- Publicidade -
28 C
Balneário Camboriú

Artista plástico Jesivan Silva expõe ‘Naufragados’ no BravaMall

- publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Materiais recolhidos na orla marítima ganharam novas cores e formas sob o olhar atento de Jesivan da Silva. O artista plástico e consultor ambiental assina a mostra “Naufragados”, com um total de 16 esculturas, exposta no hall principal do BravaMall, na Praia Brava, em Itajaí.

(Divulgação)

Jesivan adota a técnica mundialmente conhecida como “Driftwood”, em livre tradução, ”madeira flutuante”.

“O Driftwoo sempre me chamou a atenção, não somente pela estética, mas também pelo modo de vida que se vivencia. O contato com a natureza é permanente e, por si só, em constante movimento, mudança e equilíbrio”, explica.

A exposição, que permanece aberta ao público até o dia 31 de outubro, é a primeira do artista plástico na região. As peças, em tamanhos variados, são concebidas a partir de elementos ofertados pela natureza, moldadas por anos no fundo do mar e, posteriormente, trazidas à orla pela maré. 

- Publicidade -

“São tratadas e passam por uma nova seleção, lavação e escovação para, enfim, se revelarem como matéria prima para as obras de arte”, acrescenta Jesian. A coleta é incerta, pois é necessário ter um olhar único sobre cada peça. Conforme o artista, algumas mostram seu potencial de imediato, outras levam anos para se revelarem. 

“Enfim, há um mistério em cada uma, cada qual com sua história”, diz.

As esculturas expostas no BravaMall chamam a atenção não somente pela estética, mas também pelo modo como a vida é representada. 

- Publicidade -

“Representam o contato com a natureza, com suas mudanças e equilíbrio. Todas em madeiras nobres de Canela e Grápia, provenientes do resíduo da indústria moveleira, recebem um selador a base  d´água”, detalha. Algumas peças são produzidas, inclusive, a partir de ossos de baleia descartados há décadas no mar, enquanto outras da madeira da conhecida “canoa de um pau só”, muito utilizada pelos indígenas e posteriormente pelos açorianos e seus descendentes. 

Serviço

  • Exposição Naufragados, de Jesivan Silva
  • Quando: Até 31 de outubro
  • Onde: BravaMall, hall principal
  • Horário de visitação: Segunda a domingo, das 9h às 21h
  • Valor: gratuito

Texto: Adão Pinheiro

- Publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -