- Publicidade -
22.4 C
Balneário Camboriú

Arthousebc: abertas as inscrições para o Laboratório de Autoria

Serão selecionados até 15 artistas que se reunirão entre os dias 22 e 24/10 na Arthousebc, em Balneário Camboriú.

- publicidade -

Leia também

- Publicidade -

O Laboratório de Autoria consolida um espaço de concentração, pesquisa e criação que possibilita a troca de experiências, linguagens, conhecimentos e realidades em conjunto com outros artistas, contribuindo para a transformação e entendimento do seu próprio trabalho através da mediação de mentores especializados.

As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 30/09 através do link https://forms.gle/LdKEB5pf7uRcsH9t5. Uma seleção limitará o número de participantes a quinze artistas selecionados que participarão de intensas atividades na Arthousebc (Rua São Paulo 581-1, Balneário Camboriú), com início às 17h do dia 22/10 e término no dia 24/10 às 20h, onde sob a luz da escrita criativa serão observados obras de artistas visuais, cineastas, músicos, escritores e performers, e disso surgem propostas de atividades para o desencadeamento de produção textual, cujo resultado será editado em um livro digital e lançados durante evento em parceria com a Santo Livro Bookstore Livraria.

SOBRE O LABORATÓRIO

O Laboratório de autoria foi contemplado pelo LIC-BC 2021, realizado pela Fundação Cultural de Balneário Camboriú e pela Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, e é a primeira residência artística da cidade de Balneário Camboriú capaz de proporcionar um ambiente de criação, formação e difusão onde até 15 artistas selecionados (de diversas áreas) ficarão reunidos (respeitando todas as normas de distanciamento social, com o uso de máscaras e álcool gel em todos os ambientes) em um espaço dedicado a arte e cultura, durante um final de semana (de sexta a domingo). É um programa de imersão, pensamento e aceleração de ideias criativas com mentoria especializada e o intuito de exteriorizar obsessões artísticas através de técnicas de escrita criativa. Uma oportunidade única para os artistas da cidade trocarem experiências sobre seus trabalhos e ficarem em um espaço de ebulição: imersos na criação e em meio à arte.

O resultado da residência será a criação de diversos contos que, através de contrapartida da proponente serão reunidos um livro digital (pdf de alta resolução, com capa, ISBN, ficha catalográfica) disponibilizado gratuitamente no site da Santo Livro, Design Produções, Arthousebc e da Fundação Cultural de Balneário Camboriú.

A oficina e a Mentoria

- Publicidade -

As relações entre literatura e artes plásticas/cinema/música têm um histórico muito rico, nas mais variadas formas. Há, por exemplo, os artistas com trabalhos realizados a partir de obras literárias e/ou que também escrevem profissionalmente, assim como escritores que produzem poemas, contos, ensaios ou textos inclassificáveis com base em obras de arte. E isso é só uma parte do enorme potencial de diálogo entre palavra e imagem e sons. Esta oficina explora o entrecruzamento entre literatura e arte, combinando análises de obras literárias, visuais e musicais e exercícios de escrita propostos aos participantes, que são discutidos ao longo dos encontros.

O mentor, Carlos Henrique Schroeder (Trombudo Central, 1978), é autor de Ensaio do vazio (7Letras, 2007), adaptado para os quadrinhos; da coletânea de contos As certezas e as palavras (Editora da Casa, 2010), vencedora do Prêmio Clarice Lispector, da Fundação Biblioteca Nacional, e do romance As fantasias eletivas (Record, 2014), em adaptação cinematográfica e lançado na Espanha pela Maresia Libros. Este livro também foi leitura indicada nos vestibulares UFSC, UDESC e Acafe nos anos de 2016 e 2017. Publicou também História da chuva (Record, 2015), obra contemplada pela bolsa Petrobras Cultural. Em 2020 lançou “Aranhas” (Record), com narrativas breves inspiradas em espécies de aranhas. Tem contos traduzidos para o inglês, alemão, espanhol e islandês.

Cronograma da Residência

22/10 – Sexta-feira

- Publicidade -

19h00 às 20h00 – Chegada e credenciamento dos participantes

20h00 às 24h00 – Oficina / mentoria: I love supreme/Jazz feelings

23/10 – Sábado

14h00 às 24h00 – Oficina / mentoria: Imagem e palavra/Sons e sentidos

24/10 – Domingo

14h00 às 20h00 – Oficina / mentoria: Escritas em choque

20h00 às 21h00 – Oficina / mentoria: Escritas em choque

Carga horária total da oficina/mentoria: 20 horas

O local

A Arthousebc é o espaço capaz de oferecer essa experiência para o laboratório. O referido espaço é um dos mais ativos centros artísticos e culturais de Balneário Camboriú e Santa Catarina, e no auditório livre tem capacidade de receber até 120 pessoas, mas trabalharemos com apenas 15% do máximo de 25% da ocupação total (20 pessoas: os 15 artistas, 1 mentor, 1 produtor executivo e 1 produtor local), em respeito à segurança dos participantes durante a Pandemia.

Regras

Todos os participantes assinarão um termo de aceite de regras da Residência (horários de descanso, barulho, frequência integral, medidas preventivas do Covid-19) para uma convivência harmoniosa e para evitar que haja qualquer infração (consumo de substâncias ilícitas, atos libidinosos) que possa recair sobre o projeto. O descumprimento das regras implicará na expulsão do envolvido, responsabilização individual e possível enquadramento legal.

Vagas

Em consonância com as políticas públicas de igualdade, as 15 vagas serão assim dispostas:

  • 10 vagas diretas (por mérito e seleção da mentoria, com paridade garantida: 5 mulheres e 5 homens)
  • 2 vagas indicadas pela FCBC, como contrapartida (desde que os indicados sejam maiores de 18 anos e com trabalho artístico consistente)
  • 1 vaga garantida para artista negro (caso não haja inscritos negros, reverte-se para vaga direta)
  • 1 vaga garantida para artista indígena (caso não haja inscritos indígenas, reverte-se para vaga direta)
  • 1 vaga garantida para artista trans (caso não haja inscritos trans, reverte-se para vaga direta)

Critérios de seleção das vagas

Os critérios de seleção pela mentoria para as vagas diretas são: potencial artístico futuro, já ter executado ao menos algum trabalho artístico que mescle duas ou mais linguagens artísticas, originalidade dos trabalhos artísticos já executados, ter algum projeto em desenvolvimento que mescle duas ou mais linguagens e familiaridade com a produção textual.

- Publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -