O escultor Jorge Schröder, do Instituto Jorge Schröder, de Balneário Camboriú, é um dos oito selecionados para receber a medalha de Mérito Cultural Cruz e Souza.
A solenidade vai acontecer nesta quarta-feira (24), às 19h, no Museu Histórico de Santa Catarina, localizado no Palácio Cruz e Sousa, em Florianópolis.
O cantor e compositor Daniel Lucena, do Grupo Expresso Rural, receberá a homenagem póstuma. Ele faleceu em dezembro de 2020, vítima de câncer.
O Conselho Estadual de Cultura (CEC/SC), escolheu os oito agraciados entre as 94 indicações. Dessas 94 indicações, 34 foram para Pessoa Física, quatro para In Memorian e sete para Pessoa Jurídica.
Os nomes foram indicados ao CEC por consulta pública, realizada entre 7 de outubro a 6 de novembro, por meio de um formulário on-line.
Os homenageados
- Aliduino Zanella – Patrimônio
- Jeruse Maria Romão – Letras
- João Antônio Schmitz – Cultura Popular
- Jorge Luiz Schröder – Artes Visuais
- Marco Aurélio da Cruz Souza – Dança
- Rosilda Mara Moroso – Letras
- Daniel Lucena (In Memoriam) – Música
- Banda Dazaranha (Pessoa Jurídica) – Música
Desde 1994
João da Cruz e Sousa (1861-1898) foi um poeta brasileiro. Com suas obras Missal (prosa) e Broquéis (poesia), publicadas em 1893, foi precursor do movimento simbolista no Brasil, do qual é o principal expoente. É patrono da Academia Catarinense de Letras, representado na cadeira nº 15.
A Medalha que leva seu nome foi criada em 1994, por meio do decreto nº 4892/94, e tem como objetivo reconhecer importantes feitos em prol do desenvolvimento cultural de Santa Catarina.