Alguns dos projetos que foram contemplados pela Lei Aldir Blanc em Balneário Camboriú começaram a ser apresentados ao público. Entre eles, aulas de dança, oficina circense, reflexões sobre o riso e apresentação de espetáculo de mamulengo (confira a agenda no final da matéria).
Os artistas têm até final de março para apresentar suas contrapropostas e até fim de abril se as atividades forem online. Tudo é gratuito e aberto para a comunidade.
A presidente da Fundação Cultural, Denize Leite, disse que essa é a fase mais ‘linda’ do projeto, fora o aporte financeiro que a Aldir Balnc deu para a retomada da economia por parte da classe artística – onde a cidade pagou 100,22% do valor da Lei de Emergência Cultural, no valor de R$ 943.740,54 (houve um reforço do município, que contemplou mais seis artistas, relembre aqui). “Agora a comunidade vai receber a contrapartida. O município será contemplado com um mix de muitas coisas que vão acontecer, que também serão vitrines para os próprios artistas, que estarão mostrando o que é a cultura de Balneário Camboriú. Aproveito para parabenizar todos que participaram do processo”, diz.
Denize cita que, apesar de não acontecer o Carnaval deste ano, haverá uma oficina de samba ministrada pela Liga Carnavalesca da cidade, além de exposições, contações de história, aula de ballet e ritmos, e muito mais.
“O público vai conhecer a cultura e os artistas de forma próxima, as produções daqui”
Segundo a presidente, os produtores culturais também estão muito ansiosos para começar a colocar em prática seus projetos.
“Eles estão muito preocupados em apresentar seus trabalhos da melhor forma possível, já que a pandemia exigiu que a maioria deles se reinventasse, desafiando-os. Estão todos ansiosos e animados. As atividades presenciais serão todas seguras, e as online serão de excelência também, tudo muito bem realizado, estão todos se empenhando muito”, afirma.
Já há projetos onde os proponentes estão planejando ampliar e torná-los fixos, não somente acontecendo agora.
“Tem sido uma rede propositiva, uma construção coletiva que está motivando os artistas. O momento ainda é caótico, mas estamos olhando para frente e buscando alternativas para as coisas seguirem acontecendo”, completa.
As atividades
• Verão Dance
As aulas de dança (ritmos) ocorrem na Casa da Dança BC (Avenida Alvin Bauer, 377, segundo piso). As inscrições são feitas no local, antes das atividades, voltadas à participantes a partir dos 13 anos. Para evitar a disseminação da Covid-19, a sala de aula passa por sanitização, e os participantes devem usar máscara e obedecer ao distanciamento entre as pessoas. A proponente do Verão Dance é Samantha Carvalho. A professora de dança é Cynara Barbieri, que atua na área há 10 anos.
Quando:
- 27/01, às 20h
- 28/01, às 8h
• Oficina de Roda Cyr (Fora da Inércia)
Inscrições por meio do link: (clique aqui)
Roda Cyr é um aparelho acrobático que consiste em um único anel grande feito de metal, mais alto que o participante, que fica dentro da roda, segurando em seu aro e faz com que ela role e gire de forma giroscópica enquanto executa movimentos acrobáticos dentro e ao redor dela. Para proporcionar a prática das artes circenses na modalidade de Roda Cyr, o artista Emanuel Delgado disponibilizará os equipamentos para treino individuais durante a oficina de modo consciente. Ele irá desenvolver uma preparação corporal que desperte os domínios motores pertinentes do aparelho como uma extensão do corpo para realizar acrobacias e equilíbrios.
Emanuel Delgado é artista de circo, venezuelano, formado em circo pelo curso GforC 2018, da Escola Internacional School CircoCan, de Florianópolis. É membro, fundador, ator, cenógrafo e pesquisador da Cia Circo Pirata Show de Balneário Camboriú desde 2014 e se apresentou em importantes festivais por todo o Brasil.
Serão três turmas de três pessoas em cada turma, com três aulas por turma. Oficina será na Praça do Pescador, no Bairro da Barra. É obrigatório o uso de máscara.
Turma 1
- Sábado (23), das 9h às 10h30
- Domingo (24), das 10h às 11h30
- Sábado (30), das 10h às 11h30
Turma 2
- Sábado (23), das 15h às 16h30
- Domingo (24), das 15h às 16h30
- Domingo (31), das 10h às 11h30
Turma 3
- Sábado (6 de fevereiro), das 9h às 10h30
- Domingo (7 de fevereiro), das 10h às 11h30
- Sábado (13 de fevereiro), das 15h às 16h30
• Anatomia do Riso
O projeto do artista Jesús Angel Sulbaran Rivas apresenta reflexões que aproximam as pessoas deste gesto tão humanamente humano: o riso. O artista atua nas artes cênicas, artes visuais e circenses, dança, teatro, palhaçaria e teatro de rua. Natural da Venezuela, ele mora no Brasil desde 2015.
Programação
De 25 a 30 de janeiro: O processo criativo do artista Jesús Angel Sulbaran poderá ser acompanhado pelo Instagram: @galeriautero, @jesus.angel.sulbaran e @lote84
6 de fevereiro, às 20h: Exposição O Riso como Ato de Resiliência e apresentação de Performance IPO (Intervenção Poética) na Lote 84/Galeria Útero (Rua Cruz e Souza,84, Balneário Camboriú)
21 de fevereiro, das 15h às 19h, aula aberta de desenho e pintura com modelo. Música ao vivo com William Fedrizzi.
• Aulas de Ballet Clássico
26 de janeiro: Inscrições, das 13h30 às 18h, na escola de dança Prima Ballerina, ou na Fundação Cultural. Atividades voltadas para crianças de 7 a 10 anos, sem experiência em dança.
29 de janeiro: Audição para seleção de bailarinos, se exceder o número de participantes interessados (10 crianças em cada turma, uma masculina e outra feminina), às 14h (a audição poderá ser na escola de dança Prima Ballerina ou no teatro). Às 18h, será divulgado o resultado da audição pelas mídias da escola, Fundação Cultural e teatro.
2 de fevereiro: Início das aulas, nas dependências da escola de dança Prima Ballerina, respeitando todas as normativas de segurança e distanciamento para evitar a disseminação do Covid-19. A turma feminina será às 14h, e a masculina, às 15h.
• Workshop Samba no Pé
Inscrições por este link: http://bit.ly/workshopsambanope
A atividade da Liga Carnavalesca Independente de Balneário Camboriú ocorrerá no Studio de Dança Adriana Alcântara. São duas turmas, sem limite de idade, com início dias 26 e 28 de janeiro.
Turma A: dias 26/01, 02, 08 e 09/02, das 20h às 21h
Turma B: dias 28/01, 04, 10 e 11/02, das 20h às 21h
• Live – Espetáculo Bendito os Benditos
31 de janeiro, às 20h: Link da live: https://www.facebook.com/inventordesonhossebastianmarques
É um espetáculo de teatro de bonecos de mamulengo. O espetáculo reúne personagens do mamulengo, com brincadeiras, cirandas e histórias contadas. O teatro de bonecos de mamulengo é uma arte que existe há cerca de 300 anos no país, sendo muito popular no Nordeste brasileiro.
As datas dos demais projetos da Lei Aldir Blanc e de outros eventos da Fundação Cultural podem ser acompanhadas através do link https://culturabc.com.br/agenda-cultural/. Nas atividades que forem presenciais, deverão ser seguidas as medidas sanitárias para evitar a disseminação da Covid-19.