- Publicidade -
- Publicidade -
22.8 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Artista de Balneário Camboriú lança livro infantil com lendas do litoral catarinense

A artista Monique Neves, da dupla de palhaças As Mareadas, lança nesta terça-feira (13), às 19h30, o livro infantil “Me Disseram Que… Contos de Montes e Areias”, na Musiclin Escola de Música e Teatro (Rua 1926, 295). Patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Balneário Camboriú, o livro terá distribuição gratuita.

Monique conta que o livro nasceu da contação de histórias homônima que As Mareadas apresentaram neste ano em eventos, festivais e escolas, também com o patrocínio da LIC. Nessa contação de história, as palhaças Sollí e Sorella abordaram lendas sobre a sereia Janaina e o indiozinho Cambu, do litoral catarinense. 

“O processo do livro partiu de uma contação de histórias da dupla de palhaças Mareadas, nascendo para ser apresentado de forma oral, se transformou em livro. Geralmente o livro se transforma em teatro, mas nessa obra foi o contrário. Ainda rodamos com a contação de histórias, que tem o mesmo nome do livro. São duas lendas, focadas no litoral catarinense, uma sobre a sereia Janaina, que habita as nossas praias e conhece um morador de Balneário Camboriú, e a segunda é sobre o indiozinho Cambu, que protege as nossas matas e animais”, disse.

- Publicidade -

Trazendo os personagens para a região de Balneário Camboriú, Monique consegue gerar identificação no leitor/ouvinte, e ainda mantendo as histórias criadas pelo duo As Mareadas vivas. 

“O objetivo é cultivar nossas tradições, histórias… para que a nossa cultura fique viva em todas as gerações seguidas. Sem contar que, além de cultivar nossas tradições, o livro estimula a imaginação, criatividade e leitura”, pontuou.

O livro também será lançado como audiobook, que estará disponível por um QR Code impresso na própria obra.

Quem assina o prefácio é a palhaça e multiartista Lu Lopes (Palhaça Rubra), de São Paulo. A revisão do texto é de Eleni Santiago Seidel, e a produção do projeto é de Deyvid Kevitz. As ilustrações são do artista Jesus Angel Sulbaran Rivas, que desenvolveu as imagens com a técnica de pintura em aquarela. As gravações do audiobook foram feitas no estúdio Café Maestro.

Para conseguir a obra, basta ir ao lançamento, onde ele será distribuído gratuitamente. Haverá também apresentação musical voz e violão de Bruna Pierami, a palhaça Sollí de As Mareadas e pintura facial, além de roda de conversa com a autora, Monique. 

As escolas da rede municipal também receberão 1.500 unidades do livro, para que professores possam trabalhar a obra com seus alunos em 2023.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -