A atriz, escritora, contadora de histórias e produtora cultural, Potyra Najara de Balneário Camboriú participará da cerimônia do renomado Prêmio Baobá, Oscar dos contadores de histórias do Brasil, que inicia nesta quinta-feira (10) e segue até sábado (12), em Belém do Pará. A nona edição do Baobá será a bordo do barco Borar.
O Prêmio Baobá foi criado em 2016, já realizou oito edições, sendo as cinco primeiras em São Paulo. Desde a sexta edição, tornou-se itinerante, já passou por Fortaleza, Goiás e Outro Preto.
Potyra já recebeu esta honraria em 2024, em Ouro Preto, por sua trajetória como contadora de histórias e em 2022, em Goiás, pelo Projeto Ônibus de Histórias Conta pra Mim, que idealizou junto com Fábio Castilho.

“Este ano vou prestigiar os colegas que vão receber o Prêmio Baobá e vou participar da programação do XIII Festival Pororoca de Histórias, organizado pelo Movimento Mocoham, do Pará. Será um momento muito especial dentro da programação do Baobá, onde contadoras e contadores de todos os cantos do Brasil compartilharão histórias, será uma celebração encantada”, disse Potyra antes de embarcar para o Pará.

O Baobá foi idealizado pela artista, narradora, presidente da Academia Brasileira de Contadores de Histórias, Andrea Sousa e todo ano essa festividade acontece em um lugar do Brasil.
Potyra, que é membro da Academia Brasileira de Contadores de Histórias, já esteve este ano em Aracaju representando Balneário Camboriú no Festival de Contadores de Histórias Sergipano e há duas semanas concluiu uma Formação em Balneário, para iniciar novos contadores e contadoras de histórias na arte narrativa.