 

Verão Dance

Verão Dance, com a professora Cynara Barbieri (Foto Divulgação)

As aulas de dança (ritmos) ocorrem na Casa da Dança BC (Avenida Alvin Bauer, 377, segundo piso). As inscrições são feitas no local, antes das atividades, voltadas à participantes a partir dos 13 anos. Para evitar a disseminação da Covid-19, a sala de aula passa por sanitização, e os participantes devem usar máscara e obedecer ao distanciamento entre as pessoas. A proponente do Verão Dance é Samantha Carvalho. A professora de dança é Cynara Barbieri, que atua na área há 10 anos.

Quando:

  • 27/01, às 20h
  • 28/01, às 8h

• Oficina de Roda Cyr (Fora da Inércia)

Inscrições por meio do link: (clique aqui) 

Roda Cyr é um aparelho acrobático que consiste em um único anel grande feito de metal, mais alto que o participante, que fica dentro da roda, segurando em seu aro e faz com que ela role e gire de forma giroscópica enquanto executa movimentos acrobáticos dentro e ao redor dela. Para proporcionar a prática das artes circenses na modalidade de Roda Cyr, o artista Emanuel Delgado disponibilizará os equipamentos para treino individuais durante a oficina de modo consciente. Ele irá desenvolver uma preparação corporal que desperte os domínios motores pertinentes do aparelho como uma extensão do corpo para realizar acrobacias e equilíbrios. 

Emanuel Delgado é artista de circo, venezuelano, formado em circo pelo curso GforC 2018, da Escola Internacional School CircoCan, de Florianópolis. É membro, fundador, ator, cenógrafo e pesquisador da Cia Circo Pirata Show de Balneário Camboriú desde 2014 e se apresentou em importantes festivais por todo o Brasil.

Serão três turmas de três pessoas em cada turma, com três aulas por turma. Oficina será na Praça do Pescador, no Bairro da Barra. É obrigatório o uso de máscara.

Turma 1

  • Sábado (23), das 9h às 10h30
  • Domingo (24), das 10h às 11h30
  • Sábado (30), das 10h às 11h30

Turma 2

  • Sábado (23), das 15h às 16h30
  • Domingo (24), das 15h às 16h30
  • Domingo (31), das 10h às 11h30

Turma 3

  • Sábado (6 de fevereiro), das 9h às 10h30
  • Domingo (7 de fevereiro), das 10h às 11h30
  • Sábado (13 de fevereiro), das 15h às 16h30

Anatomia do Riso

O projeto do artista Jesús Angel Sulbaran Rivas apresenta reflexões que aproximam as pessoas deste gesto tão humanamente humano: o riso. O artista atua nas artes cênicas, artes visuais e circenses, dança, teatro, palhaçaria e teatro de rua. Natural da Venezuela, ele mora no Brasil desde 2015.

Programação

De 25 a 30 de janeiro: O processo criativo do artista Jesús Angel Sulbaran poderá ser acompanhado pelo Instagram: @galeriautero, @jesus.angel.sulbaran e @lote84

6 de fevereiro, às 20h: Exposição O Riso como Ato de Resiliência e apresentação de Performance IPO (Intervenção Poética) na Lote 84/Galeria Útero (Rua Cruz e Souza,84, Balneário Camboriú)

21 de fevereiro, das 15h às 19h, aula aberta de desenho e pintura com modelo. Música ao vivo com William Fedrizzi.

• Aulas de Ballet Clássico

Aulas de ballet ofertadas pela Prima Ballerina (Foto Prima Ballerina)

26 de janeiro: Inscrições, das 13h30 às 18h, na escola de dança Prima Ballerina, ou na Fundação Cultural. Atividades voltadas para crianças de 7 a 10 anos, sem experiência em dança.

29 de janeiro: Audição para seleção de bailarinos, se exceder o número de participantes interessados (10 crianças em cada turma, uma masculina e outra feminina), às 14h (a audição poderá ser na escola de dança Prima Ballerina ou no teatro). Às 18h, será divulgado o resultado da audição pelas mídias da escola, Fundação Cultural e teatro.

2 de fevereiro: Início das aulas, nas dependências da escola de dança Prima Ballerina, respeitando todas as normativas de segurança e distanciamento para evitar a disseminação do Covid-19. A turma feminina será às 14h, e a masculina, às 15h.

Workshop Samba no Pé

Inscrições por este link: http://bit.ly/workshopsambanope 

A atividade da Liga Carnavalesca Independente de Balneário Camboriú ocorrerá no Studio de Dança Adriana Alcântara. São duas turmas, sem limite de idade, com início dias 26 e 28 de janeiro.

Turma A: dias 26/01, 02, 08 e 09/02, das 20h às 21h

Turma B: dias 28/01, 04, 10 e 11/02, das 20h às 21h

• Live – Espetáculo Bendito os Benditos

31 de janeiro, às 20h: Link da live: https://www.facebook.com/inventordesonhossebastianmarques 

É um espetáculo de teatro de bonecos de mamulengo. O espetáculo reúne personagens do mamulengo, com brincadeiras, cirandas e histórias contadas. O teatro de bonecos de mamulengo é uma arte que existe há cerca de 300 anos no país, sendo muito popular no Nordeste brasileiro.

As datas dos demais projetos da Lei Aldir Blanc e de outros eventos da Fundação Cultural podem ser acompanhadas através do link https://culturabc.com.br/agenda-cultural/. Nas atividades que forem presenciais, deverão ser seguidas as medidas sanitárias para evitar a disseminação da Covid-19.

- Publicidade -

Jornal Página 3 nas redes

39,752FãsCurtir
18,100SeguidoresSeguir
6,509SeguidoresSeguir
12,000InscritosInscrever
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -